Coca Cola Starlight: a inovação que veio do espaço

Coca-Cola Starlight. Sabor inédito com “inspiração no Espaço Sideral”. Lançada dia 21 de fevereiro de 2022 na América do Norte, Europa e Ásia. Imagem: Divulgação/Coca-Cola.

A Coca-Cola lança Coca-Cola Starlight, um sabor inédito com “inspiração no Espaço Sideral”. Ação faz parte do centro de inovação da marca e aproxima-se do universo de tecnologia, games e da música com a cantora Ava Max.

A proposta da nova bebida também está ligada ao marketing integrado entre realidade e simulação, produtos e a bebida. De acordo com a Coca Cola Company:

Starlight busca trazer um “sabor que veio do espaço”, diferenciado e de uma cor avermelhada, juntando a inovação do líquido com outras ações de tecnologia criadas pela Coca-Cola. Une realidade virtual, busca encontrar novos públicos na geração Z (nascidos a partir de 1995) e integra plataformas de vídeos do momento, como o Tik Tok.

A bebida foi lançada em fevereiro de 2022 na América do Norte, Europa e Ásia e por enquanto não será lançada no Brasil. A Coca-Cola Starlight e a Coca-Cola Starlight Zero Sugar estarão disponíveis por tempo limitado em garrafas e latas. Ainda nesse ano, a Coca-Cola apresentará outras edições limitadas da Coca-Cola Creations com inovações e colaborações exclusivas.

Mais sobre a Starlight: história com o espaço, conceito da bebida, conceitos da campanha, cantora Ava Max e a cultura da experiência.

A história da Coca-Cola com o espaço

De acordo com a marca, essa inovação está presente do DNA da Coca-Cola e a bebida já estava ligada ao universo pois foi um dos primeiros refrigerantes a serem bebidos no espaço. 

Em 1985, a Coca-Cola foi um dos primeiros refrigerantes consumidos no espaço sideral, quando os astronautas a bordo do Space Shuttle Challenger beberam da Coca-Cola Space Can.

Agora, mais de 36 anos depois, a marca está trazendo a magia do espaço sideral para a Terra por um tempo limitado através do lançamento de um sabor intergaláctico e galáxia de experiências digitais imersivas de outro mundo.

A Coca-Cola Starlight chega este mês nos Estados Unidos como a primeira oferta de edição limitada da Coca-Cola Creations, que saciará a sede de descoberta da Geração Z por meio de uma série de bebidas e designs de embalagens inesperados, expressões culturalmente relevantes e colaborações criativas. Inspirada nas infinitas possibilidades do espaço, a Coca-Cola Starlight combina o sabor característico da Coca-Cola com toques inesperados, incluindo um tom avermelhado e uma sensação de sabor refrescante evocando a sensação de uma viagem ao espaço.

O conceito da bebida

Coca-Cola Starlight. Sabor inédito com “inspiração no Espaço Sideral”. Lançada na América do Norte, Europa e Ásia. Imagem: Divulgação/Coca-Cola.

“Tudo começou nos perguntando como poderíamos trazer a magia e o mistério do cosmos à vida, gole por gole, de uma maneira essencialmente Coca-Cola. Nós nos propusemos a tornar o intangível, tangível.”  O design da embalagem Coca-Cola Starlight apresenta um campo estelar e gradiente evocando uma sensação nebular que complementa o líquido e ondula e refrata enquanto interage com a luz.

Criando o “gosto de espaço”

Uma equipe global que abrange P&D, design, marketing e tecnologia colaborou e trouxe o conceito Coca-Cola Starlight da concepção ao lançamento em menos de um ano. Eles receberam liberdade para experimentar e operar em um cronograma de projeto não linear.

