#RipStar: saem as estrelas de favoritos, entram os corações de curtir no Twitter


Neste início de novembro, o Twitter mudou uma de suas funcionalidades mais utilizadas: o botão da estrela, chamado de favorito (⭐), que tornou-se o “coraçãozinho” de curtir (❤). De acordo com a rede social, a mudança expressa a mudança do comportamento do usuário e universaliza a linguagem no Twitter. A plataforma é considerada de nicho, abrangendo pequenos grupos que utilizam-na ativamente.
“Você pode gostar um monte de coisas, mas nem tudo pode ser seu favorito (…). O coração, por outro lado, é um símbolo universal que ecoa através das línguas, culturas e fusos horários. O coração é mais expressivo, permitindo transmitir uma gama de emoções e conectar-se mais facilmente com as pessoas”, explicou Akarshan Kumar, Product Manager do Twitter.

A reação de quem está no Twitter à “morte” das estrelas nos posts
O The Verge expressou uma opinião comum à parte do sentimento dos usuários, e como eles se comportam em relação à nova opção do coração:
“A estrela não é um coração. Um favorito não é curtir.
O último lançamento de engajamento no Twitter é um pouco menos versátil, um pouco menos poderoso, um pouco mais comprimido.
Como o Twitter Moments, a sua grande aposta é nos usuários casuais, cujos gostos do Twitter são básicos, em todos os sentidos da palavra.”

Para os heavy users do Twitter (usuários que utilizam com frequência, acompanham cada evolução e podem até ser fãs) essa mudança significa rever os sentimentos sobre o que se favorita. Notamos que, no Brasil, os heavy users utilizavam o favorito como forma de guardar os tweets. Marcar com estrela poderia ser encarado como uma forma de dizer que “lê depois” ou “eu vi” (seja um sentimento de curtir ou de rancor). Para estas pessoas, trocar a estrela pelo coração é diminuir o significado da funcionalidade.
Mais: veja o crescimento e engajamento do Twitter em 2015
A base de usuários ativos por mês obteve o crescimento baixo nos últimos períodos, especialmente se comparado ao Facebook:

Quanto ao engajamento, o Twitter aumentou o volume de interações no último período (terceiro trimestre de 2015):

Fonte dos gráficos: Fortune e Twitter
Fica a dúvida se, utilizando uma linguagem mais acessível e universal de “amor” e “curtida”, o Twitter irá conquistar aumentar a sua base de usuários ativos. Também se, com a mudança da estrela para o coração, o número de interações continuará a crescer, especialmente os usuários fora do nicho que ele já conquistou. Afinal, o crescimento de pessoas será fundamental para desenvolver a plataforma que poderá também aumentar a sua receita de anúncios. Com o maior investimento de anúncios, o Twitter pode crescer o valor das ações e valorizar-se mais no mercado após uma queda de valorização nas bolsas das big techs.
Enquanto isso, os memes estão acontecendo no próprio Twitter:
