Case: ação da WWF usa extinção do pássaro azul do Twitter

A WWF usou o rebranding do Twitter para criar uma campanha de conscientização da extinção de animais. Usando a morte do pássaro azul do Twitter, que evolui para o X (ligado à extinção), a WWF alertou para os animais que estão sumindo da fauna mundial.

A WWF usou o rebranding do Twitter para criar uma campanha de conscientização da extinção de animais. Usando a morte do pássaro azul do Twitter, que evolui para o X (ligado à extinção), a WWF alertou para os animais que estão sumindo da fauna mundial.

Com a mensagem “Proteja nossa vida selvagem antes que seja tarde demais”, mostrou uma evolução da morte do próprio passarinho azul do Twitter como símbolo da morte dos animais na vida real.

Ação da WWF usa extinção do pássaro azul do Twitter
Ação da WWF usa extinção do pássaro azul do Twitter. Publicação no Linkedin/Divulgação WWF Alemanha

O mundo inteiro está de luto pelo pássaro do Twitter. Cerca de 1 milhão de espécies reais estão ameaçadas. Hoje estamos no meio da maior extinção desde o fim da era dos dinossauros. Um quarto das espécies de mamíferos, uma em cada oito espécies de aves, mais de 30% dos tubarões e raias e 40% das espécies de anfíbios estão em risco.

Ajude-nos a salvar os animais. (WWF)

Sobre a ação

Foi uma publicação de oportunidade no LinkedIn para gerar impacto com um dos assuntos do momento: acontece logo após Elon Musk mudar a imagem do pássaro azul pelo “X” da X Corp, e renomear o aplicativo para “X”.

Depois de clicar no link do post, as pessoas são direcionadas para o site da WWF alemã, que diz:

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) faz declarações ruins sobre as espécies de animais e plantas na Lista Vermelha Internacional: Das 147.500 espécies registradas, quase 41.500 estão em categorias de ameaça (em julho de 2022), o que é mais espécies do que nunca antes. Juntamente com a crise climática, a extinção de espécies é considerada a maior ameaça ao nosso planeta e às nossas próprias vidas.

WWF entrando na conversa do rebranding

A campanha da WWF foi realizada no Linkedin e criada em parceria com a agência MCann da Alemanha. Busca entrar na conversa sobre o rebranding do Twitter e chamar atenção para uma causa.

A mudança no Twitter gerou muitas conversas na internet, além de discussão sobre o valor do rebranding. Isso pois o Twitter tinha “tweetar” como verbo para publicar e o “retweet” como verbo para compartilhar. Mudar o “tweet” por “post” e o “retweet” para “republicar” exclui a antiga identidade da rede que, por anos, usou palavras próprias.

Para muitas marcas, a criação de uma linguagem que a diferencie, e que seja usada pelas pessoas, é algo que demora anos para conquistar. É a construção do branding verbal.

A escolha foi feita pelo dono da Tesla para integrar o Twitter com o X, com o objetivo de se aproximar aos serviços da X Corp.

“Por um lado, você pode argumentar que ele estaria se livrando de uma marca icônica. Por outro lado, ele está sinalizando que é um novo dia para o que antes era o Twitter e que a empresa está indo em uma direção diferente com uma base de usuários distinta.” (Mike Proulx, diretor de pesquisa da Forrester).

No final, o Twitter retira a antiga personalidade e o pássaro que o identificou por tantos anos e tenta criar e fortalecer a imagem da X Corp. Resta saber se, além dos usuários insatisfeitos, o novo “X” conseguirá firmar sua nova identidade entre os usuários atuais ou conquistar novas audiências.

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Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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