Assistentes virtuais: o uso da voz na internet brasileira
Assistentes virtuais de voz como Alexa e Google Home; as redes sociais ClubHouse e a função do Twitter Spaces (ou Twitter Espaços) no Twitter; os podcasts ou músicas para ouvir nas plataformas de streaming Apple ou do Spotify. O uso da voz na internet tem aumentado em diversas frentes, seja para automatizar a casa por meio dos assistentes virtuais ou para momentos de entretenimento. Seja para ouvir ou falar, redes de voz estão em alta.
Assistentes virtuais de voz no Brasil
De acordo com pesquisa da consultoria Ilumeo, no Brasil, um em quatro brasileiros usa assistente de voz. A utilização cresceu 47% durante a pandemia do COVID-19 no ano de 2020. Os entrevistados afirmaram que encontraram maior valor agregado dos aparelhos com a tecnologia. O uso está ligado ao uso do Google, que fica à frente da Apple e Amazon.
O streaming no Brasil
O crescimento do uso de streaming para ouvir músicas e podcasts no Brasil também continua em alta. Segundo as estimativas da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), 30% de músicas foram inseridas nas plataformas durante a pandemia. Carols Mills, presidente da ABMI, afirmou em entrevista à Veja* que o potencial de expansão é bastante grande. “O Brasil tem uma margem grande de crescimento no setor, podendo alcançar 70 milhões de assinantes, o que representaria um terço da população total. Dado que o Brasil terminou 2019 com 11,8 milhões de assinantes de serviços licenciados de streaming de música, isso deixa enorme espaço para crescimento”, diz Carols Mills.
Redes Sociais investem na voz
Apesar das funcionalidades de mandar mensagens por voz serem utilizadas no WhatsApp, Instagram, Facebook e no Twitter, agora surgem redes que criam salas exclusivas só para conversar por voz. Depois do ClubHouse, agora o Twitter lança o Twitter Spaces ou Twitter Espaços. Abaixo, sete questões para saber mais sobre os Spaces (citei isso em outro post e, caso tenha interesse em saber mais acesse 7 fatos sobre o Twitter Spaces aqui).
E mais está por vir: algumas marcas já estão trabalhando com voz
Em 2020, a Disney lançou uma campanha de Dia das Crianças com interação em assistentes pessoais. A marca investiu no uso do Voice Interactive Storytelling, que permite criar histórias por meio de comandos de voz.