Podcasts no Brasil 2022: país ocupa terceiro lugar mundial

Podcasts no Brasil 2022. Consumo no país, ranking mundial e percepção dos consumidores sobre a publicidade nessa mídia.

Podcasts no Brasil 2022. Consumo no país, ranking mundial e percepção dos consumidores sobre a publicidade nessa mídia.

Brasil é o terceiro em consumo de podcasts no mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes.

No ranking mundial, aparece depois da Suécia e Irlanda. Os países que menos consomem podcasts são Japão, Taiwan, Malásia e Paquistão (com média de 5%). O Brasil foi um dos países que mais cresceu em ouvintes desde 2020.

De acordo com o Statista e o IBOPE, as plataformas mais ouvidas no Brasil são o Spotify (25%) e Apple Podcasts (20%). Em terceiro lugar está o Google Podcasts (16%), em quarto lugar temos Pandora (15%), e em quinto os sites dos próprios podcasts, com 11%.

Alguns dados sobre o consumo de podcasts no Brasil

  • Os formatos favoritos dos brasileiros são entrevistas, narrativas, mesas redondas, reportagens e resumo do dia.
  • Os gêneros favoritos dos brasileiros são sociedade e cultura, educação, estilo de vida, religião e comédia.
  • Entre os podcasts em destaque em 2021, encontramos: Horóscopo Hoje, Mano a Mano, Flow, Primo Cast e Café da Manhã da Folha.
  • Foram mais de 13 bilhões de horas ouvidas.
  • Os podcasts brasileiros têm sido impulsionados por plataformas como o Spotify.
  • Também vemos a participação do GloboPlay.
  • Outra plataforma de papel importante no Brasil é a Deezer, que teve aumento de 40% no consumo do formato entre os usuários brasileiros, quando comparamos de 2018 a 2022.
  • Associação Brasileira de Podcasters identificou que 79% ouvem podcasts em seu deslocamento (carros ou transportes públicos).
  • 68% ouvem podcasts enquanto realizam as tarefas domésticas, como as faxinas.
  • Também de acordo com a Associação Brasileira de Podcasters, o consumo médio é de 2 horas e 52 minutos.

Brasil sobe para o terceiro lugar mundial

O crescimento dos podcasts no país aumentou especialmente após a pandemia. Também de acordo com o IBOPE, 57% das pessoas que passaram a ouvir podcasts, identificados nessa pesquisa, fizeram depois do isolamento social. Na pesquisa de 2021, eles identificaram que:

  • 43% ouvem podcasts de uma a três vezes por semana;
  • Valorizam e acham modernas nas marcas que usam podcasts na publicidade;
  • 5 em cada 10 pessoas se identifica com as marcas que anunciam nos podcasts;
  • De acordo com a IAB Brasil, 54% das pessoas acredita que seja interessante o tipo de publicidade exibido nos podcasts.

Consumo e podcasts

De acordo com a IAB Brasil, os produtos mais consumidos pelos ouvintes são: roupas e sapatos (27%), eletrodomésticos (26%), tecnologia (22%), produtos de supermercado (22%), educação (21%), eventos (17%), carros ou motos (17%), seguros (16%), turismo (14%), produtos bancários (12%) e investimentos (11%).

*Dados de abril de 2022 do IBOPE, IAB Brasil 2022 e Statista. Dados da Associação Brasileira de Podcasters em 2022. Dados de podcasts de todas as fontes citadas em 2021.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share