Cuide-se Bem Bubbaloo, do Boticário: colab da nostalgia

Imagem dos produtos da linha Cuide-se Bem Bubbaloo nos cheiros tutti frutti (que retorna às prateleiras) e às novidades dos aromas uva e morango. Imagem: Instagram Oficial O Boticário.

Cuide-se Bem Bubbaloo. A colab da Buballoo com o Boticário voltou e tem dois novos cheiros: uva e morango. O lançamento do “Boticário Buballoo” aconteceu pela primeira vez em 2021 e teve edição limitada. Os produtos com cheirinho de tutti-frutti esgotaram em poucos dias.

A partir do dia 15 de agosto de 2022, ela retorna ao comércio com maior variedade. O Boticário ouve assim os pedidos dos próprios consumidores, que reclamaram o fim do produto nas prateleiras:

Bubbaloo. Pedido dos consumidores foi atendido pela marca. CintiaVieiraMiranda: tomara que na próxima eles façam uva e morango. Imagem: Instagram Oficial O Boticário.
Bubbaloo. Pedido dos consumidores foi atendido pela marca. CintiaVieiraMiranda: tomara que na próxima eles façam uva e morango. Imagem: Instagram Oficial O Boticário.

A linha especial de cosméticos da “Cuide-se bem Bubbaloo” tem brilhos labiais, shampoos, condicionadores e loções para corpo em parceria com a Mondelez, criadora da Bubballoo, chiclete que marcou a infância e adolescência de muitas pessoas.

Aqui listo três insights sobre o Boticário Bubbaloo do ponto de vista de marketing e consumo:

1. Economia da nostalgia

Nos últimos anos, a nostalgia tem ganhado força com peças, músicas e até desafios na internet com a temática dos anos 1990 e 2000. Enquanto a geração millennial tem aproveitado a sensação do retorno ao passado, os jovens têm visto felicidade e aproveitado a atmosfera das décadas de 90 e 00, que remetiam a maior inocência, mais cores e menos tecnologia.

E existe a “nowstagia” (a nostalgia do agora), chamada por alguns quando o mercado aposta na estética ou aspectos de produtos do passado, mas que são criados hoje. É como se o passado fosse agora, com novos produtos, mas com cara nostálgica.

No Instagram da marca temos uma mensagem que vai de encontro a esse movimento, com um storytelling que remete às lembranças e o cheirinho que nos conecta com elas:

Imagem dos produtos da linha Cuide-se Bem Bubbaloo nos cheiros tutti frutti (que retorna às prateleiras) e às novidades dos aromas uva e morango. Imagem: Instagram Oficial O Boticário.
Imagem dos produtos da linha Cuide-se Bem Bubbaloo nos cheiros tutti frutti (que retorna às prateleiras) e às novidades dos aromas uva e morango. Imagem: Instagram Oficial O Boticário. A imagem mostra três versões de um mesmo produto da linha Cuide-se Bem Bubbaloo sobre um fundo rosa. Dispostos lado a lado, os frascos da Loção Desodorante Hidratante 200ml nos aromas de Uva, Tutti-Frutti e Morango são segurados individualmente por mãos pele branca.

O uso da nostalgia no storytelling

Só de olhar, dá até pra imaginar o cheirinho. Ou melhor, os cheirinhos ? Além da tradicional fragrância de Bubbaloo Tutti-Frutti®, a linha Cuide-se Bem Bubbaloo está de volta com os cheirinhos inconfundíveis de Bubbaloo Uva® e Bubbaloo Morango® ?? Quem aí já tá querendo conhecer? #BotiQueroBubbaloo

#QueCheiroTem: Quem nunca se maravilhou com o delicioso cheiro de Bubbaloo®? Pensando nisso, O Boticário fez questão de colocar cada nota dessa fragrância nos produtos de Cuide-se Bem Bubbaloo, que conta com os aromas de Tutti-Frutti, Morango e Uva. A refrescância da linha é capaz de nos transportar para os dias ensolarados e divertidos da infância, e seu cheirinho nos incentiva a olhar para o mundo com o carinho de uma criança.” (anúncio oficial do Instagram da marca).

2. Neuromarketing e experiência sensorial

O cheiro do Bubbaloo é forte na memória das pessoas. Isso explica parte do sucesso dessa linha de produtos. “Os aromas são mestres da persuasão, tanto que podem influenciar o comportamento do consumidor. Foi aí que o marketing olfativo estreou por ser o uso de aromas para aumentar as vendas e fidelizar o cliente por meio da valorização das experiências.”, explica o site PopNeuro, especialista em Neuromarketing. 

O olfato é um sentido ligado profundamente à memória. “Há um caso de amor entre o que cheiramos e as memórias que armazenamos. O cheiro é a mera forma de flerte que invoca sentimentos tão discretos, enquanto as memórias os comunicam. Isso abriu o caminho para o reino olfativo introduzir o conceito de aromaterapia como aromas usados ​​para estimular emoções angustiantes e calmantes” (também do PopNeuro).

Imagem dos produtos da linha Cuide-se Bem Bubbaloo nos cheiros tutti frutti (que retorna às prateleiras) e às novidades dos aromas uva e morango. Imagem: Divulgação/O Boticário.
Imagem dos produtos da linha Cuide-se Bem Bubbaloo nos cheiros tutti frutti (que retorna às prateleiras) e às novidades dos aromas uva e morango. Imagem: Divulgação/O Boticário.

3. O produto como uma experiência

“Nosso olfato é uma ferramenta poderosa capaz de escavar as experiências mais reconfortantes ou traumáticas com uma única inspiração. No entanto, para entender melhor por que os aromas são tão fascinantes, é hora de acordar e cheirar as rosas e analisar melhor como exatamente os aromas se entrelaçam com as memórias.”.

No caso do Bubballoo, o cheiro é um conforto da infância e se relaciona à inocência e momentos felizes com os chicletes (que está bem ligada à tendência geral de nostalgia, nessa busca de tempos mais leves, inocentes, felizes e nostálgicos em geral):

Imagem dos produtos da linha Cuide-se Bem Bubbaloo no cheiro tutti frutti (que retorna às prateleiras). Imagem: Instagram Oficial O Boticário.
Imagem dos produtos da linha Cuide-se Bem Bubbaloo no cheiro tutti frutti (que retorna às prateleiras). Imagem: Instagram Oficial O Boticário.

Mais sobre a linha Boticário Buballoo

“Cuide-se Bem de O Boticário, especialista quando o assunto é um momento de cuidado delicioso e Bubbaloo se juntaram para fazer você reviver a fase mais divertida da vida. Com uma textura deliciosa e com o cheirinho inspirado no inconfundível de infância, seu momento de cuidado vai ficar ainda mais divertido! *Bubbaloo é uma marca registrada da Mondelez Internacional Group utilizada sob permissão. Nenhum produto do Boticário é testado em animais, ou seja, este item possui selo Cruelty Free. Produto vegano.” (site oficial da marca).

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Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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