Olivia Rodrigo conquista prêmios no Grammy e é sucesso nas redes sociais. Imagem: Divulgação/Olivia Rodrigo no álbum Sour

5 pontos do sucesso de Olivia Rodrigo: hit da internet

Olivia Rodrigo levou 3 prêmios no Grammy 2022. Mas o seu sucesso vem desde 2021, e a sua vida foi transformada pela internet. A cantora e compositora de 19 anos fez músicas que grudaram na cabeça dos jovens e gerou nostalgia nos mais velhos.

Listo aqui 5 pontos que contribuíram:

Imagem: Divulgação/Olivia Rodrigo no álbum Sour

Hit chiclete. Para os mais jovens, trouxe o pop-punk de volta, em um som mais diferente do que o pop mais tradicional que costuma tocar (e que tem efeito de grudar nos ouvidos). Seu som também gerou nostalgia nos mais velhos: lembrou Avril Lavigne (Complicated, I’m with you e Sk8ter boy), Blink 182 (What’s my age again e I miss you) e bandas como My Chemical Romance, conquistando os millennials. 

Identificação. As letras são amores e sentimentos universais e também sobre ser adolescente. Escrevendo sobre os sentimentos da sua idade, gerou identificação com o público.

Imagem: Divulgação/Olivia Rodrigo no álbum Sour

Identidade visual. A capa do seu álbum, com adesivos no rosto e a língua para fora, virou filtro de fotos e vídeos nas redes sociais rapidamente. As bijuterias com miçangas coloridas também foram hit e lojas disponibilizaram (e esgotaram) os colares e anéis com a estética de Sour.

Divulgação. Além da estratégia digital bem estruturada, também montou uma ação de lançamento físico em um lava-jato que reproduzia as músicas. Os fãs se encontraram com a cantora fisicamente no dia da estreia. Com isso, foram mais de 60 milhões de reproduções no Spotify apenas no primeiro dia. E a ação física gerou conteúdo gratuito dos fãs, que divulgaram as fotos com a cantora e a experiência Sour.

Imagem: Divulgação/Olivia Rodrigo no álbum Sour

Efeito buzz marketing. Logo virou trend/desafio. Os mais jovens usaram as suas músicas como trilha sonora. E os millennials entraram nas trends com dublagem dos sons de Rodrigo, se perguntando o porquê de terem gostado tanto (a resposta está na nostalgia de pop-punk e emo das músicas que lembram bandas como Paramore).

Dados do sucesso de Olivia Rodrigo

Depois de sair da Disney, em 2016, e começar a criar músicas autorais em 2018, ela logo atingiu o topo das paradas de música em plataformas de música e conquistou grandes posições no ranking mundial de mais tocadas na Billboard.

Imagem: Divulgação/Olivia Rodrigo no álbum Sour

De acordo com o ranking Hits Daily Double, durante o ano de 2021 Olivia Rodrigo conquistou o segundo lugar de mais tocadas nos Estados Unidos com 581 milhões de reproduções em “Drivers License”, ficando atrás apenas de Dua Lipa, com 606 milhões em “Levitating”. “Good 4 You” ficou em terceiro lugar, com 557 milhões de plays. O primeiro semestre de 2021 foi acirrado e o mais representativo, pois foi quando Rodrigo ultrapassou Dua e se firmando como o maior sucesso do período.

A partir do primeiro semestre de 2021, ela também atingiu uma das músicas mais ouvidas do mundo em vários streamings do planeta. Com isso, tornou-se Woman of the Year na Billboard (Mulher do ano).

Os artistas da geração de Olivia Rodrigo conquistaram 60% dos 50 maiores álbuns de 2021, e Olivia disputou espaço com Morgan, Doja Cat, The Kid e Dua Lipa. Todos os mais jovens concorreram por espaço com os veteranos hitmakers Drake, Adele, Justin Bieber e The Weeknd (Daily Hits Double).

Imagem: Divulgação/Olivia Rodrigo no álbum Sour

Sucesso mundial e relação com a internet

Em entrevista para a People, a cantora revelou o estranhamento de ter crescido na internet e como isso se reflete na sua imagem. “É difícil crescer nas mídias sociais. Você vê as partes perfeitas da vida das pessoas e é difícil não comparar sua vida. No entanto, a Geração Z traz mudança positiva, educação e inclusão. Há o bem e o mal em tudo”. 

De acordo com a compositora, as pessoas vêem versões dela, e ela, das pessoas. A comparação muitas vezes é inevitável. Mas ao mesmo tempo, reconhece que a geração Z também pode discutir assuntos como diversidade e inclusão, positivos e importantes para a sociedade atual. 

Imagem: Divulgação/Olivia Rodrigo no álbum Sour
Sair da versão mobile