Copa Feminina 2023: logo Fifa Womens World Cup AU NZ. Imagem: Fifa/divulgação.

Copa Feminina 2023: dados e panorama

*Copa Feminina 2023: Esse texto foi publicado originalmente na newsletter dataismo news, para assinar acesse dataismo.substack.com

O futebol feminino existe há bastante tempo, mas foi proibido por decreto durante 38 anos. As mulheres retomaram as atividades a partir de 1970, mas sem muita repercussão ou investimento.

Falar do histórico é fundamental para entender o contexto: isso pq os últimos anos marcaram grandes mudanças delas com a bola. Agora, temos estudos inéditos sobre como as pessoas estão acompanhando a Copa. E também existem mais marcas para observar.

Interesse em assistir a Copa Feminina 2023

Pesquisa mostra que existe interesse da audiência pelos jogos:

  • 72% devem acompanhar aos jogos ao vivo;
  • 47% das pessoas disseram que devem acompanhar a competição;
  • 42% querem assistir ao maior número possível de partidas;
  • 39% devem acompanhar apenas a seleção brasileira (fonte: Terra).

Transmissão de jogos se amplia

Patrocínio e transmissão

Dentre as patrocinadoras dos times, Nike é a recordista. Apoia 13 das 32 seleções, incluindo a brasileira. Adidas fica em segundo lugar e patrocina 10 times (fonte: Poder360).

Canal do Youtube CazéTV transmitirá os jogos, igualmente fez ao futebol masculino ano passado. É a primeira vez que um criador irá transmitir a Copa feminina nesse formato.

Dentre as marcas patrocinadoras das lives do Cazé, temos: Coca-Cola, iFood, Itaú, Latam, Mastercard, Mercado Livre, Mc Donalds, Rexona e Clear.

7 jogos serão transmitidos na TV Globo em tv aberta.

Alguns sites com especiais: GE Esporte | CBF.

Pela primeira vez, algumas empresas liberam para ver jogos

Ação é inédita para a maior parte das empresas. Algumas já fazem isso pela segunda vez. Em geral, a liberação ocorre junto às sugestões trazidas pelos comitês de diversidade. Dentre elas:

  • Bimbo Brasil (Nutrella e Pullman)
  • Grupo CCR
  • Siemens Energy
  • Pague Menos & ExtraFarma
  • AbbVie (2a vez)
  • Boticário (2a vez)
  • Visa (2a vez)
Fonte: Valor.

Futebol Feminino 2023: repercussão na internet

Tendência online: na internet, as buscas do Google Trends por “futebol feminino” atingiram seu recorde nos últimos 5 anos.

O que isso significa em números totais: são mais de 837.1 mil buscas por mês em julho por “futebol feminino” e suas variações.

Fonte: Google Trends e SemRush. Pesquisa por Juliana Freitas/dataismo. Julho de 2023.

Audiência no Instagram

Atualmente, a selecaodefutebolfeminina tem 2.6 milhões no Instagram. O número é baixo se comparado aos veículos de mídia e redes sobre futebol.

Mas o assunto tem ganhado força nos perfis que falam de esportes, o que pode ajudá-lo a crescer. Tais como: CBF (16.6 MM), SporTV (4.8 MM), GE Globo (3.5MM), GloboPlay (2.4 MM), CazéTV (669 mil).

Fonte: Pesquisa por Juliana Freitas/dataismo. Julho de 2023.

Buscas sobre o futebol feminino em 2023

Apesar do interesse ser o maior dos últimos anos, os números da Copa de 2023 ficam longe da Copa de 2022. Por dentro dos termos e o que impulsiona essas buscas.

Copa de futebol feminino tem 20.880 buscas, Copa feminina: 464.670 e futebol feminino: 837.130. Mas “Copa do mundo 2022” teve mais de 107.229.960 de buscas no mesmo período no Brasil.

  1. classificações de campeonato brasileiro de futebol feminino: 90.500 buscas/mês
  2. futebol feminino: 60.500 buscas/mês
  3. jogos de campeonato brasileiro de futebol feminino: 40.500 buscas/mês
  4. seleção brasileira de futebol feminino: 27.100 buscas/mês
  5. classificações de futebol feminino do sport club corinthians paulista: 18.100 buscas/mês
  6. futebol feminino hoje: 14.800 buscas/mês
  7. futebol feminino sport club corinthians: 12.100 buscas/mês
  8. futebol feminino brasil: 9.900 buscas/mês.
  9. futebol feminino corinthians: 9.900
  10. jogos da seleção brasileira de futebol feminino: 9.900

Achei interessante a força que o campeonato brasileiro tem no futebol feminino. Corinthians lidera as buscas mesmo em tempos que a Copa Mundial está em evidência. Parte disso tem relação com a própria proposta do Corinthians de falar do fut feminino, como veremos adiante.

