Disney+ assume liderança: alguns dados e insights

Disney+ assume liderança dos streamings: alguns dados e insights. Imagem: Disney/Divulgação.

Disney+ assume a liderança dos streamings. Plataforma ultrapassa Netflix em número de assinantes. Atualmente, o serviço possui 221 milhões de clientes em todas as suas plataformas, passando a Netflix com 220,7 em julho de 2022.

Separei aqui três pontos sobre essa liderança, com alguns dados e insights que favoreceram o crescimento da Disney, especialmente no último ano e como a Disney+ assume a liderança dos streamings. Como é uma marca forte e de audiência super ampla, podem ter ainda mais elementos de sua estratégia a serem analisados, mas me limitei a três deles, que seriam:

Acervo amplo do streaming

As produções da Disney possuem um repertório variado. É composto da própria Disney (que na verdade é “vários em um”). É o agrupamento da Disney, Star Wars, Marvel e Pixar, incluindo as produções nostálgicas e presentes no imaginário das pessoas. Também tem a Hulu (séries e programas de tv originais) e ESPN+ (conteúdo esportivo). No Brasil, o serviço é junto do Star+, que permite uma expansão de produções em conjunto ao serviço original. Desse modo, seu acervo consegue audiência de várias idades e com diversos interesses, fazendo um combo quase universal.

Conteúdo único: a força do catálogo Disney+

“Must have” ou tem que ter. O conteúdo da Disney+ é difícil de ser encontrado em outros lugares, pois possui personagens próprios e um imaginário que, em geral, é exclusivo. Os consumidores de streamings costumam assinar outros serviços em conjunto, como o Youtube ou Spotify, que acabam se complementando, mas não substituindo o serviço original da Disney+. O público interessado no combo Disney não deixa de assinar o streaming em função dos outros. É parte da força da própria marca.

O “must have” também é algo presente em outros serviços. “No caso do Spotify, 75% dos consumidores veem o streaming de música como um “must-have” versus “apenas bom” de se ter. O conteúdo do serviço de streaming de anime Crunchyroll faz com que 67% dos consumidores o vejam como uma assinatura inestimável. Cada uma das plataformas de streaming da Disney fornece conteúdo específico que é difícil de encontrar em outros lugares, incentivando a retenção do consumidor”, de acordo com estudo da Fool.

Expansão global, com possibilidade de ampliar ainda mais

A Disney+ disponibilizou o streaming em mais de 100 países, cobrindo boa parte do mundo. Apesar do acervo do ESPN e Hulu serem disponibilizados em sua maioria nos Estados Unidos, o streaming esportivo ganhou 62% mais assinaturas de 2020 a 2021 sem estar em muitos países, comprovando o poder de seu conteúdo, de acordo com o estudo da Fool. A empresa ainda pode crescer mais, caso expanda seu catálogo para outros mercados, como Europa e Ásia.  Assim, além do que já existe na Disney hoje, dependendo de sua estratégia, Disney+ ainda tem a possibilidade de aumento e penetração em um mercado enorme , que é o potencial de streaming de esportes.

*Com dados da Fool e resultados TQ da Disney+ e Netflix.

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Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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