Digital Hangover, a ressaca digital

O que é dataismo?

Digital Hangover é a adaptação do termo “social hangover”, a ressaca social, para o universo digital. Ela ocorre pelo excesso de informação, ações digitais, telas ligadas, aplicativos usados, tempo online utilizado ou até o suposto mau uso das redes enquanto está online. Vergonha própria ou vergonha alheia. Seja por si ou pelos outros, causa vergonha e arrependimento devido ao uso das redes e outras evidências online de comportamento embaraçoso. 

Association of National Advertisers-established (ANA) lista alguns acontecimentos que geram a sensação de ressaca:

  • Como nos sentimos em relação aos nossos corpos: À medida que a fadiga do consumidor aumenta em relação às mensagens positivas do corpo e a confiança na aparência permanece baixa, exploramos o aumento da neutralidade corporal e o que isso significa para as marcas.
  • Como nos sentimos em relação aos nossos amigos e seguidores: A “arrumação” digital está em alta. Despertar a alegria nas redes sociais significa criar um universo online que o sirva no momento. Mergulhamos em como as marcas podem ser a força positiva que os consumidores desejam ver em seus feeds sociais.
  • Como nos sentimos sobre o mundo ao nosso redor: à medida que nos aproximamos de eleições, estamos vendo uma mudança no tom de muitas das maiores vozes políticas e descobrindo como as marcas podem ser um alívio conforme nos aproximamos do pico do estresse político.

Em tempos de tanto uso de câmeras, reuniões, memes, informação rápida e nem sempre útil jogada em nossas telas, o sentimento de ressaca pode aparecer com frequência. O lado positivo é que pode ser evitado, especialmente no final de semana, cuja maioria das pessoas não utiliza para trabalho, pode auxiliar a fazer um detox digital. Outras ações podem ser aproveitar melhor o tempo online com menos informações em excesso, ou posts e comentários que não precisam ser ditos, para não gerar cansaço ou arrependimento depois.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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