Big Brother Brasil 2022: audiência do programa mudou (Ibope, streaming e redes sociais)

Big Brother Brasil 2022. Imagem: Divulgação/Rede Globo

Em meio a tantas mudanças no programa, audiência da tv também se alterou com o streaming e as redes sociais:

  • O BBB 22 registra média de 22,6 pontos no Ibope, menor que as duas edições anteriores. A audiência consolidada pelo BBB 22 em três semanas de exibição é quase 5 pontos abaixo do registrado pela edição anterior no mesmo período, quando foram registrados 26.1 pontos no ranking. 
  • O maior Ibope na tv foi do BBB 18, com 26.2 pontos.
  • Mas esses números não somam a audiência do Globoplay.
  • Apesar de não ser a maior edição na tv, as menções nas redes sociais continuam a bater recordes, com mais de 2 ou 3 milhões por dia de acordo com relatórios da ferramenta de monitoramento Stilingue Inteligência Artificial.
  • Termos do programa estão entre termos mais buscados no Google Trends. De acordo com o portal Poder 360, dos 10 termos mais buscados no Google na última 2ª feira (17.jan), 5 estão relacionados ao programa ou à Rede Globo, de acordo com o Google Trends. Entre eles estão “Globoplay” (a plataforma de streaming da Globo), nomes de participantes do elenco do programa, como “Naiara Azevedo” e “Pedro Scooby”, “programação Globo”, e produtos patrocinadores do programa como “Fiat Pulse”, o carro que será um dos prêmios do programa. Nesta 3ª feira (18.jan), o Big Brother Brasil continua em destaque nas buscas do Google. Dos 6 termos mais buscados, 5 relacionam-se ao programa: “Linn da Quebrada”, “Maria BBB’.

Apesar de ter audiência média menor que 2021 e 2020, o BBB teve picos de audiência:

Estreia. Alta expectativa marcou o início do programa. A estreia do Big Brother Brasil 22, na 2ª feira (17.jan.2022), registrou 27.6 pontos de média e 30.2 pontos de pico –a maior audiência da TV brasileira em 2022. Foi a melhor estreia do programa em 4 anos, desde o BBB 18, quando a média foi de 30,9. Os dados são da Kantar Ibope MW/Instar da Grande São Paulo.

Saída da participante Naiara Azevedo. a maior audiência dessa terça-feira (08), na TV Globo. De acordo com dados da Kantar Ibope Media, o reality superou Jornal Nacional (Os números citados são referentes a medição do Kantar Ibope Media. Em São Paulo cada ponto é equivalente a 74.666 domicílios e 205.755 pessoas assistindo à TV.) De acordo com o Portal Alta definição, Exibindo entre 22h11 e 23h48, o BBB 22 alcançou 24,1 pontos de média e 42,7% de participação, conquistando a liderança. Já a novela Um Lugar ao Sol, no ar entre 21h27 e 22h11, registrou 22,6 pontos de média e 34,1% de participação. 

Big Fone (18 de fevereiro). Mais que o Jornal Nacional. De acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos pelo Notícias da TV, o reality da Globo comandado por Tadeu Schmidt obteve 41,8% de share (participação) entre os 54% do total de televisores sintonizados na região paulista das 22. Ainda na sexta, Quanto Mais Vida, Melhor! deu mais ibope do que o Jornal Nacional e Um Lugar ao Sol. A novela das sete pontuou 19,7, enquanto o telejornal marcou 19,3 e a novela das nove, 19,4 pontos.

Expulsão da participante Maria (14 de fevereiro). Audiência passou as novelas da Globo. De acordo com dados consolidados do Ibope, o “Big Brother Brasil 22” fechou com 27,9 pontos de média e expressivos 30 de pico na capital paulista na eliminação de Bárbara.O número representa um incrível crescimento de quase 4 pontos de média, quando comparado aos 24,1 pontos conquistados na terça-feira anterior, marcada pela eliminação de Naiara Azevedo.

*Com informações do Ibope, Kantar e reprodução dos dados no Portal Alta Definição e Poder 360.