Data Must Speak: desvendando dados para a educação

Data Must Speak: desvendando dados para a educação

Data Musk Speak é uma iniciativa de pesquisa lançada em 2014 que visa melhorar a qualidade e a equidade da educação por meio de uma melhor utilização dos dados. Implementada em 14 países, usa uma abordagem de métodos mistos, incluindo análise quantitativa de dados administrativos e coleta qualitativa de dados por meio de questionários, entrevistas e observações em sala de aula/escola.

O projeto Data Must Speak Brasil, em colaboração com o Ministério da Educação, ocorre no Maranhão, um estado que enfrenta desafios educacionais. Ao analisar dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar, explora vários fatores associados ao desempenho.

A pesquisa usa regressões lineares para analisar as correlações entre esses fatores e o desempenho escolar, considerando os dados em nível de aluno e de escola.

As descobertas são usadas em políticas, destacando áreas para melhoria, como abordar as taxas de repetição, apoiar os alunos em aulas noturnas e reduzir as desigualdades no desempenho.

Data Musk Speak em detalhes:

Metodologia

O DMS emprega uma abordagem de métodos mistos, combinando técnicas quantitativas e qualitativas de coleta e análise de dados.

  1. Análise quantitativa:
    • Utiliza conjuntos de dados administrativos existentes, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Censo Escolar, para analisar os fatores associados ao desempenho dos alunos.
    • Utiliza regressões lineares para examinar as relações entre vários fatores (características do aluno, características da escola, características do professor e do diretor) e o desempenho escolar.
    • Realiza análises em nível de aluno (usando pontuações individuais de alunos) e em nível de escola (usando indicadores agregados).
  2. Coleta de dados qualitativos:
    • Emprega questionários, entrevistas e observações em sala de aula/escola para coletar dados qualitativos.
    • Esses dados qualitativos complementam a análise quantitativa, fornecendo uma compreensão mais detalhada dos fatores que contribuem para o desvio positivo nas escolas.

Principais descobertas

  • Tempo na escola: Existe uma correlação positiva entre o tempo médio gasto na escola e o desempenho individual do aluno.
  • Taxas de repetição: O Maranhão tem altas taxas de repetição, mas repetir uma série não parece ser uma forma eficaz de lidar com as lacunas de aprendizagem.
  • Aulas noturnas: os alunos das aulas noturnas têm um desempenho significativamente pior, mesmo após controlar os fatores socioeconômicos.
  • Desigualdades: desigualdades significativas no desempenho educacional estão relacionadas ao gênero, raça/cor e histórico socioeconômico.
  • Declínio da aprendizagem: a porcentagem de alunos com nível adequado de aprendizagem diminui à medida que os alunos progridem no sistema educacional.

Países DMS

A pesquisa DMS está atualmente implementada em 14 países:

  • Brasil
  • Burkina Faso
  • Chade
  • Costa do Marfim
  • Etiópia
  • Gana
  • República Democrática Popular do Laos
  • Madagascar
  • Mali
  • Nepal
  • Níger
  • República Unida da Tanzânia
  • Togo
  • Zâmbia

 

Baixe o relatório completo aqui.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile