TikTok na América do Sul: dados de 2022 e 2023
Em 2022, o TikTok atingiu mais de 100 milhões de contas na América do Sul. Apesar do alto número, Instagram e Facebook ainda são as plataformas mais usadas na região.
Além desse dado, outro número chama a atenção: os brasileiros passam 20h/semana no TikTok (Fonte: pesquisa “Transformação Digital na América Latina” (Atlântico)). Com o perfil de usarem diversas redes sociais e aderir às novidades, os usuários do Brasil costumam ter rápida e massiva adoção e novas redes.
Vídeos: audiência no Brasil do Youtube e Kwai
Youtube continua a maior plataforma de vídeos no Brasil. Possui cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, conforme o ranking Alexa (Cuponation 2022). Mas quando a comparação é sobre a concorrência mais direta, é o Kwai aparece no ranking.
Enquanto o TikTok tem como alvo os mais ricos audiências, outro rival chinês, Kwai, visa trabalhadores de colarinho azul e populações de baixa renda, uma estratégia que lhe permitiu ser viral nos últimos anos. (Fonte: pesquisa”Transformação Digital na América Latina” (Atlântico)).
América do Sul e redes sociais
Mas outros países além do Brasil têm potencial, como é o caso do México. A penetração é mais alta entre os usuários mexicanos do que em qualquer outro país da região. Nesse caso, o Brasil viria apenas em segundo lugar e a Argentina seria a terceira. E, olhando o cenário macroeconômico, temos também que:
Apesar da desvalorização no setor de tecnologia globalmente, o caso da tecnologia em América Latina permanece inalterada. A região mostra um enorme potencial quando se trata de aumentar a tecnologia penetração e resolução de problemas regionais, atraindo os melhores talentos locais. A história mostra que as empresas financiadas durante as recessões do mercado tendem para IPO a uma taxa mais alta do que aqueles financiados em mercados de alta (Atlântico).
Nesse cenário, a região é uma das que têm maior potencial no mundo, tanto no Brasil quanto em outros países.
A América Latina se tornou a região que mais cresce para o TikTok no mundo, especialmente em 2020, quando ultrapassou o Twitter e o Snapchat e se tornou a terceira maior rede social da região. Em 2021, havia cerca de 120,7 milhões de usuários do TikTok na América Latina e o aplicativo de vídeo social deve aumentar seu tamanho de público em relação a 2019 em seis vezes em 2023 (statista).
Nos últimos meses, aumentou o número de parcerias (uma delas é com a Warner Music), promoveu aproximação com anunciantes por meio de eventos do TikTok for Business e tem ampliado os seus projetos com influenciadores – o que pode acelerar ainda mais essas projeções.