Big Brother Brasil 2022: Brunna saiu com o seu branding em dia
Brunna Gonçalves saiu do programa Big Brother Brasil 2022 no dia 23 de fevereiro com 76,18% dos votos. Gustavo teve 22,24% e Paulo André teve 1,58%.
Brunna já é uma influenciadora (marketing de influência). E com a sua reputação sai em dia, demonstrando uma imagem querida pela maioria da casa e pela audiência, fazendo dela uma candidata para ações de marketing de influenciadores depois do BBB. Apesar de terem menções negativas sobre Brunna nas redes sociais, a maioria se liga ao jogo e não à figura da Brunna em si (seu comportamento ou supostas ações negativas).
Sua esposa Ludmilla comentou sobre a saída de Brunna no jogo: “Bru vc n soube jogar o game do BBB mas sabe MT do jogo da vida!N fez fofoca,n destratou ngm e n passou por cima do seu ❤️ e dos seus valores.É por isso q tanta gnt te ama aqui fora.Pq vc é do bem,humana e gigante.Contando os segundos pra te agarrar mt! Bem vinda de volta meu amor”.
Branding: Imagem do programa x imagem fora do programa
Memes e imagem da Brunna dentro no BBB
Os espectadores do programa publicaram memes sobre a sua saída. Dentre eles, sobre a maldição do rosa, quando o participante que usa rosa no dia do paredão é eliminado do Big Brother Brasil (Bianca Boca Rosa, Marcela, Carla Diaz, Bárbara do BBB 22 e agora Brunna foram eliminadas usando essa cor).
Outro meme comum foi o fato de ela ser uma “planta”, que não faria nada na casa para movimentar o jogo de votações e eliminações. O próprio programa na Globo mostrou um vídeo (na terça dia 22/02) em que ela seria o groot, um personagem planta. Apesar de não ter movimentado, ela também não teve associações negativas à sua imagem.
Imagem da Brunna fora do BBB
O programa virou uma vitrine de influenciadores e ações de marketing. Pensando nisso, a exposição da imagem da Brunna tem muitas vantagens, apesar de sua eliminação. Existem diversos influenciadores que fazem o valor do prêmio de um milhão e meio fora do BBB. É o caso de Kerline, primeira eliminada do BBB 21. E quando investigamos a imagem que ela passou dentro do programa, vemos que ela não se envolveu em conflitos ou polêmicas, não foi “cancelada”, mostrou gentileza com os participantes.
O branding, a imagem da dançarina, sai positivo, pois a construção de sua imagem não sofreu durante o programa, e também é favorável, pois ela pode se associar a outras marcas sem ter o risco de oferecer uma imagem negativa agregada para a publicidade das marcas. Quando a tática de contratação de influenciadores é realizada com quem possui uma imagem percebida como ruim e não tem fit com a marca (afinidade) ele não funciona bem.
A construção da imagem de uma marca é algo que demora, exige dedicação, e que pode ser impactado e negativado de um momento para outro. Não foi o seu caso. Para o marketing de influência e de influenciadores, sua imagem é favorável para a criação de ações de publicidade. Brunna é mulher, negra e durante o programa mostrou o seu cabelo natural. Além disso é dançarina e já fez diversos vídeos dançando no Tik Tok, o que favorece a sua atuação com marcas, criando conteúdo interativo e com associações positivas.
Mais sobre o Influencer Marketing ou Marketing de Influenciadores
De acordo com o SemRush:
Um ponto importante dos influenciadores macro ou celebridades é que as marcas devem ter cuidado com a exposição vinculada a eles. Em resumo, é preciso escolher bem com quem você deseja trabalhar e se associar para que essa pessoa tenha valores semelhates ao da sua marca.
Correr o risco de apoiar alguma celebridade que venha a realizar alguma ação contrária aos valores da sua marca pode resultar e perda de clientes e na necessidade de ruptura instântenea com o influenciador.
Um influenciador não é apenas um influenciador e você deve conhecer os diferentes tipos para que possa organizar uma estratégia bem-sucedida. Com frequência, você fica sabendo de influenciadores de plataformas específicas, seja do Instagram, do YouTube ou outras. Mas a plataforma é, na verdade, apenas o canal de distribuição do conteúdo.
Também encontramos isso sendo chamado de prova social – ou social proof, termo em inglês também usado aqui no Brasil. Como profissional do marketing, você pode usar o marketing de influência para se comunicar novos públicos e aumentar o alcance de marca, tráfego de site e as vendas. A tática envolve encontrar as pessoas adequadas com influência e incentivá-las a falar de você para os seguidores delas.