O que é alfabetização em dados (data literacy)?

O que é alfabetização em dados (data literacy)?

A alfabetização em dados (“data literacy”), é a capacidade de compreender e utilizar os dados de forma eficaz. Apesar de ser menos técnica do que áreas como Ciência da Computação, ela envolve uma ampla variedade de habilidades.

Alfabetização em dados: guia pelo mundo dos números

De acordo com o pesquisador Milo Schield* (pesquisador, phd e autor de The Facts On File Guide to Data Literacy), para sermos alfabetizados em dados, é preciso dominar ferramentas e manipulação de dados. Isso inclui a compreensão de ferramentas e estatística básica mas, especialmente, à interpretação dos dados.

De acordo com Schield, “data literacy” também envolve a capacidade de discernir informações confiáveis de fontes questionáveis. Essa competência tem papel fundamental na alfabetização da informação como um todo, capacitando as pessoas para interpretar um mundo volátil, rápido e com mais dados a cada dia. Além de poder comunicar dados de forma eficaz.

“Com a Internet, os resumos estatísticos são mais facilmente disponíveis. Então, se os alunos quiserem ter alfabetização informacional, devem ser estatisticamente alfabetizados. Analisar, interpretar e avaliar estatísticas como forma de evidências é uma habilidade especial. A alfabetização estatística deve ser uma componente essencial da alfabetização da informação.” Milo Schield, Ph.D.*

Hoje em dia, é mais fácil acessar estudos e dados de diversas fontes, tornando essa alfabetização um item importante nos estudos. Isso implica em analisar, interpretar e avaliar estatísticas como evidências sólidas. Quando entendemos os dados, estamos praticando uma disciplina importante para entender o mundo.

*Milo Schield, Ph.D., é coordenador de alfabetização estatística do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade do Novo México. Ele atuou como diretor do projeto W. M. Keck Statistical Literacy no Augsburg College em Minneapolis, onde desenvolveu, escreveu o livro e ministrou o curso de alfabetização estatística. Ele é membro da American Statistical Association, representante dos EUA no International Statistical Literacy Project, presidente da National Numeracy Network e membro eleito do International Statistical Institute. Publicou mais de 70 artigos sobre alfabetização estatística e administra o site www.statlit.org.

Mais conteúdos

Profissional de Digital Business e Business Intelligence, com foco em Consumer Insights, Trends e Cultural Research. Pesquisa e trabalha criando estratégias baseadas em dados. Criadora do Dataísmo e da comunidade de consumer insights Priszma by Dataísmo. Formada em Marketing e pós-graduanda em Digital Business na USP.

Share