Geração Z: 5 fatos sobre quem nasceu entre 1997 e 2012

Quatro jovens de óculos coloridos tirando selfie. Geração Z. Imagem: FreePik

A geração Z se refere às pessoas nascidas entre 1997-2012. Também chamada de gen z, é a geração que veio depois dos millennials e ainda convive com outras gerações anteriores, como os avós baby boomers. 

De acordo com o Insider Intelligence, os millennials lideraram as gerações mais velhas na adoção de tecnologia e na adoção de soluções digitais. Seu status financeiro e conhecimento de tecnologia mudaram fundamentalmente a maneira como vivem e trabalham, ganhando estereótipos de que eles trocam de emprego e mataram várias indústrias. Antes da Geração Z, os millennials eram a geração maior e mais diversificada racial e etnicamente.

Em breve, a geração Z terá mais representatividade no consumo, à medida que termina os estudos e entra no mercado de trabalho. A previsão é que tenha 85% de participação no mercado dos Estados Unidos em 2025 e esse dado segue a tendência mundial, à medida que ocorre o envelhecimento dela.

Seguem cinco fatos sobre a geração Z e o seu comportamento:

A geração Z já consome

1. Os mais velhos de geração Z já têm 25 anos e os mais novos, 12 anos. Eles já consomem mídia e realizam compras, fazendo que seja uma fatia importante de novos consumidores à medida que se inserem no mercado de trabalho.

Vida digital

2. Essa geração foi criada na internet e nas mídias sociais. Eles não possuem a referência da vida “antes e depois da internet”. A conexão digital já estava consolidada em seu nascimento. E as redes sociais já faziam parte do consumo. O Facebook, por exemplo, foi criado em 2004 e o Instagram, em 2010. As pessoas mais velhas da geração Z nasceram em 1997, então a sua formação já veio com o consumo diário de redes sociais. A adoção de redes como o Instagram, Snapchat e Tik Tok é presente na sua vida desde a sua infância.

Abertura a novas ideias

3. A geração Z se considera mais aberta a novas ideias que todas as gerações anteriores. Até o nascimento dela, a geração mais diversa era a millennial, e a que estava mais propensa a aceitar novas mentalidades, também.

Geração Z é mais diversa

4. Nos Estados Unidos, quase metade dela é composta de minorias, em comparação com 22% dos baby boomers. A sua origem já faz com que a geração Z seja composta de mais negros, LGBTQ+, neurodiversos e de origem étnica diferente das gerações anteriores.

Eles são engajados

5. A maioria da geração Z apoia movimentos sociais como Black Lives Matter, direitos transgêneros e feminismo. Parte da mentalidade ligada à diversidade está em sua origem e também é somada com a convivência com pessoas diferentes.

Sobre a diversidade, as marcas também têm sido visadas para fazer uma comunicação e produtos mais diversos.

“A inclusão é cada vez mais esperada, especialmente pela geração Z e pelo público da geração millennial.” (Jill Estorino, presidente e diretora administrativa da Disney Parks International na The Walt Disney Co).

Fonte: Dados do Insider Intelligence 2022.

Mais conteúdos

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share