Playlists para dormir em 2023: crescimento de seleções de músicas para dormir e relaxar indicam busca por relaxamento e descanso.

Playlists para dormir em 2023: interesse aumenta em 80%

Playlists para dormir em 2023: interesse aumenta em 80%. O crescimento das playlists para dormir em 2023 é alto e mostra que as pessoas têm buscado na internet recursos para tornar seu sono ou o seu momento de descanso melhores. É aquela pausa para desacelerar e tentar melhorar a qualidade, potencializando pela música e dos vários canais e artistas que as fornecem (muitas vezes especializados em ter música para dormir!).

O interesse por playlists de músicas para dormir tem crescido nos últimos anos. Entre 2017 e 2023, houve um aumento de mais de 80% no interesse por esse tipo de seleção, conforme dados do Google Trends. O crescimento reflete a busca por alternativas que ajudem a melhorar a qualidade do sono e a combater o estresse e a ansiedade.

As playlists para dormir consistem em músicas relaxantes: tais como instrumental (música clássica, piano solo, sons da natureza); música ambiente (música eletrônica relaxante, sons de chuva, ASMR ou músicas com letras relaxantes); músicas de ninar e ainda canções com letras positivas. 

Playlists para dormir em 2023: variedade de estilos e gêneros

(ou: indo além do piano e da canção de ninar)

Playlists para dormir em 2023: crescimento de seleções de músicas para dormir e relaxar indicam busca por relaxamento e descanso.
Playlists para dormir em 2023: crescimento de seleções de músicas para dormir e relaxar indicam busca por relaxamento e descanso.

As playlists para dormir são compostas por uma variedade de estilos e gêneros musicais. O estudo “Os recursos de áudio da música para dormir: características universais e de subgrupo” analisou 985 listas de reprodução globais do Spotify e descobriu que os gêneros mais comuns eram sono, pop, ambiente e lo-fi.

Apesar dos gêneros mais comuns, como pop e ambiente, algumas pessoas têm preferências por sons de elevador, avião, rock ou até mesmo heavy metal. Todas podem ser escolhas válidas para quem busca relaxar, de acordo com a pesquisa. Por mais que não sejam as mais ouvidas, existe um nicho de músicas de vários estilos para dormir. Isso mostra que há espaço para diferentes tipos de sons que possam ajudar as pessoas em seu momento de descanso, e isso também depende bastante da escolha pessoal.

O importante é encontrar a música que ajude a diminuir a ansiedade, o estresse e contribua para que a pessoa tenha uma boa noite de sono, independente do estilo escolhido.

Em outras palavras

O interesse nas seleções de músicas para dormir e relaxar na internet mostra que o streaming pode ser um aliado ao relaxamento por meio de vários estilos e gêneros disponíveis. As playlists oferecem uma solução acessível para melhorar a qualidade do sono e combater o estresse e a ansiedade (uma oferta ampla encontrada na internet, e que é comprovada como uma oferta igualmente boa pela ciência). Muitas vezes essas músicas, estão no celular, na palma de suas mãos, o que ajuda a encontrar o conteúdo por todos, independente do serviço que assina ou da plataforma que usa.

O aumento no consumo de playlists para dormir também reflete uma necessidade. Cada vez mais, as pessoas estão buscando maneiras de melhorar a qualidade do sono e de combater o estresse e a ansiedade em um mundo tão ansioso e acelerado. As playlists de músicas para dormir oferecem uma alternativa que pode ser acessada direto do celular, do seu assistente de voz, usando streamings populares (como o Spotify da pesquisa citada) ou do próprio Youtube.

Para continuar a conversa

Rolar para cima