Oreo e Castelo Rá-tim-Bum

Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Seis pontos sobre o case de marketing, branded content e a tendência da nostalgia no marketing. Imagem: Divulgação/Oreo

Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Seis pontos sobre o case de marketing do Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum, branded content e a tendência da nostalgia no marketing.

Klift Kloft Still, a porta se abriu!. “Quando Oreo e Castelo Rá-tim-bum se unem, a magia acontece”. A nova campanha do biscoito Oreo, lançada entre agosto e setembro de 2022, aposta na associação com o Castelo Rá-Tim-Bum, que foi exibido na TV Cultura.

A campanha foi gravada nos estúdios originais do Castelo Rá-Tim-Bum da emissora, usando o cenário da série de tv. Oreo também criou o branded content da marca com a receita da bruxa Morgana de Oreo como forma de potencializar a sua ligação com esse universo de brincadeira e diversão:

Separei seis pontos sobre essa parceria para analisar um pouco sobre o marketing entre Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum:

1. Marketing de nostalgia.

O marketing de nostalgia ou nostalgy marketing tem sido utilizado cada vez com mais frequência, e a Oreo não ficou de fora. Já encontramos em outras marcas hoje, como o retorno do Bubbaloo no formato de produtos do Boticário (mais aqui). A nostalgia é um recurso de marketing forte, pois aproveita a mensagem já exibida para as pessoas em outros momentos de suas vidas, conversando diretamente com a emoção.

Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.
Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.

2. Oreo e Castelo Rá-tim-Bum estão em alinhamento com a tendência mundial.

O marketing de nostalgia não é um movimento apenas da Oreo nessa campanha, mas um movimento que tem acontecido em diversos países. A Fortune já citou que a nostalgia se tornou uma economia, pois é uma fonte de recursos financeiros.

Investir na nostalgia ou criar produtos novos, mas com aparência de antigos, por exemplo, é chamado de “nowstagia” (ou nostalgia do agora).

Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.
Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.

3. O universo (extenso e rico) do Castelo Rá-Tim-Bum.

O “match” ou encontro dos dois universos, de Oreo e do Castelo, tem grande afinidade. Eles conversam entre si, pois ambos se ligam por meio da diversão, da brincadeira, para todas as idades.

Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.
Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.

4. Oreo e Castelo Rá-tim-Bum trazem consistência na mensagem de brincadeira.

A mensagem da Oreo ganha ainda mais consistência quando vemos outras campanhas da marca pelo mundo, por meio da repetição do “stay playful”, em inglês.

Aqui no Brasil, encontrou o Castelo como um bom catalisador da mensagem universal. Consistência nas campanhas de marketing e a mensagem clara e repetida ajudam com que Oreo seja associado à brincadeira com mais facilidade.

Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.
Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.

5. A mensagem de “Continue brincante” é uma proposta mundial.

Oreo já realizou outras campanhas no mundo que associam a marca ao universo de brincadeira e diversão, sempre procurando manter a mesma coesão, de uma mensagem só, de diversão, para cada país que se lançou.

No Natal de 2021, por exemplo, fez a campanha “Stay Playful” (ou continue brincante, em tradução livre) com o Papai Noel que come o biscoito com leite (aqui um texto sobre o Natal Oreo 2021!).

Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.
Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.

6. Experiência on-off: descontos para consumidores na exposição do Castelo Rá-Tim-Bum.

A exibição atualmente se encontra no Shopping Eldorado em São Paulo (SP) e já está em sua quarta edição. A exposição é recordista de visitantes.

De acordo com o Ingresso Rápido, responsável pela venda de entradas, a primeira exposição do Castelo Rá-Tim-Bum em 2014 e 2015 aconteceu no Museu da Imagem e do Som e teve mais de 400 mil visitantes. Em 2017, foi a vez do Memorial da América Latina, quando meio milhão de pessoas conferiram. Em 2018, ocorreu em Campinas, também no estado de São Paulo. A quarta edição estava prevista para 2020, foi adiada para 2022 devido à pandemia, e foi montada no Santana Parque Shopping, Zona Norte de SP.

Um sucesso que foi aproveitado pela Oreo também, para se associar ao universo brincante do Castelo no online + offline, expandindo a diversão para todos os espaços.

Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.
Oreo e Castelo Rá-tim-Bum. Imagem: Divulgação/Oreo.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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