Mais que meme: Nazaré Confusa e Renata Sorrah

Mais que meme: Nazaré Confusa é conhecido mundialmente. Sucesso que a atriz Renata Sorrah também aproveitou após a novela Senhora do Destino. Imagem: Divulgação/Memes da Internet.

O meme Nazaré Confusa surgiu na novela Senhora do Destino da Rede Globo. que estreou em 28 de junho de 2004. A cena que viralizou é da Nazaré pensando e calculando.

Mas também existem outras cenas que viraram meme, como a personagem com uma tesoura ou atirando pessoas da escada. Dentre todos eles, o meme Nazaré Confusa foi o de maior sucesso e virou hit mundial. Logo a atriz Renata Sorrah foi reconhecida por meio dele, e aproveitou para aparecer em programas de humor e usar como estratégia de viralização na sua estreia no Instagram. Não só na estreia, mas também durante a reexibição, o meme “quebrou a internet” em 2017 e em 2020 quando a novela foi reprisada.

Mais que meme: Nazaré Confusa é conhecido mundialmente. Sucesso que a atriz Renata Sorrah também aproveitou após a novela Senhora do Destino. Imagem: Divulgação/Memes da Internet.

Sobre a novela e a personagem que originou o meme

Nazaré foi uma vilã que teve muito sucesso junto da audiência durante a exibição da novela. E o sucesso da produção também se repetiu quando foi ao ar no Vale a Pena Ver de Novo na Globo.

A personagem Nazaré já roubou uma criança (e sua foto carregando um bebê também se tornou um novo meme). Lnçava os seus inimigos do topo da escada e assassinou pessoas ao longo da trama. Ainda matou o próprio marido para conseguir a herança. Também ameaçava outros personagens com uma tesoura, em cenas que se tornaram mais memes na internet.

“A Nazaré se achava a melhor de todas, a gostosa, a maravilhosa. Quanto mais velha, melhor. As mulheres adoravam, porque isso colocava a autoestima delas para cima.” (disse a atriz Renata Sorrah ao site Memória Globo).

A relação da atriz Renata Sorrah com o meme Nazaré Confusa

A atriz Renata Sorrah revelou que se diverte com o viral.

“É uma loucura, a gente não controla isso. Eu recebo montagens e versões do meme de amigos que moram fora, em vários idiomas diferentes. A Nazaré não me pertence mais, é do mundo!”.

Renata Sorrah já fez uma aparição no programa Zorra Total em 2020, também da Globo, quando brincou sobre a Nazaré Confusa. Ela ligou para o elenco para avisar que era a dona dos stickers (figurinhas) que são enviados no WhatsApp.

Ela foi inclusive reconhecida na rua com meme:

Passei num bar de jovens, que falaram “olha lá, a mulher dos memes”. Não era nem “a atriz” (risos)… Mas acho interessante, os memes da Nazaré foram transformadores para mim. “Nazaré amarga” tem 8 milhões de seguidores! Entrei logo no Instagram com meme da Nazaré para bombar com os fãs. E o público é delicado comigo. Sabe das minhas posições políticas e nunca me atacou. Estava na porta do Municipal no “Ele não”. Todo dia é uma luta. É o índio, a árvore… (entrevista ao Jornal O Globo)

Sobre aparecer e fazer personagens depois de 50 anos de carreira:

Essa é uma profissão generosa (atriz). Se você é boa, ela te acompanha. Diferentemente de uma secretária que, depois dos 50, ninguém mais quer. Claro que há menos papéis excelentes de avós e bisavós. Atrizes, à medida em que ficam mais velhas, são insubstituíveis, trazem história. Fernandona, Marieta, são elas ali. Isso é lindo. Já vi a Meryl Streep reclamar disso, mas ela não para de trabalhar (risos)! Desde que fiz Nazaré, não parei. Acho que hoje há a vontade de ver as mulheres como são, sem ficar no sonho americano plastificado (em entrevista ao Jornal O Globo).

O meme Nazaré Confusa foi o primeiro post da atriz no Instagram

Entrei logo no Instagram com meme da Nazaré para bombar com os fãs. E o público é delicado comigo. Sabe das minhas posições políticas e nunca me atacou. Estava na porta do Municipal no “Ele não”. Todo dia é uma luta. É o índio, a árvore… (contou ao Jornal O Globo).

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile