Pandora adota 100% prata e ouro reciclados: maior marca de joias do mundo investe na economia circular

Pandora adota 100% prata e ouro reciclados

Pandora usa prata e ouro reciclados: maior marca de joias do mundo investe na economia circular e adapta-se às necessidades dos consumidores.

Pandora adota 100% prata e ouro reciclados, reduzindo emissões de CO2 em 58.000 toneladas por ano, destacando seu compromisso com a sustentabilidade e economia circular, e ainda adaptando-se às necessidades dos consumidores.

(TL;DR)

Pandora adota 100% prata e ouro reciclados: resumo do case

  • Contexto: a Pandora, a maior marca de joias do mundo, anunciou em 2024 que utiliza apenas prata e ouro reciclados em todas as suas peças. Essa mudança evita a emissão de 58.000 toneladas de CO2 anualmente, o que equivale ao consumo de energia elétrica de 11.000 casas ou ao impacto ambiental de 6.000 carros em circulação pelo mundo.
  • Importância para sustentabilidade e consumo: a utilização de metais preciosos reciclados, em vez de extraídos, reduz a emissão de gases de efeito estufa (gases que retêm calor na atmosfera). A mineração demanda mais energia e recursos, tornando a reciclagem uma alternativa mais sustentável. A pegada de carbono (quantidade total de emissões de gases de efeito estufa causadas direta ou indiretamente por uma atividade) da prata reciclada é um terço da prata minerada, enquanto a reciclagem de ouro emite menos de 1% do carbono comparado à mineração do ouro novo.
  • Importância da marca: Pandora é uma referência global em joias de alta qualidade e design acessível. Com sede em Copenhague, Dinamarca, a empresa vende suas criações em mais de 100 países e emprega 32.000 pessoas. Comprometida com a sustentabilidade, Pandora se destaca ao liderar iniciativas que visam reduzir seu impacto ambiental e promover a circularidade (sistema econômico que visa eliminar o desperdício e o uso contínuo de recursos).

Engajamento dos consumidores

A adoção de metais reciclados também reflete uma mudança nas preferências dos consumidores.

“Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas compras e preferem marcas que demonstram responsabilidade social e ambiental”, comentou Maria Blanco, analista de mercado.

Mais sobre: Pandora adota 100% prata e ouro reciclados

Pandora adota 100% prata e ouro reciclados

Processo sustentável de produção: materiais reciclados

Prata e ouro são os metais preciosos mais utilizados pela Pandora. Desde dezembro de 2023, a empresa atingiu a meta de usar 100% desses metais reciclados, antes prevista para 2025. Isso foi possível graças ao comprometimento de seus fornecedores, que adaptaram suas operações para atender aos rigorosos padrões do Responsible Jewellery Council (RJC) (conselho que estabelece padrões éticos e ambientais na indústria de joias).

Certificação e cadeia de custódia

Todos os fornecedores da Pandora passaram a utilizar materiais certificados como reciclados, conforme os padrões da RJC. Isso incluiu novos processos e equipamentos para garantir a segregação completa entre metais minerados e reciclados ao longo da cadeia de suprimentos (rede de todas as partes envolvidas na criação e venda de um produto), abrangendo triagem, fusão e manufatura. Mais de 100 funcionários da Pandora estiveram envolvidos nessa transição.

Fontes de metais reciclados

Pandora adota 100% prata e ouro reciclados: maior marca de joias do mundo investe na economia circular e adapta-se às necessidades dos consumidores. Imagem: Pandora. Divulgação.
Pandora adota 100% prata e ouro reciclados: maior marca de joias do mundo investe na economia circular e adapta-se às necessidades dos consumidores. Imagem: Pandora. Divulgação.

Menos de 20% da prata disponível no mundo provém de fontes recicladas, como eletrônicos descartados, joias antigas, talheres e resíduos industriais. O processo de refino (processo de purificação de uma substância) remove impurezas e recasta o metal para novo uso. A utilização de prata e ouro reciclados reduz significativamente a pegada de carbono da Pandora.

“Os metais preciosos podem ser reciclados para sempre sem qualquer perda de qualidade. A prata originalmente minerada há séculos é tão boa quanto nova, e a reciclagem melhorada pode reduzir significativamente a pegada climática da indústria de joias”, disse Alexander Lacik, CEO da Pandora.

Impacto ambiental

Ao optar por metais reciclados, Pandora evita a emissão de cerca de 58.000 toneladas de CO2 por ano. Isso é comparável ao consumo anual de energia de 11.000 residências ou ao impacto de 6.000 carros rodando pelo mundo. A prata e o ouro reciclados são tão bons quanto os metais novos, sem perda de qualidade.

Adaptação dos fornecedores

Os fornecedores tiveram que adaptar seus processos para cumprir com os novos requisitos de reciclagem da Pandora. Isso incluiu mudanças nos procedimentos de produção e a implementação de linhas de refino separadas para materiais reciclados. A empresa investiu cerca de US$ 10 milhões anualmente para apoiar essa transição, absorvendo esses custos em vez de repassá-los aos consumidores.

Dados, lucros e consumo

Pandora adota 100% prata e ouro reciclados: maior marca de joias do mundo investe na economia circular e adapta-se às necessidades dos consumidores. Imagem: Pandora. Divulgação.

