Dados sobre as pessoas LGBTQ+ em 2022

No mês do Orgulho LGBTQ+ a compilação de alguns dados sobre pessoas que se identificam como LGBTQ.

No mês do Orgulho LGBTQ+, a compilação de alguns dados sobre pessoas:

  • 2,9 milhões de pessoas no Brasil se dizem gays, lésbicas ou bissexuais, o que representa 1,8% da população brasileira. 
  • Consideradas apenas as mulheres brasileiras, 0,9% declara-se lésbica e 0,8%, bissexual. 
  • Considerados apenas os homens, 1,4% declaram-se gays e 0,5%, bissexuais. 
  • Tanto entre homens quanto entre mulheres, 1,1% disseram não saber a sua orientação e 2,3% recusaram-se a responder. 

Possível subnotificação em dados absolutos

3,6 milhões de pessoas preferiram não responder e 1,7 milhões disseram não saber qual é a sua orientação sexual.

A estimativa é de que haja declaração abaixo dos números reais, o que compõe uma subnotificação de pessoas LGBTQ+. É possível que o total seja maior do que os números declarados nas pesquisas,  especialmente quando é visto o total de pessoas que se recusaram a responder a sua orientação sexual.

Comparativo da população LGBTQ+

  • O resultado brasileiro foi, segundo o estudo, semelhante ao de outros outros países.
  • Na Colômbia, por exemplo, 1,2% da população se autodeclara homossexual ou bissexual.
  • No Chile, essa proporção chega a 1,8% – semelhante à do Brasil.
  • Nos Estados Unidos, 2,9% das pessoas se declaram LGBTQ+.
  • No Canadá, a população LGBTQ+ corresponde a 3,3%.

Mas ainda é arriscado

  • Infelizmente, parte das estatísticas de LGBTQ+ não são positivas.
  • O Brasil é o país com maior número de mortes de pessoas trans.
  • Em 2020, 175 pessoas foram assassinadas. A alta foi de 41% de aumento em relação ao ano anterior, que teve 124 homicídios de pessoas trans e travestis.
  • O país com maior número de pessoas assassinadas foi São Paulo, seguido do estado do Ceará.
  • A maior concentração dessa triste estatística está no Nordeste, com 43% das mortes.
  • E em cerca de 70 países a homossexualidade ainda é é crime.

* Com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e Associação Internacional de Gays e Lésbicas, em inglês International Lesbian and Gay Association (Ilga).

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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