Descarbonização nas Olimpíadas de Paris 2024

Descarbonização nas Olimpíadas de Paris 2024. Evento está liderando a descarbonização, redução de emissões, parcerias e cria legado sustentável. Imagem: Divulgação.

Descarbonização nas Olimpíadas de Paris 2024. Descubra como as Olimpíadas de Paris 2024 estão liderando o caminho da descarbonização, com insights sobre redução de emissões, parcerias estratégicas e legado sustentável. Este artigo explora as estratégias, parcerias e lições aprendidas ao longo deste desafio, oferecendo um panorama detalhado do que significa descarbonizar um evento de proporções globais. Leia mais sobre o impacto global deste modelo.

A jornada de descarbonização das Olimpíadas de Paris 2024 representa um marco nos grandes eventos esportivos. Com o compromisso de reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa comparadas aos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, o comitê Paris 2024 iniciou uma corrida contra o tempo e a complexidade.

A jornada da Descarbonização nas Olimpíadas de Paris 2024

As Olimpíadas representam um momento de celebração esportiva e também uma oportunidade para demonstrar liderança em sustentabilidade. Desde que Paris venceu a disputa com Los Angeles para sediar os Jogos de 2024, o compromisso com a redução das emissões de carbono se tornou uma prioridade. 

Sob a direção de Georgina Grenon, diretora de sustentabilidade dos Jogos, e sua equipe, Paris 2024 traçou metas ambiciosas e implementou um processo de aprendizado contínuo em direção à descarbonização.

Análise das emissões de carbono

Para entender o impacto ambiental das Olimpíadas, o comitê Paris 2024 dividiu as atividades em três categorias principais: transporte, construção e operações dos jogos. Cada uma dessas áreas contribui para as emissões de carbono, exigindo abordagem e estratégias específicas para redução em cada uma delas.

Segundo Georgina Grenon:

“Estabelecer metas bem definidas foi o primeiro passo. Analisamos o histórico de emissões dos Jogos anteriores e outros grandes eventos esportivos para criar um orçamento de carbono que guiasse nossas ações.”

Transporte sustentável e redução de emissões

Com o transporte representando aproximadamente um terço do impacto de carbono das Olimpíadas, Paris 2024 adotou medidas para mitigar esse impacto.

Uma colaboração com Île-de-France Mobilités garantiu acesso público aos locais de competição via transporte público elétrico e veículos movidos a gás e hidrogênio.

Além disso, criou iniciativas para incentivar o uso de bicicletas e reduzir a frota de veículos foram implementadas, com o compromisso em soluções de mobilidade sustentável.

Construção e infraestrutura sustentáveis

A construção de infraestruturas temporárias representa uma parte significativa da pegada de carbono das Olimpíadas.

Paris 2024 focou em diretrizes de design que priorizam materiais de baixo impacto e podem ser reutilizados após o evento.

Parcerias estratégicas com fornecedores como Lyreco foram fundamentais para garantir que os materiais utilizados fossem reciclados ou reutilizados, contribuindo para um legado sustentável além dos Jogos.

Energia renovável e segurança energética

Uma das maiores inovações de Paris 2024 foi o modelo de fornecimento de energia em três camadas.

Com o apoio de parceiros como EDF e Enedis, os locais dos Jogos terão acesso a uma rede elétrica francesa, predominantemente gerada por energia nuclear e renovável.

Este modelo assegura a confiabilidade energética e reduz significativamente as emissões em comparação com o uso tradicional de geradores a diesel.

Parcerias estratégicas e impacto ecológico

Além de reduzir a pegada de carbono, as Olimpíadas de Paris 2024 enfatizaram a importância de pensar economicamente.

Colaborações com empresas como Coca-Cola reduziram o uso de plásticos descartáveis, promoveram práticas sustentáveis ​​dentro e fora dos eventos esportivos. 

O modelo de sourcing de alimentos, por exemplo, prioriza ingredientes locais e sustentáveis, minimizando o impacto ambiental e promovendo mudanças comportamentais a longo prazo.

Legado sustentável e aprendizados

O legado de sustentabilidade que está sendo construído pretende impactar futuros eventos esportivos e se propõe a inspirar organizações em todo o mundo a adotarem práticas mais sustentáveis. 

O compromisso com a descarbonização vai além de uma exigência ambiental. Pode ser também uma oportunidade para inovação e liderança global de um país ou um evento, como é o caso das Olimpíadas de Paris 2024.

Em outras palavras

As Olimpíadas de Paris 2024 criam um novo padrão para grandes eventos esportivos. Demonstram que é possível combinar excelência esportiva com práticas sustentáveis.  Com uma abordagem estratégica e parcerias colaborativas, o comitê organizador está cumprindo suas metas de redução de carbono e também está criando um legado de sustentabilidade. Paris 2024 pode inspirar um novo caminho para um futuro onde a sustentabilidade faz parte de ainda mais eventos.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile