Rebranding da Pepsi em 2024

Rebranding Pepsi 2024. Imagem: Divulgação da marca Pepsi.

Rebranding da Pepsi foi divulgado para todo o mundo. Começou na América do Norte e agora se espalha por todos os países. Abaixo, escrevi sobre a nova cara da marca. Dividi o texto em quatro tópicos. Primeiro, explicando como aconteceu. Segundo, a anatomia da nova marca. Terceiro, o posicionamento de menos açúcar e mais modernidade. No quarto e último, como a Pepsi pretende se conectar com as novas gerações.

Rebranding da Pepsi: sobre a decisão

Rebranding Pepsi 2024. Lata zero açúcar é preta e está presente em toda identidade visual, reforçando ter menor volume de açúcar em todos os produtos. Imagem: Divulgação da marca Pepsi.
Rebranding Pepsi 2024. Lata zero açúcar é preta e está presente em toda identidade visual, reforçando ter menor volume de açúcar em todos os produtos. Imagem: Divulgação da marca Pepsi.

Após quase 15 anos sem grandes alterações, a Pepsi está passando por um processo de rebranding. A nova identidade, lançada em comemoração aos 125 anos da sua criação, busca manter referências à cultura pop enquanto se adapta aos novos desafios do mercado.

Esta mudança não apenas reafirma o compromisso da marca com a inovação, mas também visa realinhar sua imagem com as demandas dos consumidores modernos, especialmente aqueles preocupados com a saúde e o bem-estar.

“Ao abordar o novo design, nos perguntamos: como pegamos tudo o que amamos na Pepsi e seu passado e criamos algo que transcende?”, contou o diretor de design da PepsiCo, Mauro Porcini.

Anatomia da nova Pepsi

Rebranding Pepsi 2024. Em busca de mais movimento, contraste e vibração. Imagem: Divulgação da marca Pepsi.
Rebranding Pepsi 2024. Em busca de mais movimento, contraste e vibração. Imagem: Divulgação da marca Pepsi.

A nova identidade visual é o resultado de um processo que envolveu pesquisa com os consumidores e o time de design. O pulso da Pepsi, marca registrada da empresa, busca “borbulhar, estourar e efervescer” do refrigerante, com movimento traz o ritmo e a energia da música, uma parte importante e contínua do legado da marca.

Elementos como o globo, a palavra “Pepsi” e uma paleta de cores atualizada foram escolhidos para refletir a autenticidade e a contemporaneidade da marca. Destaque para a nova silhueta de lata, a fonte moderna e o pulso distintivo, que evocam o caráter vibrante e enérgico da Pepsi.

Cores

O azul elétrico e o preto foram escolhidos buscando mais vibração e modernidade. Elementos gráficos como ripple, pop e fizz comunicam movimento e ritmo, alinhados com o universo pop e a energia da marca. A cor preta, em particular, destaca o compromisso da Pepsi com a versão Zero Açúcar do seu produto. Esta escolha não apenas reflete as preferências dos consumidores por opções mais saudáveis, mas também posiciona a Pepsi como uma marca inovadora e sintonizada com as tendências atuais do mercado.

Essa paleta de cores atualizada traz mais contraste, vibração e uma borda contemporânea ao esquema clássico de cores da Pepsi. Esses elementos foram escolhidos para garantir que a nova identidade visual não apenas honre a história da marca, mas também a projete para o futuro com mais confiança e estilo.

Rebranding Pepsi 2024. Novas latas. Imagem: Divulgação Pepsi.
Rebranding Pepsi 2024. Novas latas. Imagem: Divulgação Pepsi.

Nova lata

O novo formato da embalagem, com uma silhueta de lata visualmente distinta, destaca a lata de Pepsi como uma marca acessível para todos, reforçando a mensagem de inclusão e acessibilidade da marca.

Posicionamento da marca: menos açúcar, mais modernidade

Rebranding Pepsi 2024. Menos açúcar e mais sabores. Na imagem: Pepsi Cherry Coke, versão com gosto de cereja. Divulgação da marca Pepsi.
Rebranding Pepsi 2024. Menos açúcar e mais sabores. Na imagem: Pepsi Cherry Coke, versão com gosto de cereja. Divulgação da marca Pepsi.

A nova identidade visual reflete a estratégia da Pepsi de se distanciar da associação com o açúcar, impulsionada pelo crescimento do mercado de produtos zero. A cor preta, presente em destaque, é usada nos produtos zero açúcar e reforça esse compromisso.

A nova marca também foi projetada para ser lógica, flexível e moderna: a nova identidade visual permite uma maior flexibilidade para a Pepsi se movimentar entre espaços físicos e digitais, facilitando a comunicação com os consumidores em diferentes plataformas e contextos. A logo permite ser utilizada no Instagram, na lata, como em uma transmissão da NFL ou estampada em roupas e outras mercadorias de marca.

“Um sistema que visa celebrar a harmonização com a comida, a explosão de sabores, a conexão com a arte, a música, a cultura pop e a iconicidade simples da marca. Uma identidade visual que vive perfeitamente entre os mundos físico e digital”, escreveu o executivo em uma rede social. “Na PepsiCo nós desenhamos as nossas marcas de modo a contarem uma história interessante e holística. A Pepsi é um exemplo brilhante de uma marca que se tem reinventado consistentemente ao longo de 125 anos de modo a manter-se como parte da cultura pop e da vida das pessoas“, diz Mauro Porcini, vice-presidente sénior e diretor de design da PepsiCo, acrescentando que a nova identidade foi desenhada de modo a conectar as futuras gerações com a herança da marca, “casando a distinção da nossa história com elementos contemporâneos, de modo a assinalar a nossa ousada visão do que está por vir“, explica Mauro Porcini, vice-presidente sênior e diretor de design da PepsiCo.

Segundo Porcini, o globo da Pepsi, o pulso e o contorno branco da lata são elementos fundamentais de um novo sistema da identidade visual e flexível, que abre possibilidades infinitas.

Conectando-se com as novas gerações

Rebranding Pepsi 2024. Marca quer ter mais aplicações e flexibilidade no online e offline. Divulgação da marca Pepsi.
Rebranding Pepsi 2024. Marca quer ter mais aplicações e flexibilidade no online e offline. Divulgação da marca Pepsi.

O rebranding da Pepsi visa conectar as futuras gerações com a sua herança, criando uma identidade atual sem perder a sua “cara”.

A identidade visual introduz movimento e animação, permitindo maior flexibilidade para em espaços físicos e digitais, além de colaborações criativas com parceiros e varejistas. Esta abordagem não apenas fortalece o vínculo da Pepsi com os consumidores existentes, mas também atrai novos públicos, especialmente os mais jovens.

“Essa é uma nova era para a Pepsi. Vai permitir uma maior e mais ousada distinção da marca e vai ajudar as pessoas a encontrar novas formas de aproveitar as coisas que gostam” segundo o diretor de marketing, Todd Kaplan.

Em outras palavras

O novo posicionamento da Pepsi como uma marca menos açucarada, mais moderna, flexível e conectada com as novas gerações. Representa um passo importante para garantir sua relevância e sucesso contínuo no mercado global. A nova identidade visual reflete não apenas a rica herança da marca, mas também sua visão para o futuro para os negócios.

O rebranding marca o início de uma nova era para a empresa, buscando inovação, modernidade e conexão com as novas gerações, alinhada com as demandas e preferências dos consumidores modernos. Com sua nova imagem, pretende enfrentar os desafios do mercado global.

*Conteúdo feito com informações oficiais da PEPSI para a imprensa. Insights criados para o Dataísmo.

***

Para continuar a conversa

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados. Criadora do Dataísmo e da comunidade de consumer insights Priszma by Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share