Xiaohongshu: dados e informações sobre o “Instagram” da China

A rede social Xiaohongshu. Imagem: Reprodução/Marketing to China.

Xiaohongshu é considerado uma espécie de “Instagram” da China, pois é uma rede de fotos com o comércio eletrônico integrado. A rede é popular no país e possui alto volume de audiência dentro do aplicativo.

Seguem alguns dados, perfil da audiência e objetivo de negócios do Xiaohongshu. A rede está sendo mais citada nos últimos dias no Brasil, pois é possível que haja a criação desse novo Instagram, mais “raiz”, cuja plataforma Xiaohongshu é considerada uma inspiração e um grande caso de sucesso.

+Veja mais: concorrentes chineses podem criar novo Instagram com foco em fotos.

Informações sobre o Xiaohongshu

É uma plataforma ou rede social de fotos que possui um comércio eletrônico integrado.

“Com a missão de “inspirar vidas”, Xiaohongshu é uma plataforma de estilo de vida que inspira as pessoas a descobrir e se conectar com uma variedade de estilos de vida diversos. Milhões de usuários mostram suas experiências na plataforma diariamente, de cosméticos e beleza a moda, educação, alimentação, viagens, entretenimento, fitness e puericultura, trazidos à vida visualmente por meio de uma variedade de formatos, incluindo fotos, textos, vídeos e transmissão ao vivo.

A plataforma inovadora integra o conteúdo autêntico compartilhado por sua comunidade com o comércio, tornando-se rapidamente um dos destinos mais populares para tomar decisões de estilo de vida.”

(Fonte: Linkedin Oficial do App Xiaohongshu).

Xiaohongshu: audiência

O foco do Xiaohongshu é nas mulheres urbanas chinesas de 18 a 35 anos. A plataforma ajuda as pessoas a descobrirem e comprar produtos de luxo, moda e beleza do exterior, além de compartilhar dicas de compras e trocar ideias de moda.

É considerada uma ótima plataforma para comprar produtos de beleza/moda de luxo e de alta qualidade de marcas estrangeiras. O diferencial é que possui uma rede de logística própria, pode se conectar a outros aplicativos de e-commerce por meio de links dos produtos e funciona com uma espécie de “Google” interno para buscar informações sobre produtos de beleza em geral. Também permite a compra de outros países (muito comum aqui no Brasil na Shopee quanto no AliExpress).

 “A loja de comércio eletrônico integrada veio mais tarde na vida do aplicativo, mas os usuários já se acostumaram a seguir influenciadores e KOLs (chamados de principais líderes de opinião) no Xiaohongshu quando as lojas estavam online.

Se você está na indústria cosmética, ter uma presença na Xiaohongshu pode afetar positivamente sua marca”.

(Marketing of China)

A rede social Xiaohongshu. Imagem: Reprodução/Marketing to China.
A rede social Xiaohongshu. Imagem: Reprodução/Marketing to China.

Xiaohongshu: total de usuários

A partir de 2020 a audiência no Xiaohongshu:

  • 300 milhões de usuários registrados (que criaram uma conta na rede social).
  • 100 milhões de MAU (million active users ou milhões de usuários ativos, que visitam a plataforma com frequência).

Xiaohongshu: perfil de usuários 

  • 56% dos usuários Xiaohongshu vivem em cidades chamadas de 1º e 2º níveis (com maior poder de compra)
  • 72% dos usuários são Millennials
  • +85% dos usuários são mulheres
  • 12.16% do público tem até 18 anos;
  • 46.07% possuem entre 18 e 24 anos;
  • 37.24% têm de 25 a 34 anos;
  • 3.72% está na faixa etária de 35 a 44 anos
  • 0.81% acima de 44 anos.

De acordo com as estatísticas da IResearch, mais de 50% dos usuários tinham menos de 30 anos, enquanto mais de 80% deles são do sexo feminino. 56% dos usuários de sistemas operacionais moram nas cidades de 1º e 2º nível. Mais de 50% deles pertencem às classes média e média alta.

Por isso, é considerada uma plataforma ideal para marcas internacionais de moda e beleza venderem e anunciarem seus produtos. Isso torna-o o canal ideal para segmentar compradoras jovens e ricas que têm a intenção e a capacidade de consumir produtos de marca.

“8% dos usuários do Xiaohongshu fazem um pedido no aplicativo depois de ler comentários, em comparação com 2,6% que fazem o mesmo no Tmall, o maior mercado de produtos de marca da China, de propriedade da gigante do comércio eletrônico Alibaba. Clientes prontos para comprar com confiança significativa na plataforma representam uma oportunidade incrível para as marcas”, publicou o site Marketing to China.

Os segmentos mais populares são:

  •  Maquiagem/Cosméticos;
  •  Moda;
  •  Viagens e comida;
  •  Saúde;
  •  Maternidade.

O caso do influenciador KouHongGe

KouHongGe, influenciador no Xiaohongshu de beleza que experimenta batons de marca de luxo como Gucci e M.A.C. Imagem: Reprodução/Marketing to China.
KouHongGe, influenciador no Xiaohongshu de beleza que experimenta batons de marcas de luxo como Gucci e M.A.C. Imagem: Reprodução/Marketing to China.

 

Um exemplo de influencer ou Kol é “KouHongGe” (The Lipstick Master/Brother; 口紅哥): ele experimenta batons de marcas de luxo como Gucci e M.A.C. Ele acumulou 3.169.800 seguidores e seus comentários são constantemente compartilhados por outros amantes de batons. Influencers como ele são comuns na plataforma e auxiliam na receita de vendas das marcas.

Fontes: Com dados do Linkedin Oficial do App Xiaohongshu, Marketing to China, Statista e iResearch e traduções dos sites correspondentes.