Brinquedos da NBA no Brasil 2023: um mercado em crescimento

Brinquedos da NBA no Brasil 2023

Brinquedos da NBA no Brasil 2023 tiveram aumento nas vendas em 2023, registrando um mais de R$1,6 milhão em vendas. 

No Brasil, o mercado ainda está em desenvolvimento, mas as vendas de brinquedos da NBA demonstraram um crescimento, com cinco novos produtos lançados em 2023. A Segmenta revelou que o basquete foi o esporte de maior crescimento no mercado de artigos esportivos no Brasil em 2023, registrando um aumento de 38%. 

As categorias principais que vendem itens licenciados da NBA no Brasil incluem itens esportivos e quebra-cabeças. A popularidade do basquete no Brasil ajudou a impulsionar as vendas desses produtos.

Os produtos colecionáveis dominam as vendas. Em 2023, a NBA lançou 40 novos produtos no mercado global, incluindo cinco novos brinquedos no Brasil. Esses lançamentos foram planejados para atender à crescente demanda do mercado. 

Os brinquedos da NBA são inspirados pelos jogadores e times que fazem parte da liga. Produtos como cartas, quebra-cabeças e jogos de tabuleiro são desenhados para refletir a experiência dos jogos de basquete. As figuras colecionáveis estão em destaque e tem, por exemplo, jogadores famosos em grandes momentos durante os jogos. As figuras atraem fãs do basquete e também os colecionadores desses itens (action figures ou figuras de ação).

Já a popularidade global da NBA foi impulsionada por diversos fatores. Primeiro, a sua história foi marcada por jogadores que se tornaram ídolos. A década de 90 foi importante para a expansão internacional da marca NBA. Já a transmissão dos jogos para diversos países, marcou uma nova fase e onda de popularização, especialmente com o streaming nos anos 2020. Com isso, a liga começou a transmitir seus jogos em países da Europa e Ásia, aumentando sua base de fãs globalmente e o interesse pelos produtos da NBA.

Dados da Circana mostram que, nos Estados Unidos, o mercado relacionado à NBA faturou U$ 156 milhões em 2023. Apesar de uma queda de 27% no ano anterior, o início de 2024 registrou um crescimento de 110%. A marca NBA também obteve um aumento de vendas de 30% de acessórios de basquete em 2023 nos EUA.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile