O que é dataísmo?
Sobre o significado de “dataísmo”: o termo dataísmo foi utilizado pela primeira vez por David Brooks, do New York Times, em 2013.
“O que é dataismo?” de acordo com Brooks
No artigo “The Philosophy of Data”, ele escreve: “Pensamos em John Lennon como o mais intelectual dos Beatles, mas, na verdade, as letras de Paul McCartney tinham estruturas mais flexíveis e diversificadas e as de George Harrison eram mais cognitivamente complexas. Em suma, a revolução dos dados está nos dando maneiras maravilhosas de entender o presente e o passado. Isso transformará nossa capacidade de prever e tomar decisões sobre o futuro? Veremos.”, em artigo do The Guardian.
Yuri Harari também questiona e tenta definir “o que é dataismo?”
Anos depois de Brooks, a palavra foi adotada para mostrar a urgência e importância do Big Data. Ela seria a nova religião dos negócios e do novo século. O termo dataísmo foi citado pelo historiador Yuri Harari na obra Homo Deus. “Mo lugar dos princípios fundadores da modernidade — o liberalismo, a democracia e a autonomia pessoal — há uma nova religião: o dataísmo. Seus seguidores — muitos deles moradores do Vale do Silício, na Califórnia — colocam a sua fé na informação, encorajando-nos a enxergá-la como a única fonte verdadeira de valor. Somos aquilo que fornecemos para o processamento de dados” (extraído do blog da Companhia das Letras).