Zero álcool: cai consumo de álcool, especialmente entre jovens

Teor alcóolico 0%: jovens bebem menos e preferem bebidas zero álcool ou soft drinks

Conteúdo publicado originalmente na newsletter do dataismo em 29 de agosto de 2023. Para assinar,  acesse o Substack.

Apesar de termos visto o aumento do álcool na pandemia, o consumo tem caído nos últimos trimestres. E não é apenas sobre cervejas: tem vinho e até cachaça. Essa news é dedicada a destrinchar o assunto.

No & low alcohol

“No and low alcohol” é uma expressão de língua inglesa com a qual o mundo do vinho e destilados em geral terá que lidar em um futuro não muito distante.

Atualmente, 50% da população adulta do mundo não consome bebidas alcoólicas.

Sejam motivos religiosos, de saúde ou mesmo de gosto, o resultado não muda: há todo um alvo a conquistar. (Affar italiani, site sobre o mercado da Itália. Tradução livre do italiano.)

Não é pouco, mas quem faz esse mercado?

Enquanto os mais velhos bebem mais, os brasileiros mais novos preferem sair durante o dia e bebem menos que os seus pais.

Consumo de álcool: média de consumo por idade no Brasil. Covitel 2022.

Os jovens bebem menos, e a quantidade de doses caiu nos últimos meses:

Consumo de álcool entre jovens cai no Brasil. Covitel 2022.

Fiz os gráficos usando os dados do Relatório Covitel 2022.

Contraponto. Um dado que acho importante trazer é que, apesar de ficar sem álcool ser ‘cool’ (legal/antenado) para 50%, os outros 50% brasileiros que bebem consomem acima das doses saudáveis recomendadas pelo Ministério da Saúde (Relatório completo do Ministério da Saúde 2021).

Cerveja e Brasil

O Brasil é o terceiro maior produtor de cervejas do mundo, atrás da China e Estados Unidos.

Nosso país adotou de vez a versão sem álcool nos últimos dez anos.

Em 2022, cerveja zero superou a marca de 390 milhões de litros, um crescimento de 37% em comparação do mesmo período de 2021 (284 milhões/litro). A produção deve chegar a (quase) 500 milhões de litros em 2023.

(Fonte: Euromonitor International & Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV).

Mais saúde, sem abrir mão do sabor

“No mundo, o segmento [de cervejas sem álcool] movimenta 10 bilhões de dólares, com expectativa de crescer mais um terço nos próximos anos, segundo dados da Worldwide Beer Alliance (WBA). Esse desempenho está relacionado a crescente busca do consumidor por um estilo de vida mais leve, saborosa e equilibrada, os investimentos do setor em inovação e oferta de novos produtos” (Marcio Maciel, Presidente Executivo do Sindicato de Bebidas (SINDICERV)).

No cardápio: beber na academia

Três exemplos de lançamentos que conversam com o público que não curte álcool.

Doktor Brau IPA – Psicot’IPA. 0% álcool.

A marca brasileira Doktor Brau deixa a bebida nas geladeiras na academia. No seu Instagram, diz: “Contém alto teor de consumo consciente”. Ela foi criada por um médico.

Corona Sunbrew. Na imagem: “sunshine anytime. 0.0% alcohol. Source of vitamin D”. Tradução livre: sol a qualquer hora. 0,0% de álcool. Fonte de vitamina D. Imagem: divulgação.

Corona Sunbrew. A primeira cerveja do mundo 0,0% álcool rica em vitamina D.

Heineken 0.0. Na imagem: Brindar sem álcool. Imagem da campanha intitulada “Brindar sem álcool. Agora você pode” (2022).

Heineken 0.0: marca já está presente nos bares e supermercados. Também anunciou que vai investir R$ 80 milhões para ampliar a produção em SP em 2023 (na CNN).

Cachaça sem álcool

Tecnicamente, ela não se chama de cachaça (pois para ser cachaça tradicional ela precisa ter álcool). Mas ela existe sim.

A versão Fogo Santo da Ypióca, por exemplo, existe desde 2016.

Fogo Santo Ypióca. Imagem: Divulgação.

Mais que meme: ‘Pitú Zero’ rende até hoje

A tradicional Pitú já usou o Dia da Mentira 2013 para brincar nas redes. Até hoje, alguém acredita na pegadinha.

A verdade é que não existe Pitú sem álcool (e, provavelmente, nunca existirá). Mas, por alguns momentos daquele ano, a comunidade pituzeira passou mal. Pitú é uma das bebidas de maior teor alcóolico e os pituzeiros amam isso.

Pitú Zero: Dia da Mentira.

A brincadeira aconteceu com o humorista Ítalo Sena, grande fã de Pitú. Um de seus motes é “Onde tem resenha, tem Pitú”.

Pitú Zero: Dia da Mentira.

A reação da comunidade pituzeira pode ser traduzida nessa imagem:

Pitú Zero: Dia da Mentira.

Fora do BR: Europa com menos álcool

O consumo de bebidas alcóolicas na Europa tem caído.

Surge o desafio em suprir aqueles que não bebem álcool, especialmente entre os jovens na região (20 aos 30 anos). É a geração que o vinho tradicional tem dificuldade em atrair.

Infográfico sobre queda de consumo de álcool na Europa. Cresce procura por bebidas zero e soft drinks. Infográfico: dataismo/Juliana Freitas.

Conteúdo publicado originalmente na newsletter do dataismo em 29 de agosto de 2023. Para assinar, acesse o Substack.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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