Tic Kids: 93% das crianças brasileiras acessam à Internet

Tik Tok no celular

A pesquisa Tic Kids, feita pela Cetic Brasil, foi apresentada no 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet e identificou que 93% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos são usuários de Internet.

Região e classe. De acordo com a pesquisa, a maior parcela das crianças conectadas se encontra nos centros urbanos. 75% que estão nas áreas rurais estão conectadas; 79% nas regiões Norte e Nordeste e 80% nas crianças das classes DE.

Dispositivos. 78% dos usuários de Internet de 9 a 17 anos reportaram que possuem telefone celular e esse é o meio que elas mais acessam a internet.

Atividades. 84% assistiu a vídeos, programas, filmes ou séries; 79% enviou mensagens instantâneas; 79% pesquisou para fazer trabalhos escolares; 78% usou redes sociais; 66% jogou, conectado com outros jogadores. O uso também foi feito para o bem-estar, utilizando sites e aplicativos que promovem sua saúde mental.

Redes Sociais. 88% dos usuários de Internet de 9 a 17 anos possuem perfil em rede social. 80% possuem uma conta no WhatsApp e 62% possuem no Instagram. Apesar de estarem em diversas redes sociais e aplicativos de mensagem, a maioria prefere utilizar o seu tempo no Tik Tok. É lá que encontram vídeos e as trends do momento.

Publicidade. 81% dos usuários viram divulgação de produtos ou marcas na Internet. Sites de vídeos (67%) e são os principais meios pelos quais crianças e adolescentes usuárias de Internet têm contato com propaganda ou publicidade.

*Com dados da Cetic Brasil, pesquisa TIC KIDS ONLINE BRASIL 2021.

Mais sobre a pesquisa
“A pesquisa mede o uso de TIC por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos usuárias de Internet. O plano amostral utiliza informações do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) ou da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) mais recente disponível, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As entrevistas são realizadas presencialmente, em domicílios em áreas urbanas e rurais. A amostra da pesquisa é estratificada e conglomerada em diversos estágios considerando os domínios de interesse para divulgação de resultados.” (Cetic Brasil)

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados. Criadora do Dataísmo e da comunidade de consumer insights Priszma by Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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