Envolver: por dentro da divulgação e Anitta atinge topo no Spotify
?? Anitta é a primeira brasileira no top #1 do Spotify com o hit Envolver. Tão importante quanto entender quem está em alta, para se informar das tendências, é ver como ela furou essa bolha. E saber como isso ocorre é super útil (e muitas vezes uma aula, pois nos traz vários aprendizados). Em especial, para quem trabalha com negócios, marketing, comunicação, vendas, etc.
Enfim, separei 5 pontos sobre o sucesso (e provavelmente se destrinchar mais… Surgirá mais):
? Amplificação.
O resultado não veio do dia para a noite. Há alguns anos, Anitta tem feito diversas estratégias de amplificação. Ela já confessou em entrevistas que soltava diversas falas na mídia para reverberar e conquistar mais audiência e cliques nas notícias, por exemplo. Com isso aumentou sua popularidade no Brasil e no mundo. Para Envolver, também veio o challenge nos vídeos.
O desafio de fazer a coreografia da música. viralizou e foi feito em todo o mundo, inclusive por celebridades. Outra forma de continuar a amplificar. A cada momento, existe a escolha da melhor estratégia de divulgação na mídia adequado ao momento da sua carreira.
? Parcerias.
Gravadoras, cantoras e cantores estratégicos. Para estar nas rádios locais, fazer músicas com feats e aumentar a sua entrada em outros mercados.
? Direção de arte.
“direção de arte salvou minha vida.” disse ela em um podcast. Desde “Bang”, ela tem criado produções e uma imagem de acordo com o que deseja passar, com produções quase cinematográficas em seus clipes. O mesmo vale para roupas, imagem ora de executiva, ora de funkeira executiva, ora de uma persona criada para aquele momento de carreira. A imagem é importante para os negócios e para a música de forma geral.
? A importância da sua base de fãs (fandom).
Os Anitters foram (e ainda estão envolvidos). E não a deixam na mão. Eles organizam mutirões, fazem streaming parties para alavancar visualizações, chamam outras pessoas para aumentar a base e são advogados muito potentes. Quase todo dia tinha um termo ligado à Anitta em alta no Twitter!
? Zeitgeist. O momento.
A música latina tem furado a bolha com artistas como ela e Rosalia, e saber o que acontece no Brasil (e o que pode ser amplificado em nosso país para o mundo) também é cultura (seja de nosso gosto pessoal o som ou não, aqui estamos falando de comportamento e de negócios).
Estamos vivendo um novo boom de música latina, e saber o que é reverberado lá fora é algo relevante para entender o que tem em nosso país de atrativo, assim como o comportamento de consumo no universo digital.