Redução de CO2

Com a mudança para metais reciclados, Pandora evita a emissão de aproximadamente 58.000 toneladas de CO2 anualmente. Isso é comparável ao impacto ambiental do consumo de energia de 11.000 casas ou à emissão de 6.000 carros em circulação pelo mundo.

Economia circular

A economia circular visa reutilizar e reciclar materiais para reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental. No caso da Pandora, o uso de prata e ouro reciclados contribui para essa abordagem, promovendo a sustentabilidade e reduzindo a necessidade de extração de novos metais.

Custos e investimentos

Pandora investe cerca de US$ 10 milhões por ano na transição para metais reciclados. Esses custos são absorvidos pela empresa, que vê a sustentabilidade como um investimento a longo prazo, tanto para o meio ambiente quanto para sua reputação junto aos consumidores.

Desafios e soluções

Pandora adota 100% prata e ouro reciclados: maior marca de joias do mundo investe na economia circular e adapta-se às necessidades dos consumidores. Imagem: Pandora. Divulgação.

A segregação de metais reciclados dos não-reciclados foi um dos maiores desafios. Para superar isso, fornecedores tiveram que implementar novos processos e linhas de produção. Além disso, a certificação e auditoria externa garantem a rastreabilidade (capacidade de rastrear todas as etapas do processo de produção) e a conformidade com os padrões exigidos.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade impulsiona nossos fornecedores a adotarem práticas mais ecológicas, o que beneficia toda a indústria”, afirmou Mads Twomey-Madsen, vice-presidente de sustentabilidade da Pandora.

Impacto na cadeia de suprimentos

O uso de materiais reciclados tem um efeito cascata na cadeia de suprimentos da Pandora.

“A mudança para metais reciclados exige colaboração em toda a cadeia de suprimentos, garantindo que cada etapa do processo seja sustentável e transparente”, explicou Xavier Miserez, chefe de vendas da MKS PAMP, uma refinaria suíça parceira da Pandora.

Desafios na logística

A logística de gerenciamento de materiais reciclados é complexa.

“Separar e certificar metais reciclados requer infraestrutura e processos rigorosos, mas é um passo necessário para garantir a transparência e a confiança do consumidor”, explicou Xavier Miserez.

Mercado global

Globalmente, a demanda por metais reciclados está aumentando.

“À medida que mais empresas adotam práticas sustentáveis, a demanda por materiais reciclados cresce, incentivando o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e refinamento”, disse Neil Meader, diretor de prata e ouro na consultoria de metais preciosos Metals Focus.

Em outras palavras

Pandora alcançou um novo marco em sua sustentabilidade com o uso exclusivo de prata e ouro reciclados em suas joias, reduzindo a emissão de CO2 em 58.000 toneladas por ano. Essa iniciativa reflete o compromisso da empresa com sua própria política ESG, necessidades dos novos consumidores mais conscientes e à economia circula.

No cenário global, essa mudança impulsiona a conscientização sobre o impacto ambiental da mineração e a importância de práticas mais sustentáveis. A adaptação dos fornecedores e o investimento em processos novos são desafios que a Pandora superou, mostrando que a sustentabilidade pode ser integrada de maneira eficaz e responsável na produção em larga escala.

Sobre a Pandora: mais informações da marca, empresa e ESG

Pandora adota 100% prata e ouro reciclados: maior marca de joias do mundo investe na economia circular e adapta-se às necessidades dos consumidores. Imagem: Pandora. Divulgação.

Pandora é a maior marca de joias do mundo, conhecida por seus designs acessíveis e de alta qualidade.

A empresa foi fundada em 1982 em Copenhague, Dinamarca, e rapidamente cresceu para se tornar uma gigante global, com presença em mais de 100 países e mais de 6.500 pontos de venda, incluindo 2.500 lojas conceito.

História e dados

Pandora emprega 32.000 pessoas em todo o mundo e fabrica suas joias em duas instalações certificadas LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, sistema de certificação para construções sustentáveis) na Tailândia. Em 2022, a empresa gerou vendas de DKK 26,5 bilhões (EUR 3,6 bilhões) e está listada na bolsa de valores Nasdaq Copenhagen.

Diretrizes de sustentabilidade

A sustentabilidade é um pilar central das operações da Pandora. A empresa se comprometeu a utilizar apenas prata e ouro reciclados em todas as suas joias até 2025 e a reduzir pela metade suas emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor até 2030.

Pandora também aderiu à iniciativa Watch & Jewellery Initiative 2030, que visa promover práticas sustentáveis na indústria de joias.

Iniciativas de sustentabilidade da Pandora

  • Reciclagem de metais preciosos: desde dezembro de 2023, Pandora utiliza 100% de prata e ouro reciclados em suas joias.
  • Redução de emissões: a empresa se comprometeu a reduzir pela metade suas emissões de gases de efeito estufa até 2030.
  • Energias renováveis: desde 2020, Pandora utiliza apenas energia renovável em suas instalações de produção.
  • Inclusão e diversidade: Pandora promove uma cultura inclusiva e justa, com metas para alcançar a paridade de gênero em posições de liderança até 2030.
  • Pandora continua a liderar o setor de joias com um forte foco em práticas sustentáveis e responsabilidade social, refletindo a mudança e as necessidades dos consumidores por produtos que respeitem o meio ambiente e as comunidades.

Para continuar a conversa

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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