Case de marketing: Duolingo e House of the Dragon (HBO)

Duolingo disponibiliza idioma da série House of the Dragon, Alto Valyriano. Na imagem, o mascote Duo da marca senta no trono de ferro, em referência ao poder dentro do universo da série. Imagem: Reprodução/Divulgação oficial no blog Duolingo.

A série House of the Dragon da HBO estreia em agosto de 2022. É um spin-off de uma outra produção de grande sucesso, Game of Thrones, e ambientada 200 anos antes dos eventos de As Crônicas de Gelo e Fogo, durante a guerra civil dos Targaryen. Para divulgar a produção e potencializar a imersão nesso universo da série, a HBO e o aplicativo de línguas Duolingo se uniram para disponibilizar o idioma valiriano, falado em House of the Dragon.

A união de Duo e HOTD

A parceria com o Duolingo faz parte da proposta de marca, que busca estar atualizada e entrar nas tendências, além de se aproximar do público mais jovem. O idioma, que já existia no aplicativo, recebeu mais atenção e incrementos após o anúncio do spin-off. As ações de marketing se potencializaram após a divulgação de trailers e teasers de House of the Dragon, sempre com o objetivo de aproximar o mascote Duo da série.

“Estou emocionado por novos e antigos fãs da série “Game of Thrones” experimentarem a linguagem do Alto Valiriano. Foi um prazer revisitar o mundo de Westeros para “House of the Dragon” e trabalhar com a equipe do Duolingo para dar uma nova vida a este curso.”

A audiência de Game of Thrones e agora do seu spin-off House of the Dragon costuma ser fiel e acompanhar cada passo e novidade do universo, com alta expectativa entre fãs. HOTD já se tornou um “hype”. Em marketing, o hype é considerado uma estratégia para potencializar uma ação ou produto e faz com que o assunto esteja “na boca do povo”.

A colab de Duolingo e House of the Dragon

De acordo com a Fast Company,  aproveitar esse hype é uma jogada divertida e inteligente da Duolingo para criar vínculo com a propriedade de entretenimento icônica e a cultura pop em geral, dando aos fãs hardcore (mais assíduos) uma maneira de mergulhar ainda mais fundo na tradição de Westeros, o mundo da série. A união entre a produção e o aplicativo mostram uma criação conjunta que favorece marketing e branding e potencializa as mensagens das duas marcas, ao associar dois universos complementares e com grande afinidade – na forma de uma colaboração ou colab.

“No Duolingo, sabemos que o conteúdo impulsiona o interesse pela linguagem. Nossos dados mostram uma correlação direta entre o crescimento do usuário e o que está acontecendo no zeitgeist cultural, do K-Pop ao Eurovision e vários programas e filmes internacionais”, disse George Audi, chefe de desenvolvimento de negócios do Duolingo. “Apoiamos isso em parceria com a HBO Max para criar entusiasmo para um dos programas mais esperados do ano. Essa parceria exclusiva em torno do aprendizado de alto valiriano permitirá que fãs de todo o mundo vejam como pode ser divertido aprender um novo idioma enquanto se conecta mais com o mundo de Westeros.”

Segundo a Forbes, o linguista David Peterson, que trabalhou nos idiomas em Game of Thrones, fez uma parceria com o Duolingo para adicionar as palavras adicionais. O idioma no aplicativo provavelmente será útil para House of the Dragon, já que o programa aparentemente tem um pouco mais de Alto Valiriano do que apenas o seu “Valar Morgulis” médio dito na série Game of Thrones.

“Em 2019, Duolingo fez uma parceria com Peterson para lançar um curso de Alto Valiriano no Duolingo para que mais fãs em todo o mundo pudessem aprender o idioma. Os dados do Duo são de que agora tem 514.000 alunos ativos. O alto valiriano é conhecido como “conlang” ou “linguagem construída” – isso significa apenas que foi criado intencionalmente por alguém, versus idiomas que surgem naturalmente sem um único criador, como espanhol, francês ou inglês. Mais especificamente, o Alto Valiriano é um conlang a priori, construído sem desenhar gramática ou vocabulário de uma linguagem natural existente.” explica o Duolingo em seu blog especial.

Ações de marketing

O marketing integrado do Duolingo ainda incluiu a divulgação do aplicativo e do idioma na Comic-Con San Diego 2022, um dos maiores eventos geek de todo o mundo e que possui estandes sobre diversas séries e filmes do universo da cultura pop.

Duo esteve presente no evento com brindes e ações integradas de marketing para uma experiência imersiva com HOTD. Por exemplo, brindes incluíram a distribuição do mascote Duo em pelúcia com cabelos brancos (em referência aos fios claros dos personagens) e o brinde do broche da “mão do rei” tem o rosto do Duo (na série, Wing of the King é o maior administrador do poder depois do rei ou rainha e usa isso nas roupas como sinal de identificação).

Duolingo também fez divulgação nas principais avenidas com telões pelo mundo, integrando o marketing online ao offline, potencializando uma só mensagem também no modo multicanal, e com o mesmo tom de voz que caracteriza o Duo.

Mais informações sobre Duolingo, House of the Dragon e HBO, de acordo com o release oficial da marca Duolingo (em tradução livre):

Sobre o Duolingo

O Duolingo (www.duolingo.com) é a plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o aplicativo educacional mais baixado do mundo. O aplicativo torna o aprendizado de novos idiomas divertido com lições pequenas que parecem um jogo. A missão da empresa é desenvolver a melhor educação do mundo e torná-la universalmente disponível. O Duolingo oferece mais de 100 cursos em 41 idiomas distintos, de espanhol, francês, alemão e japonês a navajo e iídiche.

Sobre House of the Dragon

Baseado em George R. R. A série “Fire & Blood” de Martin. Ambientada 200 anos antes dos eventos de “Game of Thrones”, conta a história da Casa Targaryen. Produção executiva de George R.R. Martin, Ryan Condal e Miguel Sapochnik.

Sobre a HBO Max

HBO Max™ é uma plataforma de streaming com séries, filmes e especiais. Para públicos de todas as idades das marcas icônicas da HBO, Warner Bros. e DC, bem como Max Originals. Foi lançada nos Estados Unidos em maio de 2020. Apresentou um nível de preço mais baixo e suportado por publicidade em junho de 2021. Atualmente disponível em 61 países. HBO Max começou seu lançamento global em mercados da América Latina e do Caribe no verão passado. Em seguida teve lançamentos europeus nos países nórdicos, na Península Ibérica, na Holanda e na Europa Central e Oriental.

*Com informações da Forbes, Duolingo Press Releases e HBO Releases to the Media.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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