“Esta é uma equipe hiperconectada de realizadores e criadores – incluindo nossos parceiros de agência – que arregaçaram as mangas e demonstraram o verdadeiro poder da cocriação”, disse Josh Schwarber, diretor sênior de design digital da The Coca-Cola Company. “

“Tínhamos casas de sabores trabalhando com agências de design e cientistas trabalhando com criativos. Começamos essa jornada sem saber exatamente onde terminaria, e tudo bem, porque queríamos nos esforçar para fazer as coisas de maneira diferente, iterar e inovar com velocidade.”

O design da Starlight

O design da embalagem Coca-Cola Starlight apresenta um campo estelar e gradiente evocando uma sensação nebular que complementa o líquido e ondula e refrata enquanto interage com a luz.

Conceito das campanhas da Coca Cola Starlight

Inspirada pela “cultura do drop” e alimentada pelo amor dos consumidores por música, jogos e esportes, a série de inovações “surpresa e prazer” envolverá os consumidores de maneiras únicas. “Com a Coca-Cola Creations, nos demos licença para jogar”, disse Schwarber.

“O produto estará sempre na frente e no centro, mas estamos construindo narrativas multissensoriais e experiências imersivas em torno de cada uma dessas criações.”

A Coca‑Cola Creations foi desenvolvida sob a plataforma da marca “Real Magic”, lançada no final de 2021.

“‘Real Magic’ é mais do que uma campanha – é uma filosofia de como queremos engajar e construir conexão com nossos fãs”, disse Vlad.

“Cada capítulo dá vida a isso – desde experimentar no metaverso com NFTs, fazer parceria com Khalid em nosso primeiro desafio Tik-Tok, nosso trabalho em torno do ponto de paixão dos jogos, Coca-Cola Creations e Coca-Cola Starlight.

Ava Max = unindo tech + a geração Z

Ava Max e Coca Cola Starlight: campanha tem cantora em experiência de realidade virtual de novo produto

Ela é uma das cantoras americanas de maior sucesso da atualidade, com muitos fãs entre a geração Z e suas músicas são utilizadas para diversos desafios em vídeos. E também já marcou outros eventos de sucesso com a tecnologia.

Ava Max foi uma das primeiras cantoras a trabalhar com o jogo Roblox (em 2020) para realizar uma festa de lançamento do seu álbum. Juntou uma audiência de aproximadamente 1.2 milhões de fãs simultâneos dentro do jogo para ver o seu show. O lançamento em conjunto com a Coca-cola é uma oportunidade para Ava ampliar a sua base de fãs e a Coca, entre os fãs da cantora.

‘Concerto em uma Coca-Cola’ com Ava Max: Uma campanha de marketing digital promoverá a Coca-Cola Starlight, ancorada por uma parceria com a popstar global Ava Max.

Uma experiência de realidade aumentada (AR) “Concerto na Coca-Cola” acessada via www.cocacola.com/creations e digitalizando uma lata ou garrafa de Coca-Cola Starlight apresenta Max tocando três de seus maiores sucessos – “Kings & Queens”, “Sweet But Psycho” e “EveryTime I Cry” – cercados por um líquido vermelho e iluminação gradiente. “Nós amamos a criatividade de Ava”, disse Vlad.

“Ela é ousada e brilhante, e incorpora a experimentação que esperamos adotar por meio da Coca-Cola Creations. E o fato de ser uma amante da Coca-Cola e do espaço fez dela um encaixe natural.”

Ava Max e Coca Cola Starlight: campanha tem cantora em experiência de realidade virtual de novo produto

 

Tudo isso criando a cultura da experiência

Coca une jogos, música e de produtos associados ao universo Starlight, como roupas, tênis e acessórios de moda urbana.

Todo o conteúdo será hospedado por meio de uma experiência móvel da Coca‑Cola Creations, onde os fãs podem descobrir as infinitas possibilidades do universo Coca‑Cola Starlight por meio de filtros do Instagram, experiências ASMR e muito mais. No mundo real, as colaborações com designers de moda como a marca de streetwear Staple ajudarão a dar vida à Coca-Cola Starlight.

*Entre aspas, as informações oficiais da The Coca-Cola Company em tradução livre para pt-br.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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