Dia dos Namorados 2023: consumo, produtos e tendências

Dia dos Namorados 2023: consumo na data e destaques para pequenos e médios empreendedores.

Dia dos Namorados 2023 garantiu um bom momento de vendas para pequenos e médios empreendedores, e essa fatia de mercado tem crescido a cada ano.

Com base nos dados da plataforma Nuvemshop, as PMEs alcançaram R$194 milhões em vendas online, um aumento de 20% comparado a R$161,5 milhões de 2022.

Destaques no Dia dos Namorados em 2023 para PMEs

A análise compara vendas entre final de maio e início de junho de 2022 e 2023, com 100 mil lojistas brasileiros na Nuvemshop:

  • Os setores de destaque em 2023 foram Moda (R$ 71 milhões), Saúde & Beleza (R$ 16 milhões) e Acessórios (R$ 13 milhões). 
  • Os setores que mais cresceram foram: joias (+81%) e Casa & Jardim (+76%).
  • O ticket médio foi R$248,10. 
  • No período, 3 milhões itens foram vendidos. 
  • Itens mais vendidos: vestidos, perfumes, óculos e bonés.

“Observamos que os empreendedores se desprenderam das campanhas tradicionais, que focam mais no apelo estético dos produtos, normalmente utilizando banners no site e conteúdo para as redes sociais focado em casais e no romantismo da data.

 Agora, observamos que os lojistas complementam esses conteúdos com outras ações efetivas, como sugestão de combos de produtos para presente, brindes, descontos, entrega rápida e embalagens chamativas. Assim, os empreendedores oferecem uma experiência de compra positiva desde o site até o ‘unboxing’ em casa”, explica Guilherme Arantes, Head of Sales & Customer Service da NuvemShop.

De acordo com o levantamento, pequenos e médios empreendedores fizeram campanhas do Dia dos Namorados que não focam no apelo estético dos produtos. Isso difere das campanhas de grandes empresas e da mídia tradicional.

Cenário anual do Dia dos Namorados

O Sebrae aponta que O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante do ano, atrás apenas do faturamento do Natal e do Dia das Mães.

Mais da metade dos casais presenteia na data, o que é uma grande oportunidade para comerciantes.

Dentre os produtos que aparecem anualmente nas listas de compras, estão os chocolates, flores, itens de moda, beleza e saúde. 

Outro setor que cresce é o comércio de sex shops, uma oportunidade para diferenciar os presentes no Dia dos Namorados. A procura por produtos eróticos cresce a cada ano no Brasil.

“Além da procura por restaurantes e programas românticos, a busca por presentes diferentes e que levam novidade à relação também cresce cada vez mais entre os brasileiros. Além das tradicionais flores e dos cosméticos, um dos setores com maior produtividade é o de artigos eróticos, comercializados em sex shops.” (Sebrae, 2019).

Fontes para esse artigo: Dados da Nuvemshop, Linkedin Nuvemshop e informações divulgadas na imprensa. Artigos e dados publicados no Sebrae em 2019, 2022 e 2023.

Mais conteúdos

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile