Wordle: sobre o jogo viciante e a gamificação das palavras

Jogo online Wordle é sucesso nas redes sociais. Imagem: Reprodução/Wordle

Se você está na rede social ao lado, é possível que já tenha visto alguns quadrados verdes e cinzas do Wordle, compartilhados na timeline e uma palavra. É um jogo de palavras com desafios diários para adivinhar uma palavra de cinco letras. Ele foi vendido para o New York Times, tamanho o seu sucesso em ser as cruzadinhas virtuais. De acordo com a revista Variety, o jogo foi vendido por uma quantia não divulgada de sete dígitos. E, ainda, virou meme americano: Not a Wordle (não é o Wordle).

Mas qual o motivo de ser tão viciante?

Diversão. “Acho que as pessoas apreciam que existe essa coisa online que é simplesmente divertida”, disse Wardle em entrevista ao New York Times. “Não está tentando fazer nada obscuro com seus dados ou seus globos oculares. É apenas um jogo que é divertido”.

Gamificação: a escassez. A descoberta, disse ele, foi limitar os jogadores a um jogo por dia. Isso impôs uma sensação de escassez, que ele disse ter sido parcialmente inspirada no Spelling Bee, que deixa as pessoas querendo mais, disse ele. Os jogos de palavras provaram ser imensamente populares para o The Times e outras empresas nos últimos anos, e muitos, como o Spelling Bee, desenvolveram seguidores dedicados de fãs.

Mais sobre o jogo

Quem criou? O engenheiro de software do Reddit Josh Wardle. O Wordle é um quebra cabeça de seis tentativas para adivinhar uma palavra secreta de cinco letras, com pistas na forma da cor que suas letras mudam depois que você digita seu palpite (laranja significa uma letra correta no lugar errado, verde uma letra correta no lugar certo e cinza uma letra que não está na palavra).

Existem algumas regras no jogo: quando você acerta uma letra, ela fica verde, e se a letra não estiver na palavra, ela ficará cinza escuro. Ganha quem acertar todas as letras na ordem correta, deixando todos os quadrados verdes. Os jogadores compartilharam a sua evolução nas redes sociais e muitos afirmaram que é viciante. E muitos usuários também criaram um meme com esses quadradinhos, especialmente nos Estados Unidos.

Virou meme americano: Not a Wordle

O meme surgiu com novos significados para os quadrados (tradução do inglês).

  1. Não é o Wordle. esta é a quantidade de abas que abri no meu computador de trabalho.
  2. Não é o Wordle, apenas um monte de biscoitos Triscuit.
  3. Não é o Wordle, apenas o meu teste de antígenos. 
  4. Não é o Wordle, é uma sala de aula no Zoom.
  5. Não é o wordle: essa cor fica tão bonita quando o brilho do meu telefone está no modo noturno. 
  6. Não é o wordle, só eu abrindo meus olhos às três da manhã para ver o meu gato sentar no colo olhando para mim.
  7. Não é o Wordle, é apenas a arte de Wicked (o musical).

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile