TikTok identifica IA: marca dágua para conteúdo feito por Inteligência Artificial

TikTok identifica IA: marca dágua para conteúdo feito por Inteligência Artificial. Imagem: Tik Tok for Business. Divulgação.

TikTok identifica IA: marca dágua para conteúdo feito por IA. 

O TikTok anunciou uma nova iniciativa para combater a desinformação e promover transparência na plataforma: a marca d’água para conteúdo gerado por inteligência artificial (IA). De acordo com o TikTok for Business, a tecnologia “Content Credentials” (credenciais de conteúdo) identificará automaticamente vídeos e imagens criados com IA.

Conteúdo gerado por IA (como explica o regulamento e privacidade do TikTok), inclui imagens, vídeos e/ou áudio produzidos ou modificados por processos de aprendizado profundo ou de máquina. Esse tipo de conteúdo pode incluir representações realistas de pessoas reais ou criadas em estilos artísticos específicos (pinturas, desenhos, anime, etc.).

TikTok identifica IA: marca dágua para conteúdo feito por Inteligência Artificial. Imagem: Tik Tok for Business. Divulgação.

A plataforma já exigia que os criadores identificassem conteúdos feitos com efeitos de IA próprios do TikTok. Agora, a novidade é a detecção automática para materiais importados de outras plataformas. Isso reforça o combate a deepfakes e vídeos editados de forma enganosa.

Para ajudar a audiência a entender o que está vendo, o TikTok oferece algumas opções de rotulagem:

  • Marca automática “IA”: Aplicada a conteúdos identificados como criados ou editados por IA.
  • Marca “Criador rotulado como IA”: Utilizada pelos próprios criadores para indicar que o conteúdo foi totalmente gerado ou editado significativamente por IA. Importante ressaltar que marcar conteúdo não alterado como IA viola os termos de serviço da plataforma.

Além disso, o TikTok disponibiliza recursos para os usuários reportarem conteúdos que violem a política de mídia sintética e manipulada.

Afinal, por que rotular conteúdo feito por IA?

De acordo com o TikTok, a transparência é fundamental para evitar a disseminação de informações falsas. Ao saber se um vídeo foi editado por IA, o usuário pode avaliar a veracidade do conteúdo com mais critério.

As orientações do TikTok para marcar conteúdo feito por inteligência artificial 

Como aplicar o rótulo de conteúdo gerado por IA (fonte: TikTok for Business)

“Para ativar a configuração de conteúdo gerado por IA antes de postar no aplicativo TikTok:

  1. Na tela Postagem, toque no botão Mais opções.
  2. Ative a configuração de conteúdo gerado por IA.
  3. Toque em Publicar.

Depois de postado, seu vídeo será rotulado como Criador, rotulado como gerado por IA e não poderá ser alterado.

Observação: ativar a configuração de conteúdo gerado por IA não afetará a distribuição do seu vídeo, desde que não viole nossas diretrizes da comunidade.”

Para continuar a conversa

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile