Don’t Look Up (Não olhe para cima), dirigido por Adam McKaym, bate recorde na Netflix. Foram 152,29 milhões de horas assistidas globalmente na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, de acordo com o Deadline. Números divulgados pela Netflix mostram “Não olhe para cima” já é o terceiro filme mais assistido (nos primeiros 28 dias) de todos os tempos, atrás apenas de Bird Box e Red Notice. Aproveito a tendência sobre o filme para falar alguns pontos sobre informação, redes sociais, memes e divulgação científica.

Mas sobre o que é esse filme? A sinopse é: dois astrônomos que descobrem um meteoro que destruirá o Planeta Terra. Os cientistas tentam avisar à humanidade por meio da mídia o risco que a Terra corre, mas nem tudo sai como o esperado. Como diz a sinopse, “A resposta do mundo distraído é: Meh.” O elenco conta com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep. Apesar de dividir a crítica e o público, o filme claramente tocou no zeitgeist (movimento desse tempo, em alta) e colocou um foco novamente, de forma renovada, no assunto das mudanças climáticas.

Internet mostrando que… Ninguém liga? No filme, fofocas geraram mais buzz que a ciência, e, redes sociais ou sites. Em geral, as pessoas optaram por fazer piadas ao invés de discutir soluções. Seria absurdo se não fosse verossímil. Negar a verdade científica, mesmo que provada, é presente em toda a trama. Alguns comparam o asteroide às mudanças climáticas, que tem sido deixadas fora das pautas durante os últimos anos.

Ciência, difícil de ouvir: Não é preciso apenas alertar o “fim do mundo”. É preciso criar consciência. Mas, apesar de ter cálculos e comprovações científicas sobre o meteoro, é dificil falar de ciência.

Tudo vira meme? Do dia para a noite, a imagem de uma emoção ao vivo pode estar em todo o lugar. Um personagem questiona: será que podem fazer isso com essa pessoa?

Negacionismo x Conspirações: Isso não está acontecendo. Foram essas pessoas que inventaram. Foi um grupo econômico. Foram os ricos de tal país. Entre outras… Sendo, todas, divulgadas na internet. Difícil olhar para cima…
