Sobre o Dataísmo e a autora

Bem vindo e bem vinda ao Dataísmo.

Descomplicando dados para gerar valor a seu negócio.

“Talvez histórias sejam apenas dados com alma” (Brené Brown)

É isso que o meu trabalho se propõe: os dados são investigados, mas no final, são histórias com alma. Por isso temos os insights e histórias guiadas por dados no título do projeto.

O Dataísmo existe desde 2012 e a ideia veio para compartilhar insights de consumo, cultura e comunicação – sempre aprendendo e tentando melhorar.

História do Dataísmo

Tudo começou com um blog que, em seu pico de acessos, tinha 100 acessos em 2012. Atualmente, o site tem média de mais de 25 mil visitas por mês (de acordo com dados de abril/24 do Similar Web) (peça o mídia kit).

Sobre a autora do Dataísmo

Criado e mantido por Juliana Freitas, potiguar (natalense) radicada no sudeste.

Graduada em Marketing (Cruzeiro do Sul) e pós-graduanda em Negócios Digitais (MBA USP). A sua profissão consiste em utilizar dados para inspirar ideias e impulsionar aplicações, bem como acompanhar o comportamento, tendências e insights do consumidor online e offline.  Aplica sua experiência em marketing digital, dados criativos e pesquisa de consumo para fornecer soluções e insights baseados em dados para vários clientes e projetos. Tem mais de 18 anos de experiência em comunicação e os últimos anos focados em inteligência de dados, trabalhando com diversos setores, ferramentas e plataformas. Também tem habilidades em anúncios de mídia digital, SEO, ASO, CMS, escuta social, análise social e curadoria de conteúdo, certificada em diversas plataformas (Linkedin).

Tem experiência em pesquisa acadêmica e de mercado:

  • 2023: Lançou o estudo “Meu Nordeste Todo”, estudo inédito sobre representatividade nordestina na voz dos próprios moradores do Nordeste.
  • 2023: Criou a comunidade PRISZMA by Dataísmo para falar de Consumer Insights no Brasil. A primeira em português brasileiro para falar sobre insights do consumidor e insights sobre pessoas e a sociedade.
  • 2023: Participou do Linkedin Creators (Programa Editoriais do Linkedin na turma de setembro de 2023), sendo selecionada para treinamento do próprio Linkedin para produção de conteúdo.
  • Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações, 2017);
  • Desde 2012: lançou o Dataísmo, projeto para expandir a conversa de insights guiado por dados.

Sobre o Dataísmo e o motivo do nome

O nome Dataísmo se refere termo ligado ao estudo de dados ou a chamada nova religião dos dados. Mas aqui a busca é trazer dados que não terminam no número. O dado faz parte do contexto e não é o objetivo em si, com o viés de focar não apenas em “business insights”, mas em “human insights” e “cultural insights“.

O termo Dataísmo foi popularizado por David Brooks, do New York Times, em 2013 (1 ano depois da criação do blog).

Também estou em outras redes:

Apoie meu trabalho e tenha acesso a insights exclusivos.