Maratona Sandman: Neil Gaiman e algoritmos da Netflix
Maratona Sandman: a série pode não ser renovada para a segunda temporada. O criador Neil Gaiman pede à audiência para assistir e maratonar. Também comenta sobre os requisitos para renovação na Netflix. Um pouco do cenário, quais são as métricas dessas maratonas e os investimentos financeiros da plataforma para a série.
Recentemente, o algoritmo da maratona da Netflix foi citado pelo autor Neil Gaiman como fator importante para continuar Sandman.
Neil Gaiman explica a importância do algoritmo para a série
Quando perguntado pelos fãs sobre a renovação da série Sandman, ele explicou que o lançamento da segunda temporada da série depende de números de audiência da Netflix.
Segundo Gaiman, a plataforma de streaming tem a métrica de horas assistidas como fator importante para considerar a renovação. Em tradução livre:
Um fã escreveu (em 21 de agosto): “Neil está mais do que à altura das expectativas, obrigado. Com toda a conversa sobre ser um programa top no streaming nas últimas 2 ou mais semanas, não entendo por que a segunda temporada é uma pergunta.”
“Porque Sandman é um show muito caro. E para a Netflix liberar o dinheiro para nos permitir fazer outra temporada, temos que ter um desempenho incrivelmente bom. Então sim, nós fomos o melhor show do mundo nas últimas duas semanas. Isso ainda pode não ser suficiente”, respondeu Neil Gaiman.
Because Sandman is a really expensive show. And for Netflix to release the money to let us make another season we have to perform incredibly well. So yes, we've been the top show in the world for the last two weeks. That still may not be enough. https://t.co/m7VusGL2rW
— Neil Gaiman (@neilhimself) August 21, 2022
Em busca das métricas da maratona
De acordo com Neil Gaiman, o algoritmo do streaming identifica ser maratonável (o consumo consecutivo) como um fator de sucesso e renovação das séries.
A Netflix mede suas visualizações analisando o número total de horas que os assinantes passaram assistindo a um título específico (“maratonando”). Nesse contexto, duas métricas podem ser consideradas para a avaliação: o total de horas assistidas (‘total millions de horas”) e a taxa de conclusão no período (que pode ser considerada como a taxa de finalização da temporada. Para vídeos únicos, é chamada de VCR ou “video completion rate”, que corresponde à média que os vídeos ou a maratona é completada) pelo tempo.
O desafio de Sandman
A série é considerada uma narrativa mais lenta, e é vista pelos consumidores em outro ritmo.
Apesar de ter conquistado boas avaliações, com 86% críticas positivas Rotten Tomatoes, não segue a regra de outras séries de comédia, reality shows e demais formatos, que costumam ser maratonados.
Sandman possui a construção de um universo novo, conquistando uma audiência que pode sair do padrão de assistir vários episódios consecutivos.
Pedidos do autor para assistir a série
Em um tweet, Gaiman pede a seus seguidores que terminem de assistir ao programa, pois a Netflix leva em alta consideração para pensar em renovar para mais uma temporada.
Um fã escreveu: “Esticamos propositalmente para que dure mais. Parece mais popular se assistirmos tudo de uma vez?”
Gaiman: “Faz, sim. Porque eles estão olhando para “taxas de conclusão”. Então, as pessoas que assistem no seu próprio ritmo não aparecem”.
It does, yes. Because they are looking at "completion rates". So people watching it at their own pace don't show up. https://t.co/62kdhvHoIC
— Neil Gaiman (@neilhimself) August 21, 2022
Reflexões sobre maratonas (e diferentes audiências)
Algumas pessoas nas redes sociais têm questionado sobre essas métricas de streaming.
Em um mundo com cada vez mais maratonas e conteúdos rápidos, será que existe espaço para séries mais lentas nas grandes plataformas? (Uma maratona Sandman seria necessária, apesar da produção ser de ritmo diferente?).
Caso não haja espaço para pessoas que não curtem maratonas para Sandman (ou de outras séries) elas ficariam sem esse tipo de conteúdo para assistir? São várias questões que Neil Gaiman abre, quando investigamos consumo e audiências.
Investimento e continuidade
Até o momento, a Netflix fez um investimento alto em Sandman e também realizou diversas campanhas de divulgação.
O portal Deadline informou que são mais de 15 milhões de dólares por episódio para a primeira temporada de Sandman. Com 11 episódios, isso significa que uma temporada custa, em média, 165 milhões de dólares para ser produzida. O número não inclui o investimento em marketing, o que significa que o total investido pode ser bem maior.
(Mas isso seria o suficiente para que Sandman continue? Ou séries que fogem do padrão de maratona? São várias questões.)