Pinterest e perda de peso: Global Body Neutrality Report

Pinterest Body Neutrality Report. Perda de peso no Pinterest: proibição de anúncios e resultados na pesquisa de 2022. Imagem: Divulgação/Pinterest Newsroom.

Pinterest e perda de peso. Pinterest baniu anúncios de perda de peso há um ano e revelou os resultados e dados em pesquisa, um ano depois.

Há pouco mais de um ano, em julho de 2021, a plataforma Pinterest proibiu anúncios relativos à perda de peso e emagrecimento. Foi a primeira rede social a adotar essa política. Em 2022, alguns dados mostram como isso evoluiu e o crescimento da tendência da neutralidade do corpo (body neutrality).

Abaixo, listo alguns dados e insights sobre o histórico, resultados da proibição dos anúncios e foco na missão para garantir o bem-estar nos corpos neutros (body neutrality).

Pinterest e perda de peso: um pouco do histórico

Em 2022, o Pinterest divulgou o seu novo posicionamento sobre a imagem corporal. A política de anúncios criou a proposta, inédita, nas grandes plataformas de não veicular qualquer tipo de mensagem publicitária relacionada ao índice de massa corporal, depoimentos ou produtos que tinham como objetivo mudar o corpo nesse aspecto. Mais detalhes abaixo:

  • Qualquer linguagem ou imagens de perda de peso;
  • Quaisquer depoimentos sobre perda de peso ou produtos para perda de peso;
  • Qualquer linguagem ou imagem que idealize ou denegrir certos tipos de corpo;
  • Referenciando Índice de Massa Corporal (IMC) ou índices semelhantes; e
  • Quaisquer produtos que afirmem perda de peso através de algo usado ou aplicado na pele.

“Essa postura torna o Pinterest a única grande plataforma a proibir todos os anúncios de perda de peso. É uma expansão de nossas políticas de anúncios que há muito proíbem a vergonha do corpo e produtos ou reivindicações perigosas para perda de peso. Encorajamos outros na indústria a fazerem o mesmo e reconhecemos, de uma vez por todas, que não existe tamanho único”, explicou o Pinterest em seu portal de relações públicas.

Relatório: resultados da proibição de anúncios de perda de peso

Pinterest Body Neutrality Report. Perda de peso no Pinterest: proibição de anúncios e resultados na pesquisa de 2022. Imagem: Divulgação/Pinterest Newsroom.
Pinterest Body Neutrality Report. Perda de peso no Pinterest: proibição de anúncios e resultados na pesquisa de 2022. Imagem: Divulgação/Pinterest Newsroom.

O relatório de “Global Neutrality Report – Neutralidade corporal do Pinterest (Pinterest Body Neutrality) mostrou em 2022 que as pesquisas que contêm “perda de peso” diminuíram desde a introdução da proibição de anúncios.

“Nossa análise do comportamento do Pinner em relação a uma “vida saudável” e “estilos de vida saudáveis” ​​revelou que as pesquisas globais que contêm o termo de pesquisa “perda de peso” diminuiu 20% em maio de 2022 em comparação com julho de 2021. Em vez disso, os Pinners estão acessando o Pinterest para descobrir ideias que inspiram hábitos saudáveis , principalmente aqueles relacionados à alimentação saudável. As pesquisas por “refeições rápidas e saudáveis” foram 65 vezes maiores e “motivação alimentar saudável” aumentou 13 vezes durante meados de abril a meados de maio de 2022 em comparação com o ano anterior”, publicou a plataforma em seu blog oficial.

9 em cada 10 Pinners semanais dizem que o Pinterest é um oásis online. As buscas por “tela de bloqueio de citações positivas” aumentaram 3 vezes, enquanto as buscas por “consciência emocional” aumentaram 22 vezes.

De acordo com a pesquisa Global Neutrality Report

As buscas no Pinterest sobre hábitos saudáveis e positividade corporal estão aumentando à medida que os Pinadores reformulam as conversas sobre autoconfiança, bem-estar mental e bem-estar.

Buscas com dicas para melhorar a autoconfiança

  • As pesquisas de “como mudar sua mentalidade” aumentaram em +50%
  • “como se tornar mais confiante” as pesquisas aumentaram +32%
  • As buscas por “auto afirmações positivas” aumentaram 5 vezes
  • pesquisas de “amar a mim mesmo” aumentaram +36%
  • As pesquisas “aceite suas citações corporais” aumentaram 3X
  • “pesquisas de positividade corporal” aumentaram 2X
  • Ideias de arte e fotografia para abraçar a positividade do corpo

Procura de referências de fotografia e arte relativas com corpos diversos

  • As buscas por “estética de fotografia positiva do corpo” aumentaram 7 vezes
  • As buscas por “body positive line art” aumentaram 5X
  • Explorando imagens que nos representam

Aumento de procura para corpos diversos no Pinterest

  • Pesquisas de “referência de corpo curvilíneo” aumentaram 5 vezes
  • pesquisas de “modelagem curvilínea” aumentaram 3X
  • As pesquisas por “tipo de corpo andrógino” aumentaram +57%

Foco na missão e valores de um corpo neutro (body neutrality)

A maior mensagem do Pinterest é de garantir que a plataforma seja um espaço seguro, e a proibição se adapta a essa missão. Também reforça a mensagem de ser um espaço considerado um “oásis na internet”, um lugar positivo para ser quem é, independente do corpo. Além da mensagem de positividade, também consegue aderir à tendência mundial de body neutrality, alinhando-se às conversas dos próprios usuários da plataforma. Em resumo:

“Quando implementamos nossa proibição de anúncios de perda de peso há um ano, nossa esperança era continuar construindo nossa plataforma como um ambiente seguro e acolhedor, onde todos os Pinners se sentem à vontade para serem quem são, independentemente de forma ou tamanho do corpo. 

Agora, um ano depois, estamos vendo uma resposta positiva dos usuários, demonstrando o verdadeiro impacto que tal política pode ter nos comportamentos e percepções online. Continuaremos a apoiar e proteger nossos usuários de informações ou conteúdos prejudiciais que não estejam alinhados com nossa missão e valores”, contou Sarah Bromma, líder de política do Pinterest.

Em resumo, mensagem de um espaço para “ser quem você é”

“Para cumprir nossa missão, estamos comprometidos em não apenas fornecer conteúdo inspirador, mas também identificar e prevenir conteúdo nocivo, incluindo desinformação, discurso de ódio e outros. Fazer isso é importante para nós como empresa, para nossos usuários e para as marcas que hospedamos. Encorajamos outros na indústria a fazerem o mesmo e reconhecemos, de uma vez por todas, que não existe tamanho único” (explica na pesquisa sobre o resultado da proibição de anúncios).

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Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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