Meu Lar de Volta: ajudando vidas afetadas pelas enchentes do Sul 2024

Sobre a iniciativa MEU LAR DE VOLTA - tecnologia para reconstrução de vidas. Como funciona e como ajudar.

MEU LAR DE VOLTA – tecnologia para reconstrução de vidas. www.meulardevolta.com.br

O projeto “Meu Lar de Volta”, propõe a reconstruir a vida de muitos gaúchos afetados por inundações no Rio Grande do Sul. Esta ação solidária é mais do que uma mão amiga no momento do caos; é uma ponte para a reconstrução de vidas, casas e sonhos.

O que é o Meu Lar de Volta?

“Meu Lar de Volta” é uma plataforma digital que conecta pessoas afetadas por inundações com voluntários dispostos a ajudar na limpeza e restauração de suas casas. A iniciativa surgiu da colaboração entre quatro amigos – Felipe Machado, Gabriel Hipólito, Fábio Borges e Felipe Menezes – profissionais da área de tecnologia que decidiram aplicar seus conhecimentos para um fim socialmente benéfico. O projeto abrange várias regiões do estado, incluindo Porto Alegre, Canoas, e muitas outras, organizando o que eles chamam de “a maior faxina da história do Rio Grande do Sul”.

Como funciona a iniciativa?

Utilizando uma interface amigável, o site www.meulardevolta.com.br permite que os usuários se cadastrem como voluntários ou registrem suas necessidades de ajuda. Recentemente, foi lançado o recurso de “Mutirões”, pelo qual os usuários podem formar grupos de limpeza por região, tornando a resposta aos desastres mais rápida e eficiente. Durante os fins de semana, pontos de apoio são estabelecidos para distribuir equipamentos e produtos de limpeza essenciais para as tarefas de recuperação.

Quem faz parte do Meu Lar de Volta?

Além dos fundadores e voluntários, o projeto conta com o apoio do Instituto Vakinha e do programa de rádio @pretinhobasico. Esta colaboração ampliou o alcance e a eficácia da iniciativa. O projeto também se beneficia de uma forte presença nas redes sociais, com parcerias influentes que ajudam a mobilizar recursos e voluntários, essenciais para alcançar a meta de doar 50 mil colchões para as vítimas das enchentes.

Como ajudar o Meu Lar de Volta?

Há diversas formas de contribuir para o “Meu Lar de Volta”. 

Interessados podem se cadastrar como voluntários através do site, onde também é possível fazer doações monetárias para ajudar na compra de insumos e equipamentos. 

Divulgar a iniciativa nas redes sociais e entre comunidades locais é outra maneira valiosa de apoiar, pois aumenta a visibilidade e o alcance do projeto. Além disso, acompanhar e compartilhar os avanços e histórias do projeto através dos stories e do portal de transparência mantém a comunidade engajada e informada sobre o impacto de suas contribuições.

Iniciativas paralelas e impacto comunitário

A solidariedade manifestada através do “Meu Lar de Volta” não só alivia o sofrimento imediato das vítimas, mas também promove uma cultura de apoio mútuo e resiliência comunitária. Outros grupos e indivíduos têm se inspirado a lançar iniciativas semelhantes, utilizando a plataforma como um modelo de como a tecnologia pode servir à humanidade em tempos de crise.

Em outras palavras

O “Meu Lar de Volta” mostra como a tecnologia, quando aliada à solidariedade humana, pode operar resultados no tecido social. Este projeto não apenas limpa e reconstrói casas; ele restaura a dignidade e a esperança das pessoas para recomeçarem suas vidas. Com cada casa limpa e cada colchão doado, o Rio Grande do Sul está um passo mais próximo de se recuperar das adversidades, provando que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, a solidariedade prevalece e usa a tecnologia para ajudar pessoas.

Para continuar a conversa

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile