Algoritmo do Instagram: o que é e como funciona

Estratégias para o Instagram

O que é o Algoritmo do Instagram

Os algoritmos das redes sociais são utilizados para organizar o conteúdo que é exibido.

Eles são utilizados no Facebook, Twitter, Instagram e demais redes sociais centralizadas.

No Instagram, até 2010, as publicações eram exibidas de forma cronológica. Com o aumento do volume de perfis e de publicações, em 2016 as pessoas não viam 70% do que era publicado, poucas fotos exibidas vinham de perfis de pessoas próximas.

De acordo com o Instagram Business, esse foi o motivo de alterar o modo de implementar o algoritmo, que funciona de modo diferente para cada tipo de publicação – aba, Reels, o Feed de Vídeo/Fotos e o Feed de Stories.

Em todos os formatos, os fatores comuns ao algoritmo são a atividade (interação com o conteúdo ou o perfil, tais como curtir, comentários, encaminhamentos), interesse (ter interesse nos assuntos presentes na publicação), e informação (quanto mais detalhes sobre o conteúdo houver, assim como do criador, maior a possibilidade de ser exibido no perfil)

Algoritmo do Reels e da aba Explorar

  • A maior parte das sugestões dos Reels e do Explore é composta de perfis que você não segue;
  • Informações sobre a publicação: maior volume de curtidas em menor volume de tempo;
  • Informações sobre quem publicou: informações mais detalhadas sobre quem publica o conteúdo;
  • Atividade: ações de interesse, como “curtir” em conteúdos semelhantes;
  • Conteúdo de qualidade visual – com alta resolução, menor volume de texto, utiliza a biblioteca e áudios do Instagram;
  • Recomendações são realizadas de acordo com o nível de interesse no assunto ou tópico – caso você interaja com o conteúdo sobre animais, receberá maior conteúdo sobre animais por consequência;
  • Histórico de Interações: interações que esse perfil exibiu ao longo das últimas semanas, conteúdos interessantes para uma variedade maior de pessoas.

Algoritmos do Feed de Fotos/Vídeos e dos Stories

  • Informações sobre a publicação: popularidade, representada por curtidas, duração do vídeo, formato de publicação, localização.
  • Informações sobre quem publicou: nível de interesse pelo conteúdo de alguém, como a quantidade de interações realizadas com o perfil nas últimas semanas.
  • Atividade: ações de interesse, como “curtir” – a probabilidade de interagir com o conteúdo publicado.
  • Histórico de Interações: interesse pelo perfil, como os comentários.

*Com informações divulgadas pelo Instagram em junho de 2021, editado e atualizado em 2023.

Veja também: Estratégias para o Instagram

 

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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