Pop em 2023: gênero é líder global na música

Pop em 2023: gênero é líder global na música. Foto: Taylor Swift na The Eras Tour. Foto do Instagram Taylor Swift

O pop em 2023 continuou liderando e foi o gênero mais popular do mundo, dentre os mais de 700 gêneros identificados pelos ouvintes. 

A pesquisa, conduzida pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica entre agosto e outubro de 2023 em 26 países, ouviu mais de 43.000 pessoas com idades entre 16 e 64 anos. Os dados foram coletados de forma a representar nacionalmente cada país. A metodologia adotada garantiu uma amostragem robusta e representativa, permitindo uma análise precisa do comportamento dos consumidores de música em escala global.

Além disso, os gêneros e subgêneros locais estão cada vez mais em alta. Segundo pesquisa da IFPI, 57% das pessoas consideram importante acessar música de qualquer lugar do mundo, sendo esse percentual ainda maior (65%) entre os jovens de 16 a 24 anos. Em média, os fãs exploram mais de oito gêneros musicais diferentes.

Música é considerada parte importante na vida das pessoas

A música não é apenas uma forma de entretenimento; também desempenha um papel fundamental na saúde mental e bem-estar. De acordo com os resultados da pesquisa, 71% dos entrevistados afirmam a importância da música em suas vidas, enquanto 78% destacam seu papel na relaxamento e no enfrentamento do estresse. Esse aspecto ressalta a importância da indústria musical não apenas como um negócio lucrativo, mas também como um meio de enriquecer a vida das pessoas e promover seu bem-estar emocional.

Apesar do crescente acesso à música legal por meio de plataformas de streaming e serviços digitais, o uso de música não licenciada ainda é um problema significativo. Cerca de 29% dos entrevistados admitiram recorrer a métodos ilegais para acessar música, destacando a necessidade contínua de conscientização e esforços para combater a pirataria digital.

Mais sobre a pesquisa e a IFPI

A pesquisa “Engaging With Music” da IFPI oferece uma visão abrangente do cenário musical global, destacando o papel central da música pop e a diversidade de preferências dos ouvintes. Ao mesmo tempo, ressalta os desafios enfrentados pela indústria fonográfica, desde a pirataria digital até a adaptação às mudanças nas demandas dos consumidores.

A IFPI, Federação Internacional da Indústria Fonográfica, representa mais de 8.000 gravadoras em todo o mundo. Seu objetivo é promover o valor da música gravada, defender os direitos dos produtores fonográficos e expandir os usos comerciais da música gravada em todo o mundo. Por meio de iniciativas como esta pesquisa, a IFPI busca compreender as tendências do mercado e as preferências dos consumidores, orientando as estratégias da indústria fonográfica para melhor atender às demandas do público.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile