Body neutrality: Pinterest proíbe anúncios sobre perda de peso

Pinterest: body neutrality

Em meio aos tantos anúncios de produtos de emagrecimento, publicações patrocinadas de influenciadores com cremes redutores e filtros de imagens que diminuem a silhueta, o Pinterest retira todos os anúncios relativos à perda de peso, como pílulas, suplementos, imagens de antes e depois da perda de peso, lipoaspiração e cremes secativos — sob orientação da National Eating Disorders Association (NEDA).

A decisão do Pinterest em proibir anúncios sobre perda de peso, a rede social acompanha a tendência da audiência: buscas por body neutrality têm interesse 5x maiores. É a necessidade de ver corpos reais, sem intervenções estéticas.

Com isso, Pinterest é a primeira plataforma que tem a iniciativa de não aceitar:

◾Toda linguagem ou imagem sobre perda de peso;
◾Qualquer testemunho sobre perda de peso ou produtos para emagrecimento;
◾Qualquer linguagem ou imagem idealizando ou depreciando certos tipos de corpos;
◾Referências a Índice de Massa Corporal (IMC) ou índices semelhantes; e
◾Qualquer produto que alegue facilitar a perda de peso ao ser usado ou aplicado sobre a pele.

Os dados são do Pinterest / julho de 2021.

Pinterest acompanha tendência de body neutrality. Busca por corpos reais aumenta 5x
Pinterest acompanha tendência de body neutrality. Busca por corpos reais aumenta 5x

 

Mais sobre body neutrality

O que é body neutrality ou positividade corporal?

“A positividade corporal refere-se a ter uma visão positiva do seu corpo físico, independentemente de sua forma, tamanho ou outros atributos relacionados à aparência. Envolve amar seu corpo pelo que ele é, mesmo que não seja “perfeito” de acordo com os padrões da sociedade.

Um exemplo de positividade corporal é olhar no espelho e dizer em voz alta todas as coisas que você gosta sobre seu físico. Você pode dizer: “Adoro a aparência dos meus braços nesta camisa” ou “Embora minha barriga não seja plana, ainda é linda”.” (fonte: Portal Well Mind).

Diferença entre Body Positivity e Body Neutrality

“A neutralidade do corpo é diferente da positividade do corpo, pois não envolve sempre amar seu corpo, mas sim aceitá-lo. Além disso, em vez de se concentrar em sua aparência física, com a neutralidade do corpo, o foco está mais nas habilidades do corpo e nas características não físicas.

Um exemplo de neutralidade corporal é dizer a si mesmo: “Meu corpo é ótimo porque me permite me envolver em atividades de que gosto” ou “Meu corpo é incrível porque me deu dois filhos maravilhosos”. A neutralidade corporal é apreciar o que seu corpo pode fazer em vez de se concentrar em sua aparência (também do portal Well Mind).”

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share