Nyan Cat, meme que é memória na internet, hoje aposta em NFTs

Um gatinho feito em 8-bits e com uma música ao fundo. O meme do Nyan Cat ficou na memória da internet. Mas a sua história está longe de ter ficado no passado. Surgido em 2011, a arte se reinventou com NFTs e tem uma loja dedicada hoje, com parcerias exclusivas.

Surgimento do Nyan Cat

 O nome “nyan” surgiu depois que a música japonesa “Nyanyanyanyanyanyanya!” apareceu com a imagem do gatinho em forma de animação. “Nyanyan” é a onomatopeia japonesa para o miado de um gato. Apesar de ter sido Chris Torres quem criou a animação, foi a youtuber saraj00n quem criou o vídeo com a música, que logo viralizou e se tornou um clássico na cultura dos memes. 

http://youtu.be/QH2-TGUlwu4

Atualmente, o vídeo original do gatinho soma mais de 198 milhões de visualizações.

Desde então, o meme do Nyan Cat ganhou todo o mundo. Business Insider o colocou na lista dos top vídeos virais de abril de 2011.

Depois do gato, surgiu a versão de cachorro do Nyan Cat, o Fiesta Dog. Igualmente viral, utiliza elementos de design com o arco-íris e é uma versão 8-bits do animal.

Como resultado do buzz em torno do Nyan Cat, ilustradores criaram a sua própria versão do gatinho, utilizando a proposta de ser animado e ter um rastro colorido. Também encontramos diversos sites de Pixel Art na internet que disponibilizam ferramentas para criar o seu próprio gato, com outras cores de rastros, referências ao mundo pop, países e até comidas, especialmente doces (como cookies, s’mores, donuts e afins). Ainda existem de sites com opções de trocar o bichinho por outros, inclusive capivaras, pássaros. A marca visual e ideia do gatinho se transformou em diversas outras criações.

É o caso do Taco Cat, que possui formato diferente, de taco e, ao invés de arco-íris, possui um rastro de bandeira mexicana. Sua imagem é muito comum no Taco Tuesday ou Taco Day:

Meme TacoCat: inspirado no Nyan Cat. Imagem: Reprodução do MakeAGif. Autoria anônima.

A origem da ideia

“Eu fiz rabiscos em uma sala de transmissão ao vivo e queria ideias das pessoas no bate-papo sobre o que desenhar. As pessoas na sala de bate-papo sabiam que eu adorava gatos e sugeriram que eu desenhasse um. O café da manhã desse dia foi uma combinação aleatória de palavras-chave e o vídeo explodiu durante a noite. O design do gato foi baseado no meu velho gato, Marty, que era um azul russo” contou o autor Chris Torres, sobre a criação do Nyan Cat, à Forbes. 

O desenho foi realizado na ferramenta Macro Media Firework da Adobe, que foi descontinuada em 2012.

Viralização e monetização

Nyan Cat teve sua propriedade digital registrada em 2011 para o uso em produtos, jogos e demais reproduções. Anos depois, em 2021, Torres, vendeu o seu meme como um NFT por US $ 590.000 (quase 600 mil dólares).

Em 2022, uma loja virtual disponibiliza  versões em NFTs do Nyan Cat disponíveis para serem comprados em moedas digitais, para que cada um “adote o seu próprio Nyan Cat”.

O futuro dos memes

Em entrevista à Forbes americana, Chris Torres revelou que a principal diferença entre os memes de antigamente e os de hoje é que, há dez anos, os memes costumavam ser mais simples.

“Agora, (os memes) são realmente intrincados. São projetados para espalhar humor e notícias. Hoje em dia, muitas pessoas recebem suas notícias nesse formato. O meme evoluiu para mais uma cultura. As pessoas estão usando-os para espalhar mensagens. Estamos vendo um grande ressurgimento de memes, e agora vemos pessoas agregando valor financeiro nas criações”.

Por outro lado, Torres também acredita que mesmo com a complexidade da atual cultura dos memes (com a sua inserção na economia) ainda haveria espaço para Nyan Cat.

“Se eu tivesse criado isso hoje, ainda acho que seria muito impactante de alguma forma. Todo mundo está sempre procurando um mascote da internet, e Nyan Cat sempre foi um dos principais candidatos. Ainda acho que estaria lá em cima” (falou também em entrevista à Forbes).

Mudanças na internet para os memes

Em entrevista à CNBC, Chris falou sobre dois fenômenos pelos quais o próprio Nyan Cat está passando: a memeconomy e NFTs. A memeconomy é o momento em que os memes se tornaram um modo de cultura e de economia para os criadores. Já os NFTs permitiriam a venda de ativos digitais, protegidos por blockchain, com a propriedade intelectual garantida. Evitariam a reprodução indevida, a exclusividade e trariam ganho para os artistas. Mas, ao mesmo tempo, ele ainda não sabe como os NFTs irão se refletir no meio ambiente, já que teriam alto custo de energia.

Atualmente, a loja oficial do NyanCat possui diversos tipos de gatinhos à disposição, resultado de parcerias com artistas e famosos. Também existem planos de criar cenários para o gato no metaverso. De acordo com Chris, ainda é possível que também tenha uma animação de cartoon do Nyan Cat no futuro, porém é um plano ainda não confirmado.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile