Case de marketing: colab quem disse berenice? e pantynova

Imagem: campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o Instagram/DivulgaĆ§Ć£o da marca.

O Dia do Orgasmo acontece em 31 de julho. E para aproveitar a data, algumas marcas realizaram aƧƵes de oportunidade. Aqui, vamos falar sobre o case de QDB (quem disse berenice?) e pantynova.

quem disse berenice? Ć© uma marca da rede O BoticĆ”rio de maquiagens e cosmĆ©ticos, e pantynova Ć© uma empresa de ā€œbem-estar sexualā€, como ela prĆ³pria se define. A campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow une os dois universos de marcas para celebrar o prazer e mostrar os benefĆ­cios de uma vida sexual saudĆ”vel. As aƧƵes comeƧaram nas redes sociais e nos e-commerces das marcas.Ā 

Abaixo, 3 pontos sobre esse case de marketing: a colab de marcas, senso de oportunidade e as ativaƧƵes (atƩ o momento).

Branding colab (ou colaboraĆ§Ć£o de marcas)

O conceito de ColaboraĆ§Ć£o de Marca pode ser definido como a alianƧa estratĆ©gica entre duas ou mais marcas para a curadoria de um produto ou serviƧo Ćŗnico e especĆ­fico com a intenĆ§Ć£o de criar um nicho e obter uma vantagem competitiva no mercado. Ɖ o modus operandi quando duas empresas formulam uma alianƧa mĆŗtua para trabalharem juntas criando uma sinergia de marketing e vendas benĆ©fica para todas as partes envolvidas (Marketing91).

Colab ou colaboraĆ§Ć£o de marcas tem se popularizado no Brasil. No caso da colab entre qdb e pantynova, os e-commerces realizaram divulgaƧƵes coordenadas: os clientes que compram o kit Skin.q ganham um bullet da pantynova. JĆ” a aquisiĆ§Ć£o do bullet no e-commerce da pantynova tem como brinde um kit linha Skin.q. Em ambas as marcas, existem publicaƧƵes nas redes sociais, que divulgam a aĆ§Ć£o conjunta.

O cliente hoje estĆ” bastante atento e esclarecido sobre as condiƧƵes de mercado e as operaƧƵes do negĆ³cio devido ao poder das mĆ­dias sociais e do marketing digital. AlĆ©m disso, sĆ£o apresentadas muitas opƧƵes e alternativas da linha de produtos similares e, por isso, as marcas tĆŖm optado pela ColaboraĆ§Ć£o de Marcas para apresentar os produtos novos e inovadores ao cliente (Marketing91).

Senso de oportunidade na data: Dia do Orgasmo

O Dia do Orgasmo Global foi originalmente iniciado em 22 de dezembro de 2006 por um casal de autores e ativistas para coincidir com o fim do solstĆ­cio. A ideia era que os participantes de todo o mundo tivessem um orgasmo durante este dia enquanto pensavam em paz. A teoria por trĆ”s do Dia Mundial do Orgasmo Ć© que tal evento teria um efeito positivo generalizado no bem-estar humano (de acordo com o site cientĆ­fico de pesquisas e tendĆŖncias labroots).

Apesar de ter comprovaĆ§Ć£o cientĆ­fica de sua importĆ¢ncia para a saĆŗde, o orgasmo ainda Ć© tabu em muitas sociedades. Especialmente o orgasmo feminino. Algumas marcas e empresas de tecnologia tĆŖm promovido a divulgaĆ§Ć£o dos benefĆ­cios de uma boa vida sexual. Uma delas Ć© a marca Femtech Vella, que pede Ć s mulheres ‘pararem de fingir’ no Dia Nacional do Orgasmo.Ā 

As marcas que executam a data do Dia do Orgasmo quebram o tabu de falar sobre sexo e, por consequĆŖncia, sobre saĆŗde. Exploram novos mercados e conseguem ativar primeiro os consumidores interessados.

AtivaĆ§Ć£o da campanha ā€œPele no Glow, orgasmo no flowā€

CriaĆ§Ć£o de expectativa com a campanha: posts + personalizaĆ§Ć£o dos sites

Seguem algumas publicaƧƵes nas redes sociais de ambas as marcas:

 campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o Instagram/DivulgaĆ§Ć£o da marca quem disse berenice?.
campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o Instagram/DivulgaĆ§Ć£o da marca quem disse berenice?.

ā€œreparou? acordei com a pele radiante e toda trabalhada no colĆ”geno natural! e o segredo tĆ” na nova rotina de skincare em 3, 2, hmmmm. eu fiquei em choque quando vi o novo vibrador Sponge da @novapanty e nĆ£o resisti! jĆ” fui logo incluindo na minha rotina com produtinhos Skin.q. agora quero todo mundo assim tb: com a #PeleNoGlow e o #OrgasmoNoFlow. um pouco de skincare, um pouco de orgasmo. Essa novidade gostosinha chega nos sites de QDB? e Pantynova a partir do dia 01/08. bora? šŸ‘šŸ‘„šŸ‘ā€ (publicaĆ§Ć£o em parceria das duas marcas no Instagram QDB e novapanty)

Campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o Instagram/DivulgaĆ§Ć£o da marca pantynova.
Campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o Instagram/DivulgaĆ§Ć£o da marca pantynova.

ā€œskincare Ć© bom, mas vc jĆ” experimentou cuidar do seu bem-estar como um todo? responda usando os emojis o que vc faz pra dar aquele up na sua rotina de cuidados. ah! e jĆ” vou logo avisando: vamos conversar muito sobre isso nos prĆ³ximos dias. nĆ£o perde! šŸ‘€ā€ (Instagram Quem Disse Berenice).

Campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o Instagram/DivulgaĆ§Ć£o da marca pantynova.
Campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o Instagram/DivulgaĆ§Ć£o da marca pantynova.

ā€œšŸ’—O ritual de autocuidado agora vai ser inesquecĆ­vel!šŸ’— NĆ£o Ć© mesmo mĆ“? @quemdissebereniceā€ (Instagram @novapanty). todo dia Ć© dia, mas amanhĆ£ Ć© especial. eu e @novapanty temos uma novidade gostosa que vai bagunƧar sua rotina de skincare no Dia do Orgasmo e em todos os outros. šŸ’„šŸ’¦alguĆ©m tem um palpite do que vem por aĆ­? (Instagram Quem Disse Berenice).

AtivaƧƵes nos e-commerces das marcas

Os e-commerces criaram banners e pĆ”ginas especiais com a aĆ§Ć£o “Pele no glow, orgasmo no flow”. Utilizam imagens dos produtos de ambas as marcas, recorrem Ć  mensagem de que existem estoques limitados e de que Ć© uma aĆ§Ć£o especial e Ćŗnica.

 campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o E-commerce/DivulgaĆ§Ć£o da marca.
campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o E-commerce/DivulgaĆ§Ć£o da marca.
 campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o E-commerce/DivulgaĆ§Ć£o da marca.
campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o E-commerce/DivulgaĆ§Ć£o da marca.
 campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o E-commerce/DivulgaĆ§Ć£o da marca.
campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o E-commerce/DivulgaĆ§Ć£o da marca.
 campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o E-commerce/DivulgaĆ§Ć£o da marca.
campanha Pele no Glow, Orgasmo no Flow entre quem disse berenice? e pantynova. ReproduĆ§Ć£o E-commerce/DivulgaĆ§Ć£o da marca.

 

Mais informaƧƵes

Sobre a pantynova: ā€œPioneira em bem-estar sexual no Brasil, a pantynova nasceu em 2018 para contribuir na (re)descoberta da sexualidade de todes de forma muito mais natural, leve e divertida. Fundada e gerenciada por um time 100% LGBTQIA+, somos a Ćŗnica scale-up de bem-estar sexual acelerada no Scale-Up Consumer Goods da Endeavor, uma rede global que reĆŗne as empreendedoras e empreendedores que mais crescem no mundoā€ (do Linkedin Pantynova).

Mais sobre a qdb: ā€œQuem Disse, Berenice? A marca das indisciplinadas. Make pra causar e skincare pra compensar! Inspirada em vontades reais. As suas. šŸ° Selo PETA Cruelty Freeā€ (do Instagram qdb).

*Com dados do Marketing91 (conceitos), labroots, Instagram das marcas e alguns insights do blog.