Black Friday 2022: dados e tendências no Brasil
Black Friday 2022 foi bem desafiadora para os lojistas
O digital foi destaque nesse ano, porém as vendas foram abaixo do esperado.
R$ 3,1 bilhão de reais foram gastos na Black Friday brasileira, de acordo com a NielsenIQ.
(Fazendo um breve paralelo, isso é menos do que foi esperado para o período. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a Black Friday brasileira deveria movimentar R$ 4,2 bilhões na economia).
Dados dos produtos comprados na Black Friday 2022
De acordo com o NielsenIQ:
? O ticket (ou média por compra) foi mais baixo que outros anos.
? Os produtos comprados foram de alimentos e bebidas (+24% de crescimento entre 18 e 23 de novembro), com produtos de cesta básica inclusos.
Dados de comportamento de consumo em 2022
De acordo com a Behup – Pesquisa Consumo 2º semestre 2022 – IM Globo – Mai/22 | Amostra: 2.000 pessoas, o brasileiro tem comprado menos em todo o ano:
? Apesar da oportunidade que a Black Friday ofereceu, de forma geral, o brasileiro tem cortado gastos.
? Os motivos são o desemprego e a instabilidade da economia.
?Em julho de 2022, a maior parte afirmou ter excluído ou diminuído compras no turismo, lazer, roupas e delivery.
Junto da Black Friday, a Black Fraude
De acordo com o Diário de Pernambuco, um acompanhante da BF são as fraudes, que aumentam nesse período. Dentre os golpes mais comuns, encontramos:
Espelhar sites famosos, para levar o consumidor a clones que se passam por grandes e-commerces. Utilizam design similar e induzem o consumidor ao erro.
Metade do dobro: sites que aumentam os preços em semanas anteriores à Black Friday para simular um desconto, porém mantém o preço normal.
Descontos falsos pelo WhatsApp: links suspeitos, que podem roubar os dados bancários ou clonar o número.