TNT Novelas: Warner no universo de folhetins

TNT Novelas. Logo. Imagem: divulgação/Warner Bros.

TNT Novelas: novo investimento da Warner Bros no universo. O canal terá produções turcas e mexicanas (dubladas). Estratégia é ligada ao público amplo e diverso das novelas, que podem gerar muitos negócios. Nesse texto, tento resumir as informações e sobre o que isso significa pro consumo e comunicação.

TNT Novelas, um novo canal para expandir a Warner

TNT Novelas. Divulgação gerando expectativa no Twitter Oficial TNT. Imagem: divulgação TNT Novelas e Warner Bros.

Em junho de 2023, o canal TNT Novelas chega na América do Sul.

Totalmente dedicado a teledramaturgia de vários países, é focado em tramas estrangeiras do México e Turquia, e quer conquistar fãs de novelas.

A estratégia surgiu por causa da popularidade do gênero e da audiência valiosa da TV por assinatura (mesmo com mais foco no streaming).

TNT Novelas é um canal de TV paga que terá estreias diárias de segunda a sexta, com maratonas nos fins de semana. Todas as novelas serão dubladas em português para o público aproveitar de forma mais ampla, sem limitar-se aos idiomas ou legendas.

Novelas e América do Sul: uma trama fiel e antiga

TNT Novelas. Logo. Imagem: divulgação/Warner Bros.
TNT Novelas. Logo. Imagem: divulgação/Warner Bros.

Hoje em dia, as novelas já têm destaque nos streamings na região. Sempre estão nos ‘Top 10’, sendo populares na TNT e em outras plataformas, como o GloboPlay. São sucesso de audiência, e aparecem sempre em destaque.

A maneira de assistir muda, mas a novela mantém sua relevância, de acordo com Pimentel em comunicado à imprensa.

Com isso, a Warner Bros. Discovery quer expandir a audiência e os negócios na TV paga, pois “faltava abrir um novo canal de novelas na América do Sul”.

A estratégia é ter conteúdo para todos. É uma oportunidade de aproveitar um gênero relevante para o brasileiro.

“Nasceu nosso novo canal. TNT Novelas se soma ao portfolio robusto de marcas da Warner Bros Discovery, que tem como estratégia expandir e fortalecer todas as suas unidades de negócios: tv por assinatura, streaming, cinema, games, entre outras” (contou Mônica Pimentel, VP de conteúdo Brasil, em seu Instagram).

Novelas populares também podem ser oportunidades para anunciantes, pois atingem um público amplo. De acordo com Mônica Pimentel, sinergias com várias marcas são possíveis.

Com isso, há espaço para o canal crescer. Títulos internacionais e culturas diferentes, que se alinham aos interesses das marcas. As novelas também geram fidelização, pois as pessoas acompanham as histórias, o que é apontado como importante em tempos de audiência fragmentada. Por isso, a executiva prevê uma tendência positiva.

Programação e foco do canal

O TNT Novelas mistura produções do Brasil e de outros países, especialmente as turcas. Exemplos incluem Será Isso Amor?, Iludida, Um Milagre, Amor Sem Fim e Meu Lar, Meu Destino. O canal exibe novelas em sequência, com maratonas de fim de semana. Também mostra séries como “O Doutrinador”, “Irmãos Freitas”, “Um Dia Qualquer”, “O Homem da Sua Vida” e “Destino Salvador”.

Produções exclusivas não estão planejadas para TNT Novelas. Grupo focará em tramas para Max e depois no novo canal.

Atualmente, está disponível nos canais Claro (136 / 636), Vivo (647), SKY (155), Oi (144).

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share