Grok: inteligência artificial do X, privacidade, características e meu teste

Grok: inteligência artificial do X, seu uso, como utilizar e sobre a privacidade do seu uso. Ao final, mostro um exemplo que realizei aqui para testar o Grok com dados da tendência do Dia de Star Wars (Star Wars Day).

A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, apresentou esta semana ao mercado brasileiro o Grok, um chatbot de inteligência artificial (IA) que promete transformar a interação entre usuários e tecnologia. Desenvolvido pela xAI, empresa fundada por Elon Musk, o Grok foi lançado originalmente em dezembro de 2023, após um período de testes.

Lançamento e acesso no Brasil

O Grok é disponibilizado exclusivamente para os assinantes dos planos Premium e Premium+ da plataforma X, com mensalidades de R$ 60 e R$ 90 (em maio de 2024), respectivamente. Esses planos também oferecem a opção de assinatura anual com desconto, tornando a IA mais acessível para os usuários engajados na rede.

A chegada do Grok ao Brasil oferece aos usuários uma ferramenta para acessar informações e gerar conteúdo dentro da rede. A xAI destaca que o objetivo do Grok é “auxiliar a humanidade na busca por conhecimento e entendimento, servindo como um assistente de pesquisa capaz de apoiar indivíduos em diversas áreas, desde a acadêmica até a empresarial” (de acordo com a página dedicada sobre o assunto no X).

Características

E diferenciais que o Grok enfatiza no seu lançamento

Inspirado no “Guia do Mochileiro das Galáxias”, o Grok foi projetado para responder a quase qualquer pergunta e, mais desafiadoramente, sugerir novas questões. 

De acordo com a xAI, o Grok é diferente por possuir uma “veia humorística e um toque rebelde”. Algo que já foi atribuído ao próprio Elon Musk pela mídia. O Grok se diferencia por seu conhecimento em tempo real do mundo através da plataforma X, uma característica que Elon Musk ressalta como uma vantagem sobre outros modelos de linguagem de inteligência artificial.

Privacidade e segurança de dados

A privacidade dos usuários é uma preocupação central na implementação do Grok. De acordo com a política de privacidade da xAI, informações pessoais são coletadas e processadas com responsabilidade. Ao aceitar o uso do Grok, cada pessoa também aceita “ajustes finos” que utilizam os seus dados pessoais.

Mas a empresa assegura que não busca ativamente informações pessoais para o treinamento de seus modelos e não utiliza esses dados para criar perfis individuais ou para qualquer forma de contato ou publicidade direta.

Dados de uso, como consultas e interações com o Grok, podem ser utilizados para melhorar a precisão das respostas do sistema e desenvolver novas funcionalidades, sempre respeitando a legislação vigente e os direitos dos usuários.

Pesquisa e desenvolvimento na xAI

Com uma infraestrutura baseada em Kubernetes, Rust e JAX, a empresa se prepara para futuros avanços no Grok, incluindo melhorias em robustez adversária e compreensão de contextos longos. Além disso, planeja explorar capacidades multimodais, como visão e áudio, para expandir as aplicações do Grok.

Acesso antecipado e futuro do Grok

Um número limitado de usuários nos Estados Unidos já está experimentando o protótipo do Grok, e os feedbacks coletados foram considerados essenciais para o aprimoramento contínuo da ferramenta. Em maio de 2024, ela chegou ao Brasil, já com as novas funcionalidades e capacidades. A xAI informa que serão introduzidas novidades nos próximos meses, marcando o início de uma jornada no desenvolvimento de ferramentas de IA.

Usando o Grok para entender o trending topic do “Star Wars Day”

Passo a passo: aceitei os termos de uso e aviso do Grok sobre privacidade. 

“Acesso antecipado: Esta é uma versão inicial do Grok. Ele pode fornecer informações factualmente incorretas, resumir incorretamente ou perder algum conteúdo. Encorajamos você a verificar qualquer informação de forma independente. Podemos utilizar suas interações com a Grok para treinamento de modelos e ajustes finos. Você pode controlar suas configurações de privacidade” (X, 2024). Cliquei nas sugestões de perguntas, com opções dos principais temas em alta dos Estados Unidos ou global do dia. Ele explicou as informações. Apontou algumas publicações dentro do Twitter sobre o assunto. 

É uma IA experimental, então é possível que existam termos que ele não saberá responder, (como temas sensíveis, por exemplo). Mas para cultura pop em geral ele ofereceu informações gerais. Outro ponto importante é que o meu perfil é configurado em inglês americano. Em português brasileiro apareceu com uma barra de erro (“não encontrado”). Talvez ainda não tenha destravado para todas as línguas.

Na imagem, trouxe um exemplo de como apareceram as informações sobre o Dia 04 de Maio ou Star Wars Day. 

Resposta do Grok sobre Star Wars Day (tradução livre):

“No dia 4 de maio, Star Wars Day, fãs de todo o mundo celebraram a icônica franquia compartilhando seus personagens, momentos e classificações de filmes e programas de TV favoritos nas redes sociais. O evento, inspirado na famosa frase “May the Force be with you”, mostrou a popularidade duradoura da franquia e a base de fãs apaixonados que continuam a apoiá-la. Celebridades e organizações participaram das festividades, com o The Hollywood Reporter classificando todos os filmes de Star Wars e celebridades como Patrick Stewart e Bill Nelson compartilhando seu amor pela franquia. O dia foi marcado por um sentimento de união e nostalgia, com fãs de todas as idades se reunindo para homenagear a querida franquia.”

Para continuar a conversa

Publicado por

Juliana Freitas

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Sair da versão mobile