Dados: Pesquisa por Juliana Freitas/dataismo. SemRush, dados de julho de 2023, Brasil. Coleta em julho de 2023.

 Influencers & futebol feminino

Buzzmonitor Influencers mostrou que as mulheres (atletas ou jornalistas), só começam a aparecer a partir da posição 20 na lista sobre o esporte. São elas:

  •  Renata Fan – 2.8 milhões de seguidores no Twitter: a jornalista foi a primeira mulher a comandar uma mesa redonda na TV aberta brasileira, o “Jogo Aberto”.
  • Cristiana Rozeira – 1 milhão de seguidores no Instagram: a maior artilheira do futebol feminino na história dos Jogos Olímpicos.

 Perfis de marcas ou clubes que mais falaram do futebol feminino no último semestre:

  1. Corinthians (Facebook)
  2. Desimpedidos (Youtube), Centauro (Facebook)
  3. São Paulo Futebol Clube (Instagram)
  4. Gol Linhas Aéreas (Facebook)
  5. Clube Atlético Mineiro (Facebook)
  6. Cruzeiro Esporte Clube (Facebook)
  7. TV Palmeiras (Youtube)
Fonte: Pesquisa do BuzzMonitor na Lance. Divulgada no mês da mulher de 2023.

Copa Feminina 2023 e seu futuro: o jogo pode mudar?

Estudo da Centauro em parceria com o Grupo Consumoteca mostrou a relação entre mulheres e futebol:

41% delas afirmaram ter sido incentivadas a praticar esportes durante a infância, em comparação com 63% dos homens.

78% das mulheres pretendem acompanhar os Jogos de Paris 2024, um aumento significativo em relação aos 29% que falaram o mesmo sobre a Olimpíada de Tóquio, realizada em 2021 (li no Máquina do Esporte).

Ainda estamos no primeiro ano para marcas, pesquisas e algumas transmissões. Esse ano parece ser o maior de todos, no entanto, ainda é baixo se comparado a outros eventos esportivos. Será que, no futuro, o Brasil consegue melhorar esse jogo?

*Esse texto foi publicado originalmente na newsletter dataismo news, para assinar acesse dataismo.substack.com

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TikTok na América do Sul: dados de 2022 e 2023

Em 2022, o TikTok atingiu mais de 100 milhões de contas na América do Sul. Apesar do alto número, Instagram e Facebook ainda são as plataformas mais usadas na região.

Além desse dado, outro número chama a atenção: os brasileiros passam 20h/semana no TikTok (Fonte: pesquisa “Transformação Digital na América Latina” (Atlântico)). Com o perfil de usarem diversas redes sociais e aderir às novidades, os usuários do Brasil costumam ter rápida e massiva adoção e novas redes.

Vídeos: audiência no Brasil do Youtube e Kwai

Youtube continua a maior plataforma de vídeos no Brasil. Possui cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, conforme o ranking Alexa (Cuponation 2022). Mas quando a comparação é sobre a concorrência mais direta, é o Kwai aparece no ranking.

Enquanto o TikTok tem como alvo os mais ricos audiências, outro rival chinês, Kwai, visa trabalhadores de colarinho azul e populações de baixa renda, uma estratégia que lhe permitiu ser viral nos últimos anos. (Fonte: pesquisa”Transformação Digital na América Latina” (Atlântico)).

América do Sul e redes sociais

Mas outros países além do Brasil têm potencial, como é o caso do México. A penetração é mais alta entre os usuários mexicanos do que em qualquer outro país da região. Nesse caso, o Brasil viria apenas em segundo lugar e a Argentina seria a terceira. E, olhando o cenário macroeconômico, temos também que:

Apesar da desvalorização no setor de tecnologia globalmente, o caso da tecnologia em América Latina permanece inalterada. A região mostra um enorme potencial quando se trata de aumentar a tecnologia penetração e resolução de problemas regionais, atraindo os melhores talentos locais. A história mostra que as empresas financiadas durante as recessões do mercado tendem para IPO a uma taxa mais alta do que aqueles financiados em mercados de alta (Atlântico).

Nesse cenário, a região é uma das que têm maior potencial no mundo, tanto no Brasil quanto em outros países.

A América Latina se tornou a região que mais cresce para o TikTok no mundo, especialmente em 2020, quando ultrapassou o Twitter e o Snapchat e se tornou a terceira maior rede social da região. Em 2021, havia cerca de 120,7 milhões de usuários do TikTok na América Latina e o aplicativo de vídeo social deve aumentar seu tamanho de público em relação a 2019 em seis vezes em 2023 (statista).

Nos últimos meses, aumentou o número de parcerias (uma delas é com a Warner Music), promoveu aproximação com anunciantes por meio de eventos do TikTok for Business e tem ampliado os seus projetos com influenciadores – o que pode acelerar ainda mais essas projeções.

