Mercado de luxo e sustentabilidade: cresce consumo de segunda mão

A Farfetch Limited, uma das principais plataformas globais da indústria de luxo, lançou a sua edição 2023 do “Relatório de Tendências de Luxo Consciente”. Este terceiro relatório anual oferece uma visão profunda sobre como os consumidores estão mudando seus hábitos de compra ligados à sustentabilidade, e também destaca as oportunidades e inovações significativas no cenário da indústria do luxo.
Abaixo, seguem alguns dados e tendências do consumo de luxo e moda:
Demanda por produtos conscientes
A demanda global por produtos conscientes continua a crescer, trazendo oportunidades para as marcas: a taxa de conversão de produtos conscientes é 10% maior quando comparada com itens considerados não conscientes.
Além disso, as vendas desses produtos tiveram um crescimento, superando as vendas gerais em 16 pontos percentuais. Em 2021, apenas 16% dos clientes da plataforma compraram pelo menos um item consciente, mas em 2022, esse número aumentou para impressionantes 27%.
Estados Unidos lideram o ranking
Quando se trata de consumidores que adotam práticas conscientes, os Estados Unidos lideram especialmente em compras de segunda mão. Por outro lado, Kuwait e China se destacam com a maior proporção de vendas conscientes, representando 17% do GMV (Volume Bruto de Mercadorias).
Os Emirados Árabes Unidos se destacam por seu impressionante crescimento nas vendas de produtos usados, com um aumento anual de 246% no GMV.
Moda e beleza ligadas à consciência de consumo
O relatório mostra que os consumidores estão cada vez mais em busca de produtos conscientes. Crescem os interesses dos consumidores de moda e beleza no segmento.
Termos de pesquisa relacionados à categoria “Conscious” aumentaram 78% anualmente. No mundo da moda, os principais termos de pesquisa consciente em 2022 incluíram “Linho”, “Vegano” e “Orgânico”. De forma semelhante, no setor de beleza, os principais termos foram “Vegano”, “Limpo” e “Orgânico”.
Itens usados
Produtos usados estão se tornando cada vez mais atraentes para os consumidores de luxo, mas a autenticidade é uma preocupação central. Em 2022, 34% dos entrevistados relataram ter comprado pelo menos um item usado ou vintage, um aumento notável em relação aos 20% de 2021.
Os Private Clients da Farfetch representaram 53% do GMV de produtos usados em 2022, um aumento significativo em relação aos 31% em 2021.
Os clientes premium também estão dispostos a gastar mais, com o preço médio de venda (ASP) dos itens usados adquiridos por eles chegando a US$ 4.626, um aumento de 41% em relação à média da categoria.
Além disso, 78% dos clientes consideram a autenticidade certificada “extremamente importante” ou “muito importante” ao comprar produtos usados.
Economia circular também cresce
Iniciativas de consumo circular (que prolongam a vida útil de produtos de moda) estão ganhando popularidade.
- Quase metade dos clientes da Farfetch participaram de iniciativas de revenda em 2022.
- Em 2022, 46% dos clientes venderam um item de moda, em comparação com 22% em 2021.
- A porcentagem de clientes que doaram um item de moda usado aumentou de 20% em 2021 para 39% em 2022.
- O número de clientes que consertaram um item de moda também cresceu, de 13% em 2021 para 34% em 2022.
Tecnologia Virtual Try-On
A inovação tecnológica está desempenhando um papel importante na sustentabilidade.
A tecnologia Virtual Try-On (VTO) se destacou, proporcionando uma visão de 360 graus das peças de roupa ajustadas ao corpo, reduzindo as taxas de devolução. Quando os clientes usam o VTO, as taxas de devolução de calçados diminuem em 13% e de bolsas em 14% em comparação com quando não utilizam essa ferramenta.
Mudanças no consumo de luxo
Thomas Berry, Diretor Sênior de Negócios Sustentáveis da Farfetch, ressaltou a importância desse relatório:
“Aqui na Farfetch, estamos comprometidos em promover mudanças positivas na indústria do luxo. O relatório de tendências conscientes de luxo deste ano destaca o progresso notável em toda a indústria e as oportunidades significativas para as marcas alinharem-se aos valores dos consumidores, contribuindo para o avanço social e ambiental. Ao adotar a sustentabilidade como imperativo estratégico, as marcas podem não apenas atender à crescente demanda por produtos conscientes e serviços circulares, mas também moldar um futuro mais sustentável e inclusivo para a indústria do luxo.”
Sobre a Farfetch Limited
A Farfetch Limited é uma plataforma global da indústria da moda de luxo, conectando criadores, curadores e consumidores. Fundada em 2007 por José Neves, a empresa começou como um marketplace para boutiques de luxo em todo o mundo. Atualmente, a Farfetch também inclui unidades de negócios adicionais, como a Browns e a Stadium Goods, que oferecem produtos de luxo aos consumidores, além do New Guards Group, uma plataforma para o desenvolvimento de marcas de moda globais. A Farfetch oferece canais voltados para o consumidor e soluções empresariais para o segmento de luxo. Como parte de seus esforços em direção à sustentabilidade, a Farfetch busca atender à crescente demanda por produtos conscientes e serviços circulares, contribuindo para um futuro mais sustentável e inclusivo na indústria.
Mais conteúdos