Enchentes do Sul 2024: Nordeste envia ajuda humanitária e tecnologia. Imagem: Consórcio Nordeste. Comunicado Oficial. Divulgação.

Enchentes do Sul 2024: Nordeste envia ajuda humanitária e tecnologia

Enchentes do Sul 2024: Nordeste envia ajuda humanitária e tecnologia para auxiliar o Sul. De acordo com dados do EBC, INMET e do Consórcio Nordeste, a situação é crítica e pede comoção entre regiões para auxiliar as comunidades afetadas.

Governadores nordestinos unem esforços em solidariedade ao Sul do Brasil

O Consórcio Nordeste anunciou o envio de profissionais especializados em salvamentos, materiais de segurança e recursos tecnológicos.

“Os nove governos do Nordeste deixam seus efetivos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul para que juntos possamos combater os efeitos deste desastre natural que atinge nossos irmãos gaúchos”, disse o consórcio em nota oficial à imprensa.

Enchentes do Sul 2024: ajuda humanitária em ação

Contingente e recursos

Os nove estados nordestinos mobilizaram-se para auxiliar as vítimas das enchentes. O Sul contará com a tecnologia de transportes nordestinos e profissionais treinados para auxiliar no salvamento de pessoas.

“Nessa quinta-feira (2), o Governo da Bahia enviou 22 bombeiros militares, uma equipe médica e EPI’s para as regiões afetadas. No dia 03 de maio, os nove governos do Nordeste deixam seus efetivos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul para que juntos possamos combater os efeitos deste desastre natural que atinge nossos irmãos gaúchos.” revelou o Consórcio Nordeste em comunicado oficial.

São bombeiros militares, binômios, profissionais de saúde, viaturas, embarcações, equipes de salvamento, botes infláveis, viaturas, cães farejadores e equipamentos com tecnologia específica para auxiliar no resgate e migração de pessoas.

O site oficial está atualizando quais contingentes de ajuda já chegaram e, também, quais os novos recursos humanos e tecnológicos estão a caminho no site (nesse link).

No dia 06 de maio de 2024, por exemplo, o contingente baiano já estava in loco. O BAHIA – CBM/BA levou bombeiros militares, médico, enfermeira e EPI’s (luvas, roupa de saneamento, neoprene, colchão pneumático, motoabrasivo, cordas, material de sapa e entre outros).

Nos próximos dias, chegarão mais tecnologias que incluem equipamentos para socorrer às vítimas das enchentes.

Cooperação é fundamental

Os desafios dos desastres como esse precisam de cooperação nacional. A solidariedade dos estados nordestinos é um exemplo de união em prol do bem-estar coletivo. Espera-se que esses recursos e ações conjuntas possam aliviar o sofrimento das comunidades atingidas pelas enchentes.

[Seja por meio de ONGs, voluntariado, doações ou usando sua voz nas redes: o importante é ter o foco nas pessoas e como ajudá-las. Aqui tem o post da Beatriz Faes explicando como auxiliar, mesmo de casa ou sem recursos].

Previsões meteorológicas indicam continuidade do mau tempo

Infelizmente, os dados não trazem boas notícias, com alertas de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Rio Grande do Sul e região Sul de Santa Catarina. Os trabalhos de resgate enfrentam obstáculos adicionais devido a cortes de energia elétrica e telecomunicações, estradas e comunidades isoladas pelos alagamentos.

Em outras palavras e como ajudar

Não existe divisão do país quando temos uma calamidade. Nesse momento de ação solidária, eu tenho extremo orgulho de ser nordestina, o que só reforça o meu dia a dia de satisfação em ser do meu “país Nordeste”. É sobre isso: temos que pensar no Brasil como um todo, para prosperar juntos, com humanidade e tecnologia.

[Convido você a apoiar o Sul também, seja por meio de ONGs, voluntariado ou doações. Aqui tem o post da Beatriz Faes explicando como auxiliar, mesmo de casa e sem recursos.]

Saiba mais sobre o Consórcio Nordeste

O Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário neste momento de grandes desafios. Criado em 2019, é um feito da integração dos nove Estados da região, visando desenvolvimento sustentável. Com 1,5 milhão de km² e 57,1 milhões de habitantes, busca promover cooperação federativa e políticas públicas integradas. Fundamentado na Lei Federal 11.107/2005, é uma entidade pública que articula pactos para superar desigualdades. Opera sob leis e resoluções, capacitando cidadãos, promovendo campanhas e fornecendo apoio financeiro. O Consórcio é também um articulador internacional, buscando investimentos e parcerias, como evidenciado em missões à Europa em 2019. Promove fóruns de governança e parcerias público-privadas para impulsionar setores como infraestrutura, turismo e energias renováveis.

Consórcio Nordeste: O Brasil que cresce unido. União dos nove estados nordestinos para desenvolvimento social, econômico e envio de auxílio humanitário e tecnologia para todas as regiões do Brasil.
Sair da versão mobile