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Filme da Barbie: dados e recordes

Filme da Barbie 2023: uma nova fase cor-de-rosa

Em 20 de julho de 2023, a Barbie ganhou vida nas telonas, dessa vez em live-action. O filme conta a história de uma jovem mulher que descobre que ela e sua família são na verdade bonecas. Com uma narrativa que envolve brincadeiras e referências diretas ao universo da boneca, tem a proposta de encantar crianças e adultos, resgatando o encanto e a magia da marca.

(Abaixo escrevo um pouco sobre a Barbie e o filme | as projeções e investimento | e os resultados das três primeiras semanas. Ao final, acrescento também a curadoria de algumas ações realizadas com marcas para divulgar o filme).

Marca e filme: a construção da marca Barbie e seu impacto nas vendas

Desde o seu surgimento em 1959, a Barbie tem conquistado os corações de crianças e adultos ao redor do mundo. Com uma infinidade de roupas e acessórios, ela se tornou um ícone do universo dos brinquedos. 

Ao longo dos anos, a marca Barbie construiu sua imagem e consolidou-se como referência em bonecas, alcançando vendas impressionantes. 

Nos últimos anos, a marca/boneca tem se reinventado e tentando conquistar novos cenários. E parece que suas estratégias têm funcionado. A Barbie demonstrou sua força em meio à pandemia, que foi o seu melhor ano de vendas desde 2014, superando expectativas e reafirmando sua posição de destaque no mercado. Em 2020, as vendas atingiram US$1,35 bilhão. 

Previsão: o investimento do filme foi alto, assim como esteve a expectativa dos fãs

O lançamento do filme da Barbie envolveu grande investimento, o que refletiu a confiança da indústria cinematográfica na marca. A atriz Margot Robbie é a responsável por dar vida à famosa boneca. O filme é uma oportunidade valiosa para fortalecer a marca e impulsionar as vendas de brinquedos, fazendo com que crianças e colecionadores se sintam ainda mais conectados com a boneca icônica.

O filme tinha previsão de arrecadar entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões em seu fim de semana de estreia de acordo com o Hollywood Reporter. Warner Bros diminuiu um pouco esse valor, e espera US$ 60 milhões. O investimento total no filme, por sua vez, já movimentou mais de US$ 100 milhões.

Resultados do filme da Barbie: 1 bilhão e recordes nos primeiros dias

“Acho que disse a eles que renderia um bilhão de dólares, o que talvez eu tenha exagerado, mas tínhamos um filme para fazer, ok?!”. Isso foi parte do argumento de Margot Robbie para fazer o filme da Barbie e, ao que parece, ela não estava exagerando.” conta o artigo do Yahoo!.

O filme alcançou o faturamento de 1 bilhão de dólares no mundo. A diretora Greta Gerwig é a 29a pessoa que alcança o número, e é a primeira diretora mulher a alcançar a marca.

De acordo com o G1, ‘Barbie’ teve o segundo maior público no cinema deste 2014 e atraiu quase 1,2 milhão de pessoas aos cinemas na quinta-feira (20). Até então, as estreias de filmes no Brasil eram feitas nas sextas-feira (aqui).

*(Dados atualizados em agosto de 2023).

O consumo da Barbie no Brasil e no mundo

No Brasil, a Barbie é uma das bonecas mais populares e queridas. 

Os dados mostram que o consumo de brinquedos no país é significativo, e a Barbie desempenha um papel importante nesse cenário. Seu sucesso transcende gerações, conquistando tanto as crianças quanto os adultos que cresceram com a boneca.

No mundo, a Barbie alcançou números impressionantes, com vendas acumuladas que ultrapassam um bilhão de unidades, consolidando-se como uma das maiores marcas da indústria de brinquedos.

Barbie além dos brinquedos

O universo da Barbie se estende para outras áreas, como a moda, decoração, entre outros, seja criando colaborações com marcas ou recriando as experiências do universo da Barbie. Alguns exemplos foram a C&A, AirBnB e Mattel (com a Barbie Dream House).

C&A + Barbie

A marca C&A lançou uma coleção em parceria com a Barbie, trazendo peças que resgatam o estilo e a essência da boneca. Além disso, camisetas inspiradas na Barbie tornaram-se itens cobiçados pelos fãs, demonstrando a força da marca e sua capacidade de se reinventar constantemente.

 

AirBnb + Casa da Barbie

Mas a Barbie não se limita apenas a parcerias com a indústria da moda. A marca tem se envolvido em ações conjuntas com outras empresas, como o Airbnb, para criar experiências para os fãs. A casa da Barbie evoluiu de um brinquedo para uma imersão na vida real: a casa da Barbie em Malibu.

