5 pontos sobre o fenômeno Juliette Freire nas redes sociais

Juliette Freire do Big Brother Brasil 2021

Advogada, maquiadora e nordestina da Paraíba, e logo gerou empatia e simpatia do público. Antes do programa, Juliette tinha 3 mil seguidores no Instagram, e neste final de abril de 2021 ela já conquistou mais 21 milhões.

Com esse total, Juliette ultrapassou participantes que entraram no camarote, espaço destinado para famosos no Big Brother Brasil. O fenômeno, como é chamado, gerou bastante buzz nas internet a respeito de como esse sucesso foi atingido. Aqui, listo quatro fatores que colaboraram para a sua audiência.

Personalidade de Juliette Freire

Identificação: de excluída a favorita

  • Você pode não gostar da Juliette, mas a sua trajetória gerou um fã-clube fiel. O início do BBB foi marcado pela exclusão da participante, as expressões e as discussões são amplamente apoiados pelo fandom dos Cactos, você concorde ou não.

Fã-clube dos cactos, 100% focado em Juliette Freire

O poder do engajamento

  • Os cactos. Ela ainda não sabia, mas os auto denominados “cactos” criaram um forte fã-clube (fandom nas redes sociais) que adorou a sua personalidade e a torcida é toda dela. A audiência se tornou fã de carteirinha e puxa os famosos “mutirões” para votar que a participante fique, usou os emojis de cacto e comentaram, retuitaram, compartilhando em todas as redes diariamente (e aumentando o seu engajamento).

Gerenciamento de redes sociais 

Equipe especializada e com discurso alinhado

  •  Juliette Freire escolheu Deborah Vidjinsky para cuidar de suas redes sociais.  Junto dela, se somaram vinte profissionais que se dividem noite e dia para realizar a cobertura e curadoria dos seus melhores momentos na casa – e também puxar os “mutirões” para votar que a participante fique. Tudo isso de acordo com o seu posicionamento no programa.

Real-time

O poder do tempo real nas redes

  • A equipe criou publicações em tempo real, com memes do momento, cenas mais importantes e comentários do programa geram engajamento. Os administradores das redes conseguiram entrar nas conversas do momento via Twitter, Tik Tok e, especialmente, no Instagram com as últimas novidades.

O próprio BBB da Juliette Freire

Programa é sucesso de audiência na Globo

  • O Big Brother Brasil atingiu diariamente 39.9 milhões de pessoas de acordo com o Painel Nacional de Televisão (PNT). O total supera o BBB 2020 em mais de 5,1 milhões de pessoas no mesmo período do ano passado. Entre 25 de janeiro a 25 de março, o BBB 2021 registrou média de 27 pontos de audiência e 50% de participação, batendo o recorde de audiência das sete edições anteriores e superando o BBB20 em 17% (+ 4 pontos) em relação ao mesmo período da temporada anterior.

(Texto também publicado no meu Linkedin)

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados online e offline. Criadora do Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share

Sair da versão mobile