Envolver: por dentro da divulgação e Anitta atinge topo no Spotify

Anitta atinge topo mundial nas músicas do Spotify com hit Envolver. Por dentro da divulgação e negócios que levaram ao sucesso. Imagem: Divulgação/Spotify/Youtube.

?? Anitta é a primeira brasileira no top #1 do Spotify com o hit Envolver. Tão importante quanto entender quem está em alta, para se informar das tendências, é ver como ela furou essa bolha. E saber como isso ocorre é super útil (e muitas vezes uma aula, pois nos traz vários aprendizados). Em especial, para quem trabalha com negócios, marketing, comunicação, vendas, etc.

Anitta atinge topo mundial nas músicas do Spotify com hit Envolver. Por dentro da divulgação e negócios que levaram ao sucesso. Imagem: Divulgação/Spotify/Youtube.

Enfim, separei 5 pontos sobre o sucesso (e provavelmente se destrinchar mais… Surgirá mais):

? Amplificação.

O resultado não veio do dia para a noite. Há alguns anos, Anitta tem feito diversas estratégias de amplificação. Ela já confessou em entrevistas que soltava diversas falas na mídia para reverberar e conquistar mais audiência e cliques nas notícias, por exemplo. Com isso aumentou sua popularidade no Brasil e no mundo. Para Envolver, também veio o challenge nos vídeos.

Ex-BBB e influenciador Gil do Vigor e apresentadora ana Maria Braga entram no desafio de Envolver, recriando a coreografia ao vivo no programa Mais Você na Globo. Imagem: Divulgação/GShow.

O desafio de fazer a coreografia da música. viralizou e foi feito em todo o mundo, inclusive por celebridades. Outra forma de continuar a amplificar. A cada momento, existe a escolha da melhor estratégia de divulgação na mídia adequado ao momento da sua carreira.

? Parcerias.

Gravadoras, cantoras e cantores estratégicos. Para estar nas rádios locais, fazer músicas com feats e aumentar a sua entrada em outros mercados.

Anitta atinge topo mundial nas músicas do Spotify com hit Envolver. Imagem: Divulgação/Youtube.

? Direção de arte.

Anitta atinge topo mundial nas músicas do Spotify com hit Envolver. Imagem: Divulgação/Youtube.

“direção de arte salvou minha vida.” disse ela em um podcast. Desde “Bang”, ela tem criado produções e uma imagem de acordo com o que deseja passar, com produções quase cinematográficas em seus clipes. O mesmo vale para roupas, imagem ora de executiva, ora de funkeira executiva, ora de uma persona criada para aquele momento de carreira. A imagem é importante para os negócios e para a música de forma geral.

? A importância da sua base de fãs (fandom). 

Fã clube da Anitta foi ativo e puxou mutirões nas redes sociais, criando até a bandeira do Brasil com versão de Envolver. Imagem: Reprodução/Twitter.

Os Anitters foram (e ainda estão envolvidos). E não a deixam na mão. Eles organizam mutirões, fazem streaming parties para alavancar visualizações, chamam outras pessoas para aumentar a base e são advogados muito potentes. Quase todo dia tinha um termo ligado à Anitta em alta no Twitter!

? Zeitgeist. O momento.

A música latina tem furado a bolha com artistas como ela e Rosalia, e saber o que acontece no Brasil (e o que pode ser amplificado em nosso país para o mundo) também é cultura (seja de nosso gosto pessoal o som ou não, aqui estamos falando de comportamento e de negócios).

Estamos vivendo um novo boom de música latina, e saber o que é reverberado lá fora é algo relevante para entender o que tem em nosso país de atrativo, assim como o comportamento de consumo no universo digital.

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

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