Por meio de uma parceria com o Airbnb, a mansão da Barbie foi transformada em um espaço disponível para pernoites, permitindo que os fãs mergulhassem completamente no universo cor-de-rosa da boneca mais famosa do mundo. Essa iniciativa exemplifica a estratégia da marca Barbie em conectar-se com seu público-alvo por meio de vivências tangíveis, trazendo à vida os sonhos e fantasias que a boneca sempre buscou trazer. 

Exposição Barbie DreamHouse

A casa da Barbie é um dos brinquedos mais desejados da boneca. Essa experiência foi recriada em tamanho real na exposição imersiva Barbie DreamHouse: The Experience. A casa, criada pela fabricante Mattel, é equipada com diversos cômodos, móveis e acessórios em tamanho real ou expandido para que as pessoas interajam com o cenário.

Barbie em 2023: o BarbieCore veio
Sobre tendências e relevância contínua

A Barbie continua sendo uma marca relevante e atual em 2023. Ela une tendências e se reinventa para atrair novos públicos. A trend chamada de “BarbieCore” trouxe de volta a popularidade do rosa na moda, fazendo referência ao icônico cor-de-rosa associado à boneca. O termo “BarbieCore” surgiu nas ruas e na internet, e a própria Barbie aproveitou essa oportunidade lançando diversos produtos com sua cor característica e a palavra “barbiecore”. Agora, essa tendência é oficialmente adotada pela marca, estampando camisetas e outras peças, trazendo de volta para casa a influência da moda que sempre esteve presente.

Somado à isso, seu filme, suas colaborações e suas ações de divulgação demonstram a capacidade da marca de se adaptar e se reciclar constantemente, mantendo-se referência em branding e consumo. Aparentemente, se você tem uma marca forte, você pode mesmo vender (quase) qualquer coisa. No caso da Barbie, de exposição à hospedagem. (Será que o filme também será uma boa aposta de roteiro?)

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Dia dos Namorados 2023: consumo, produtos e tendências

Dia dos Namorados 2023 garantiu um bom momento de vendas para pequenos e médios empreendedores, e essa fatia de mercado tem crescido a cada ano.

Com base nos dados da plataforma Nuvemshop, as PMEs alcançaram R$194 milhões em vendas online, um aumento de 20% comparado a R$161,5 milhões de 2022.

Destaques no Dia dos Namorados em 2023 para PMEs

A análise compara vendas entre final de maio e início de junho de 2022 e 2023, com 100 mil lojistas brasileiros na Nuvemshop:

  • Os setores de destaque em 2023 foram Moda (R$ 71 milhões), Saúde & Beleza (R$ 16 milhões) e Acessórios (R$ 13 milhões). 
  • Os setores que mais cresceram foram: joias (+81%) e Casa & Jardim (+76%).
  • O ticket médio foi R$248,10. 
  • No período, 3 milhões itens foram vendidos. 
  • Itens mais vendidos: vestidos, perfumes, óculos e bonés.

“Observamos que os empreendedores se desprenderam das campanhas tradicionais, que focam mais no apelo estético dos produtos, normalmente utilizando banners no site e conteúdo para as redes sociais focado em casais e no romantismo da data.

 Agora, observamos que os lojistas complementam esses conteúdos com outras ações efetivas, como sugestão de combos de produtos para presente, brindes, descontos, entrega rápida e embalagens chamativas. Assim, os empreendedores oferecem uma experiência de compra positiva desde o site até o ‘unboxing’ em casa”, explica Guilherme Arantes, Head of Sales & Customer Service da NuvemShop.

De acordo com o levantamento, pequenos e médios empreendedores fizeram campanhas do Dia dos Namorados que não focam no apelo estético dos produtos. Isso difere das campanhas de grandes empresas e da mídia tradicional.

Cenário anual do Dia dos Namorados

O Sebrae aponta que O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante do ano, atrás apenas do faturamento do Natal e do Dia das Mães.

Mais da metade dos casais presenteia na data, o que é uma grande oportunidade para comerciantes.

Dentre os produtos que aparecem anualmente nas listas de compras, estão os chocolates, flores, itens de moda, beleza e saúde. 

Outro setor que cresce é o comércio de sex shops, uma oportunidade para diferenciar os presentes no Dia dos Namorados. A procura por produtos eróticos cresce a cada ano no Brasil.

“Além da procura por restaurantes e programas românticos, a busca por presentes diferentes e que levam novidade à relação também cresce cada vez mais entre os brasileiros. Além das tradicionais flores e dos cosméticos, um dos setores com maior produtividade é o de artigos eróticos, comercializados em sex shops.” (Sebrae, 2019).

Fontes para esse artigo: Dados da Nuvemshop, Linkedin Nuvemshop e informações divulgadas na imprensa. Artigos e dados publicados no Sebrae em 2019, 2022 e 2023.

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