Dados do Globoplay 2022: assinantes e lucro até o momento

Logo do Globoplay. Imagem: Reprodução Globoplay.

Dados do Globoplay em 2022 e um breve resumo de sua estratégia.

Globoplay é um streaming do ecossistema Globo, que existe desde 2015. Ele surgiu “timidamente” como dizem os jornais e revistas, e agora faz frente aos grandes streamings. Em um cenário chamado de “guerra dos streamings” ou “streaming wars”, Globoplay tem ganhado destaque com crescimento superior à Netflix.

“No início era um serviço pensado para complementar a TV Globo, mas com o passar do tempo ganhou força e hoje é um serviço mais independente” contou Erick Bretas (diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo ou chief digital officer) em entrevista ao Deadline.

O investimento no streaming tem acontecido desde o seu lançamento em um plano que se baseia no médio prazo. Tem foco nos próximos cinco anos. É favorecido por fazer parte do ecossistema Globo, que atinge mais de 100 milhões de pessoas diariamente (incluindo seus jornais, tv aberta, tv por assinatura e outras mídias do grupo).

Dados do Globoplay em 2022 (e um breve comparativo com 2021)

O número de assinantes da Globoplay tem crescido a cada dia, e o plano a médio prazo da Globo começa a ter resultados. Obteve 11% de crescimento no último trimestre de 2022. A Globo também pretende ampliar o catálogo do streaming: até o final de 2022, planeja lançar 194 títulos com o mercado independente, segundo Erick Brêtas.

De acordo com a Globo, um dos motivos do aumento das assinaturas, especialmente em 2021, foi devido aos conteúdos originais e reality shows. Em 2021, a Globoplay teve aumento de 47% no total de usuários, em parte pelo BBB 2021. Os assinantes assistiram mais de 193 milhões de horas de conteúdo entre abril e junho de 2021 (um recorde!).

Também foi em 2021 que o Telecine passou a integrar o serviço, para oferecer um catálogo maior de produções. Atualmente, a Globoplay ainda tem combos de assinaturas com a Disney+ e os canais pagos de esportes. Desse modo, a Disney não oferece uma concorrência direta, mas sim um adendo aos serviços oferecidos.

De acordo com o portal Deadline, a empresa revelou que possuía 101,6 milhões de usuários em todos os seus produtos digitais em 2021, sendo 30 milhões de usuários nos canais pagos e suportados por anúncios no Globoplay.

O lucro em 2022 também teve crescimento: um aumento de 6%. Até o momento, em 2022 teve R$ 1,396 bilhão de reais (era R$ 1,316 bilhão em 2021).

*Dados de junho de 2022, divulgados oficialmente pela Globo e trecho de entrevista em tradução livre no portal Deadline em 2021.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share